Skip to main content
Transformação de Processos de Negócio

Transformação de Processos de Negócio

A maturidade digital das organizações constrói-se processo a processo. A abordagem transformacional da organização por processos de negócio permite criar um roadmap bottom-up para a agilização das operações da organização.
<p>Em breve todas as organiza&ccedil;&otilde;es ser&atilde;o totalmente digitais</p>

Em breve todas as organizações serão totalmente digitais

A competitividade das organizações requer um pensamento estratégico constante, com excelência na definição dos objetivos, devidamente quantificados e mensuráveis, na criação das linhas de ação que os tornam tangíveis, na caracterização contínua do meio envolvente em que a organização se insere, na procura do estabelecimento das cadeias de valor, interoperacionais, interna e externamente. A transposição dos agentes a montante e a jusante da entrega da organização para dentro da organização e dos próprios processos permite ganhos consideráveis. Envolvendo parceiros, fornecedores e o cliente, o domínio da arquitetura empresarial reflete-se diretamente na competitividade e, em ambientes competitivos mais agressivos, na própria sobrevivência, robustecimento e crescimento do negócio.

A agilidade dos processos de negócio é da máxima relevância para a organização. A adoção de plataformas de gestão de processos de negócio, fortemente parametrizáveis, escaláveis e com dinâmica de resposta a alterações necessárias regras de negócio num contínuo e em curto espaço de tempo, garante a agilidade necessária à dinâmica da organização, a par da robustez dos fluxos de trabalho e dos mecanismos de priorização, medida e condução do trabalho. Garante a automação e interoperabilidade entre processos e sistemas da organização ou da cadeia de fornecedores. Permite a automação de processos e a libertação das tarefas sem valor acrescentado aos colaboradores da organização. Garante a integração dos fluxos de trabalho. Permite a contínua análise de dados de operação e de gestão e a inteligência resultante das duas variáveis. A transformação de processos elimina a necessidade de utilização de suportes informacionais não digitais - mesmo que digitalizados - e da proliferação de documentos e dados guardados de forma estática.

A crescente necessidade de otimizar e automatizar processos, a adoção cada vez maior de tecnologias digitais, como a computação na cloud e a inteligência artificial, e o aumento da necessidade de proporcionar um serviço ao cliente mais satisfatório correspondem a alguns dos principais fatores que impulsionam o crescimento do mercado de transformação de processos de negócio. 

Grand View Research. (2021). Business Process Transformation Market Size, Share & Trends Analysis Report

Pilares de atuação

Transformação de Processos de Negócio