• Presencial
  • Training

Professional Post-Production & Motion Designer


A Pós-Produção e o Motion Design são duas das atividades do foro criativo com maior crescimento no mercado atual, associadas ao processo criativo e técnico que recorre a vídeos e imagens em movimento para comunicar, estimular e entreter.
O Pós-Produtor e Motion Designer é o profissional criativo que se deixa encantar pelo design enquanto expressão de movimento e que desenvolve a sua atividade utilizando programas de edição de vídeo, para produção de suportes visuais digitais.

Destinatários

Todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional como Pós-Produtor de Vídeo, Animação e/ou Motion Designer, Vlogger e Videografo.

Pré-requisitos

Conhecimentos de Sistema Operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador. Gosto/apetência pelo design enquanto expressão de movimento.

Objetivos

Dotar os formandos de todos os conhecimentos teóricos e competências necessários para ingressar no mercado de trabalho e assumir uma atividade profissional ligada à Pós-Produção e Motion Design em gabinetes de design, agências de publicidade, agências multimédia, produtoras de vídeo e de televisão.

Programa

  • Teoria do Design (3h)
  • Comunicação Visual e Cultura Visual Contemporânea (6h)
  • Direção de Arte (9h)
  • Tipografia (6h)
  • Teoria da Cor (6h)
  • Adobe Photoshop (30h)
  • Workshop: Adobe Photoshop para Vídeo (9h)
  • Adobe Illustrator para Motion (15h)
  • Fundamentos de Motion Graphics Design (6h)
  • Adobe After Effects (30h)
  • Adobe After Effects Avançado (30h)
  • Workshop: Pipeline e Workflow em Motion Graphics Design (3h)
  • Projeto (12h)
  • Cinema 4D (42h)
  • Workshop VFX: Integração Cinema 4D e AE (3h)
  • Projeto (18h)
  • Teoria do Projeto Audiovisual: Pré-produção, Produção, Pós-produção (3h)
  • Workshop: Estrutura de argumento (6h)
  • Workshop: Planificação, Storyboard/Moodboard, Framestyles (6h)
  • Workshop: Técnicas de produção (6h)
  • Conceitos de som e iluminação (9h)
  • Técnicas captura vídeo (6h)
  • Teoria e técnicas de edição de vídeo (6h)
  • Teoria de Vídeo (formatos, conteúdos) (9h)
  • Adobe Premiere (24h)
  • Sound Design com Adobe Audition (9h)
  • Projeto (15h)
  • Workshop: Adobe Media Encoder (render, conversão e distribuição digital) (3h)
  • Workshop: Distribuição de Vídeo em Redes Sociais (6h)
  • Projeto Final (18h)
TEORIA DO DESIGN

Introdução à teoria do design

  • Relevância do design no mundo contemporâneo
  • Aplicabilidades genéricas de design

O design para vídeo

  • Dimensões e formatos da tela de vídeo
  • Composição de uma ou várias imagens numa só tela
  • Criação de textos para telas de dimensões definidas
  • Aplicar conceitos de design a texto para vídeo
  • Aplicar conceitos de design para imagens e vetores para vídeo
COMUNICAÇÃO VISUAL E CULTURA VISUAL CONTEMPORÂNEA

Aspetos da linguagem audiovisual

  • Verbal
    Sonora
    Visual

Criar ou re-criar realidades

  • Distinguir Forma e Conteúdo
  • Conseguir trabalhar significados
  • Relacionar Representação vs. Cultura

Diferentes planos audiovisuais

  • Planos descritivos
  • Planos expressivos
  • Planos panorâmicos
DIREÇÃO DE ARTE

Entender conceitos sobre direção de arte

  • Direção de arte para projetos de design
  • Direção de arte para projetos de ilustração
  • Direção de arte para projetos de motion graphics design
  • Direção de arte para projetos audiovisuais

Pesquisa, análise e conclusões

  • Visualização e análise de conteúdos distintos
  • Analisar e compreender a abordagem cinematográfica tendo em conta conceitos e ideias

Do conceito à prática

  • Identificar ideias
  • Criar personagens e objetos
  • Desenhar espaços
  • Consolidar o projeto
TIPOGRAFIA

Script

  • Formas e perceção de leitura
  • Legibilidade
  • Nível de resposta de um texto
  • Grey value

História da Letra

  • Fenício
  • Grego
  • Capitalis Quadrata
  • Rústica Romana
  • Uncial
  • Minúscula Carolíngia
  • Gótica

Classificação de tipos

  • Humanistas
  • Transitional
  • Old Style
  • Didones
  • Sans Serif
  • Slab Serif
  • Display
  • Scripts
  • Manuscritas
  • Blackletter

Medidas Tipográficas

  • Picas, pontos, ágatas, cíceros, quadratins
  • A medição de um tipo

Anatomia da letra

  • X-Height
  • Hastes, ascendentes, descendentes

Família de tipos

  • Família
  • Itálico vs Oblique
  • Condensados e Expandidos
  • Hierarquias Tipográficas

Definições Tipográficas

  • Espaço entre letras
  • Espaço entre palavras
  • Entrelinha
  • Alinhamentos
  • Parágrafos
  • Kerning e Tracking
  • Ligaduras
  • Capitulares
  • Destaques Tipográficos
  • Enfatizações Tipográficas

O branco e o negro

  • Espaços brancos Tipográficos
  • Manchas de Texto
  • Alinhamentos tabulares
  • Texto a negativo

Estrutura do documento

  • Layouts simétricos
  • Notas
  • Alinhamentos óticos
  • Números de página
  • Goteiras

Software Tipográfico

  • Programas de paginação
  • Gestores de fontes
TEORIA DA COR

Fundamentos sobre luz e cor

  • Entender o fenómeno da luz
  • Entender o fenómeno da cor
  • Emissor, ambiente e receptor
  • A nossa percepção da luz e da cor
  • O equilíbrio do real

Base sobre a psicologia das cores

  • Cores primárias
  • Cores Secundárias
  • O preto e o branco
  • Intensidades de cor

Trabalhar a cor

  • Pallets de cor
  • Harmonias
  • Cores dominantes
  • O peso da cor
  • Hue
  • Saturação
  • Luminosidade

Visualização de exemplos práticos

ADOBE PHOTOSHOP

Interface & Espaço de trabalho

  • Espaço de trabalho, Ferramentas e Paineis
  • Painel de Ferramentas
  • Ferramentas e opções
  • Utilização de painéis
  • Customização de painéis
  • Navegação e organização área de imagem
  • Funções de Zoom e visualização
  • Preferências

Fundamentos de Imagem digital no Photoshop

  • Importação de Imagens
  • Formatos de Imagem
  • Tamanhos de ficheiros e resolução
  • Image Size & Canvas Size
  • Boas práticas de utilização
  • Redimensionar e resolução
  • Salvar os ficheiros

Organização e Gestão de Ficheiros no Photoshop e no Adobe Bridge

  • Navegação e Organização no Adobe Bridge
  • Utilização de pastas no Adobe Bridge
  • Utilização de favoritos para organização e localização de ficheiros
  • Criação e localização de metadata
  • Utilização das ferramentas de automação no Adobe Bridge

Fundamentos básicos dos Layers no Photoshop

  • Compreensão do que são Photoshop layers
  • Seleção nos layers
  • Mover layers
  • Visibilidade dos layers
  • Máscaras e Layers
  • Utilização de transparências nos Layers
  • Utilização de Blending Modes
  • Criação de composições: edição e sobreposição de layers
  • Mover layers dentro e para outras imagens
  • Criação de uma máscara de layer
  • Edição de uma máscara
  • Alinhamento e distribuição de layers
  • Criação de um Type Layer
  • Organização e filtragem de Layers

Utilização de Smart Objects no Photoshop

  • Criação de uma composição com Smart Objects
  • Abrir imagens enquanto Smart Objects
  • Conversão de layers em Smart Objects
  • Edição de um Smart Object
  • Trabalhar com Smart Filters
  • Editar e modificar um Smart Filter
  • Trabalhar com ficheiros Illustrator

Seleções Básicas e Avançadas no Photoshop

  • A importância das boas seleções
  • Utilização das ferramentas de seleção básicas e avançadas
  • Seleções e Layers
  • Adição e subtração de àreas de seleção
  • Utilização de mascaras rápidas
  • Utilização de Máscaras de Layer
  • Copiar e passar seleções
  • Utilização da Pen tool para seleções
  • Conversão de paths em seleções
  • Salvar seleções
  • Ajuste dos vários tipos de seleções

Pintura e Retoque de imagem no Photoshop

  • Perceber a cor
  • O modelo RGB
  • O modelo CMYK
  • Editar e escolher cores colors
  • Pintar com cor
  • Usar o Painel de Cor
  • Usar a Ferramenta Brush
  • Utilização de transparências e Blendings
  • Aplicação de cor numa imagem
  • Utilização da ferramenta Eyedropper tool
  • Retoque de Imagem
  • Utilização da ferramenta Clone Stamp tool
  • Utilização da ferramenta Spot Healing Brush
  • Utilização da ferramenta Healing Brush
  • Utilização da ferramenta Patch tool
  • Utilização do painel Clone Source
  • Cloning de outra imagem

Correção de cor no Photoshop

  • Verificação dos color settings do Photoshop
  • Photoshop Color Modes: trabalhar em RGB e CMYK
  • Ler um Histograma no Photoshop
  • Utilização de Curvas e Levels
  • Benefícios de definir pontos de luz e sombras
  • Localizar o ponto branco e ponto preto numa imagem
  • Calibrar e ajustar os valores do ponto branco e do ponto preto
  • Ajustar os meios-tons numa imagem
  • Dar recorte e acentuar o contraste de uma imagem no Photoshop
  • Usar imagens enquanto Smart Images

Utilização de Adjustment Layers & Layer Styles

  • Alterações de cor e luz com adjustment layers
  • Pintura e máscaras em adjustment layers
  • Utilização de Hue/Saturation
  • Utilização de Padrão fill layer
  • Definição de padrão
  • Aplicação de padrão
  • Utilização de Black & White adjustment layer
  • Adição de cor a uma imagem
  • Adição de gradiente a uma imagem
  • Criação e utilização de layer styles
  • Criação e utilização de Layers de texto
  • Criação de sombras

Criação de composições com Layers

  • Compreensão do ficheiro e sua organização
  • Tamanho de ficheiros e resoluções
  • Combinação de imagens
  • Cópias entre ficheiros e Softwares
  • Transformação e edição de imagens
  • Remoção de elementos e fundos
  • Criação de mascaras vectoriais

Criação de paths com Pen toll

  • Utilização de Máscaras
  • Melhorar seleções
  • Grupos de layers
  • Organização de Layers e tipos de Layers

Ferramentas Photoshop e integração com Print, Web, Video

  • Formatos Ficheiros
  • Optimização e resolução
  • Seleção e combinação imagens
  • Salvar imagens do Photoshop para Print, Web & Video
WORKSHOP: ADOBE PHOTOSHOP PARA VÍDEO
  • Luz e Cor em Digital
  • Standards de Ficheiros de Produção Vídeo e Gráfica
  • Normas cor para vídeo: 8bits e 16bits
  • Presets de Photoshop para Vídeo
  • Layers e Operações com Layers
  • Smart Objects
  • Ajustes de Luz ( Levels, Curves )
  • Ajustes de Cor ( Hue, Saturation, Vibrance, Back & White)
  • Layer Masks e Canais de Cor
  • Alpha Channels
  • Blending Modes & Blending Options
  • Match Color
  • Type
  • Layer Styles
  • Filters / Smart Filters (blur e sharpen)
  • Camera Raw para Vídeo
  • Optimização: Layer Groups em Photoshop e/ou Premiere
  • Preparação de Grafismos para Animação
ADOBE ILLUSTRATOR PARA MOTION

Interface

  • Painel de controlo: menus, paletas e ferramentas
  • Workspaces
  • Painel Propriedades
  • Pasteboard
  • Guias: global vs global. Conversão. Proteger
  • Coordenada XY
  • Guardar e aplicar zoom
  • Guardar seleção objectos
  • Smart Guides
  • Control Panel Calculator
  • Novo Documento
  • Modos de visualização

Objetos

  • Estados de um objeto
  • Tipos de objeto
  • Pixel vs Vector
  • Selection & Direct Selection Tool
  • Formas básicas
  • Rodar, aumentar e italizar objetos
  • Live Corners
  • Seleção de objetos por atributo
  • Group/Lock/Hide
  • Space/Align
  • Transform Again

Alterar objetos

  • Palete Transform
  • Transform Each
  • Reset Bounding Box
  • Eraser Tool
  • Knife Tool
  • Scisor Tool
  • Join/Average

Pen Tool

  • Estados da Pen Tool

Artboards

  • Criação e alteração de Artboards
  • Apagar e reorganizar Artboards
  • Painel Artboards
  • Ajustar objectos aos Artboard
  • Paste in Place
  • Salvar/Exportar Artboards

Menu Object & Strokes

  • Add/Remove Anchor Points
  • Outline Stroke
  • Split into Grid
  • Clean Up
  • Offset Path
  • Stroke: Cap, Corner, Align
  • Stroke: Dashed Line & Arrowheads
  • Expand/Expand Appearance

Pathfinder

  • Palete Pathfinder

Texto

  • Os 2 estados das caixas de texto
  • Formatação de texto
  • Create Outlines
  • Formatação de parágrafo
  • Text Wrap
  • Inset Spacing
  • Text on Path

Cor

  • Overview
  • Criar e alterar cores
  • Tintas vs Transparências
  • Global Color
  • Bibliotecas de cor
  • Gradients
  • Unnamed Colors

Layers e Máscaras

  • Clipping Mask
  • Sub-layers
  • Agrupar e desagrupar via Layers
  • Copiar atributos entre Layers

Patterns

  • Overview
  • Criar e aplicar uma Pattern
  • Alterar uma Pattern
  • Formas de aplicação de uma Pattern
  • Brushes
FUNDAMENTOS DE MOTION GRAPHICS DESIGN
  • Conceitos de Motion Graphics
  • A Evolução de Motion Graphics
  • Integração de Motion Graphics com outras tecnologias
  • Exemplos práticos de Motion Graphics na Cinema
  • Exemplos práticos de Motion Graphics na Publicidade
  • Branding e Motion Graphics
WORKSHOP: PIPELINE E WORKFLOW EM MOTION GRAPHICS DESIGN

Consolidação de softwares

  • Criar vectores no illustrator
  • Editar várias imagens no photoshop
  • Animar objetos e imagens no after effects
ADOBE AFTER EFFECTS

Apresentação do workspace

  • Organização do Workspace
  • Distribuição das janelas de trabalho
  • Configurar atalhos

Vídeo e formatos de imagem

  • Standards e Normas
  • Presets para finalidades diferentes

Fundamentos de Layers: Animação e Keyframes

  • Manipulação e Operações elementares de layers
  • Propriedades e Keyframing / Animação de layers
  • Gestão de layers e organização durante a animação
  • Controlo de motion paths, orientação e keyframes
  • Aplicação e conceitos para gerar motion blur

Pré-Composições, Grupos, Duplicação de Elementos

  • Pré-Composições e Grupos
  • Noções de instâncias / Clones
  • Inverter o tempo de uma animação
  • Assistentes de animação: Motion Sketch, Smoother, Wiggler

Máscaras

  • Desenho vectorial, ferramentas criação de máscaras e importação
  • Gestão, protecção, cópia e duplicações de máscaras
  • Propriedades de Máscaras: Expansão, Feather, Rotação e Transformação e Modos
  • Máscaras como ferramenta de criação gráfica e como ferramenta de uso em Filtros
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Shape Layers e Animação de Texto

  • Conceitos de formas vectoriais
  • Shape Layers vs Mascaras
  • Ferramentas de Criação, Importação, Conversão de Shape Layers
  • Criação e Manipulação de Texto – Animators

Workflow Adobe

  • Integração com ficheiros Photoshop & Illustrator

Técnicas Avançadas : Parenting, Hierarquias e Offsets

  • Parenting entre layers e parenting entre propriedades de filtros
  • Técnicas de Offset // Filtros de Offset

Manipulação de Vídeo: Chromakey e Correcção de Cor

  • Noções de Chromakey
  • WorkFlow de Chromakey e Integração num Vídeo
  • Diferentes ferramentas para cor no AE

Manipulação de Vídeo: Tracking 2D e Estabilização

  • Noções de Tracking 2D
  • Técnicas de Motion Tracking // Tracking de 1 ponto, 2 pontos
  • Estabilização de imagem

Finalização, Rendering e Exportação

  • Render do projecto: Render settings e output module
  • Optimização do Render
  • Render Queue e Media Encoder
  • Integrações com streaming e redes sociais
  • Dúvidas Finais e Revisão do Curso
ADOBE AFTER EFFECTS AVANÇADO

Composição 2D e 3D

  • Características de uma composição 2D vs. 3D
  • O espaço 3D no After Effects
  • Exploração de vistas simultâneas para melhor funcionalidade e controlo das animações

Layers e keyframes

  • Propriedades dos layers, manuseamento e proteção
  • Criar textos 2D e 3D
  • Criação de formas a partir de vetores
  • Movimentação e rotações, utilizando os valores de X, Y e Z
  • Animações com movimento no espaço tridimensional
  • Utilização de vistas simultâneas ou de diferentes áreas de composição
  • Time Remmaping e stretch para alteração de velocidades e duração de clips vídeo
  • Relações de parent-children entre layers
  • Criação e utilizações de Null Objects
  • Aplicação de motion blur em imagens estáticas para maior realismo;
  • Criação de luzes e interação da iluminação com as layers
  • Layers definidoras da projeção da luz
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades

Máscaras

  • Criar e manipular máscaras avançadas
  • Chroma Keying vs. Retirar backgrounds com recurso a máscaras
  • Proteção, cópia e duplicações de máscaras
  • Animação da forma, posição, feather e opacidade da máscara

Presets e efeitos

  • Diferentes tipos de efeitos
  • Diferentes opções de efeitos nos layers
  • Simulações vs. Geradores vs. Distorções

Controlos de animação

  • Track motion
  • Efeitos e presets
  • Animações de vetores
  • Conteúdos
  • Animadores
  • Animar textos
  • Animação por keyframes vs. Expressões
  • Alguns tipos de expressões no AE
  • Pincel Rotoscópio
  • Pin de Marionete
  • Análise e aplicação de presets de animações e o seu manuseamento
  • Time remapping e aplicação de efeitos de Delay ou Backwards
  • Animações com recurso a áudio
  • Criação de câmaras
  • Propriedades da câmara

Profundidade de campo, focagem, distância focal

  • Animação de câmaras em layers 2D e 3D
  • Transições entre câmaras
  • Criação de luzes e a sua interação com as câmaras
  • Animação das luzes no espaço e nas propriedades
  • Exploração dos vários tipos de luz durante as animações

Execução de plugins próprios

  • Guardar Presets

Export e renderização

  • Parâmetros de export vários formatos e aplicações
  • Criar presets de exportações
  • Utilização de vídeos ou imagens para a construção de uma animação demonstrativa
  • 3D de Photoshop
PROJETO
CINEMA 4D

Apresentação do workspace

  • Conhecer o workspace
  • Conhecer as diferentes organizações do Workspace
  • Configurar atalhos

Configurar um projeto

  • Definir render settings
  • Entender diferentes renders
  • Standard
  • Physical
  • Open GL
  • Etc.
  • Entender outputs
  • Utilizar effects

Ferramentas básicas

  • Live selection
  • Move tool
  • Scale Tool
  • Rotate Tool

Entender o espaço 3D

  • Entender X,Y e Z
  • Compreender o espaço por coordenadas
  • Identificar as melhores configurações dos objetos para diferentes objetivos

Criar objetos

  • Utilizar modelos simples
  • Utilizar modelos complexos
  • Utilizar a Pen Tool
  • Entender a Mesh

Editar objetos

  • Editar por pontos
  • Editar por arestas
  • Editar por polígonos
  • Criar subdivisões
  • Modelar objetos
  • Deformar objetos
  • Criar elementos 3D a partir de elementos 2D

Fundos e elementos de ambiente

  • Floor
  • Sky
  • Environment
  • Foreground
  • Background
  • etc.

Materiais

  • Noções básicas, cor, reflexão e iluminação
  • Criar diferentes tipos de materiais
  • Aplicar diferentes tipos de materiais

Criação de câmaras para o espaço 3D

  • Diferentes tipos de câmaras disponíveis
  • Definições da câmara
  • Movimentar a câmara
  • Definir várias câmaras

Iluminar a cena 3D

  • Diferentes tipos de iluminação
  • Inserir no espaço luzes
  • Modelar luzes
  • Configurações standard de iluminação

Animação 3D

  • O editor de tempo
  • Animar no Cinema 4D
  • Principios básicos de keyframing
  • MoGraph
  • Simulações dinâmicas
  • Efeitos dinâmicos

Renderizar

  • Render View
  • Render Region
  • Render Active Objects
  • Render to Picture View
  • Render Queue
  • Team Render Machines
WORKSHOP VFX: INTEGRAÇÃO CINEMA 4D E AE

Apresentação do worflow

  • Conhecer o Cineware
  • Uma cena Cinema 4D dentro do AE

Criar animações

  • Importar uma animação do Cinema4D para o AE
  • Animar a cena Cinema 4D dentro do AE

Renderização

  • Várias formas de exportar uma animação final
  • CE Edição de vídeo Objectivos:
  • Reconhecer a relevância do audiovisual no mundo atual
PROJETO
TEORIA DO PROJETO AUDIOVISUAL: PRÉ-PRODUÇÃO, PRODUÇÃO, PÓS-PRODUÇÃO

Conceitos base de um projeto audiovisual

  • Organização de um projeto
  • Características diferenciadoras e sua execução prática
  • Referências e recursos necessários para concretizar um conteúdo audiovisual
  • Multidisciplinaridade – Constituintes de uma equipa e suas funções

Pré-produção

  • Técnicas criativas para desenvolver ideias
  • Budgeting
  • Formatos de um guião
  • Fichas de produção de projeto
  • Equipa – Funções e variantes
  • Locais – O que ter em conta
  • Organizar a estrutura da produção

Produção

  • Organizar a produção com recurso a fichas de produção
  • No estúdio vs. No Terreno
  • Gestão de equipas e equipamentos
  • Boas práticas durante a produção de um conteúdo audiovisual

Pós-produção

  • Diferentes abordagens à pós-produção:
  • Edição de vídeo
  • Edição de som
  • Animação 2D e 3D
  • Motion Designer
  • Colorista
  • Sonoplastia
  • Boas práticas no processo de pós-produção
WORKSHOP: ESTRUTURA DE ARGUMENTO
  • Noções de argumento
  • A forma de um argumento
  • Sinopse e tratamento
  • Criação de argumentos para diferentes produtos de audiovisual
  • Uso da Realidade para solidificar Argumentos
  • Argumento no Documentário
  • Ficção vs Não Ficção
WORKSOP: PLANIFICAÇÃO, STORYBOARD/MOODBOARD, FRAMESTYLES

Do conceito à visualização

  • Debate e formulação de Ideias criativas
  • Investigação e coligação de informações
  • Adaptação a vários estilos da linguagem audiovisual

Criação, relevância e organização de um storyboard

  • Da ideia ao desenho
  • Do desenho ao pormenor conceptual

Criação, relevância e organização de um moodboard

  • Comunicar ideias mentais
  • O moodboard como ferramenta de auxilio à pré-produção
WORKSHOP: TÉCNICAS DE PRODUÇÃO
  • Preparação de um Projeto antes da sua gravação
  • Criar checklists
  • Técnicas para um dia de gravações
  • Backup
  • Cedências de direitos de imagens
  • Boas práticas na produção de um filme: antes, durante e depois de estar completo
CONCEITOS DE SOM E ILUMINAÇÃO

Conceitos base de som

  • Fonte sonora vs. Espaço sonoro
  • Frequências
  • Pitch
  • Loudness
  • Qualidade
  • Fidelidade
  • Formatos áudio
  • Análise de diferentes ondas sonoras

Trabalhar som

  • Design de som
  • Captação de som
  • Edição de som
  • Mistura de som
  • Finalização de uma faixa áudio
  • Diferentes workflows e softwares

Conceitos base de iluminação

  • Fundamentos sobre luz e cor
  • Diferentes tipos de fontes de luz
  • O comportamento da luz no espaço

Trabalhar iluminação

  • Comportamento da luz e cor para a câmara
  • Controlar e monitorizar a luz e cor
  • Modeladores de luz
  • Standards de iluminação em cenário real
  • Boas práticas no trabalho de luz
TÉCNICAS CAPTURA VÍDEO 

Conceitos de uma câmara de vídeo

  • Diferentes corpos de câmaras
  • DSLR
  • Mirrorless
  • Camcorders
  • Action Cameras
  • Diferentes sensores de imagem

Conceitos de objectivas

  • Diferentes objectivas e sua aplicabilidade
  • Lentes Zoom vs. Prime
  • Distância focal
  • Velocidade de abertura
  • Diâmetro das objetivas

Formatos e dimensões de imagem

  • Resolução
  • Frames por segundo
  • Profundidade de cor
  • Velocidade de escrita

Conceitos para captação de imagem

  • Entender a exposição
  • Entender velocidades de obturador
  • Entender ângulo de obturador
  • Velocidade vs. ângulo de obturador
  • Entender valores de ISO
  • Entender modos avançados
  • Contraste
  • Saturação
  • Nitidez
  • Ganho
  • Perfil de cores
  • Perfil de imagem

Material de suporte à câmara

  • Diferentes tripés
  • Rigs, Mounts e Sliders
  • Gimbals
  • Drones
  • Personalizados

Técnicas de captura de vídeo

  • Escala de planos
  • Ângulos de câmara
  • Movimentos de câmara
  • Slow-Motion
  • Timelapse
  • Motion-lapse
  • Entre outros
TEORIA E TÉCNICAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO

Diferentes abordagens à edição de vídeo

  • Edição linear
  • Edição não-linear

Perfil do editor

  • Características do editor de vídeo
  • O valor das peças de vídeo para o editor
  • Ferramentas para edição de vídeo
  • Workflow do editor de vídeo
  • Boas práticas para edição de vídeo

Técnicas de edição de vídeo

  • Diferentes técnicas usadas na edição de vídeo
  • Color correction
  • Color grading
  • Color Match
  • Softwares diferentes para resultados diferentes
  • Ferramentas e suas aplicabilidades
  • Processamento de efeitos e exemplos práticos
  • Scopes
TEORIA DE VÍDEO (FORMATOS, CONTEÚDOS)

História do vídeo

  • Origem
  • Evolução
  • Vídeo vs. Filme

Formatos e aplicações de vídeos

  • Cinema
  • Publicidade
  • Documentário
  • Reportagem
  • Videoclipes
  • Artísticos

Comunicação audiovisual para indivíduos, empresas e marcas

Práticas e desafios

ADOBE PREMIERE

Introdução e conceitos elementares de vídeo

  • Conceitos e terminologia básicos
  • Organização em disco de um projeto
  • Parâmetros definidores de um ficheiro de trabalho do Premiere
  • Ambiente de trabalho e a relação entre os principais elementos

Organização de recursos e criação de um projeto

  • Criar um projeto e otimizar o software
  • Organizar o workspace
  • Organização da média na janela Project
  • Importações múltiplas, de pastas ou projetos
  • Navegação no projeto
  • Ferramentas de seleção e de navegação
  • Importação direta de DVDs para os projetos

Edição: montagem de vídeo e imagem

  • Ferramentas de trimming
  • Ferramentas de corte
  • Ferramentas de ligação e de edição das linhas de fade
  • Edição de fading em clips de vídeo
  • A utilização das transitions do Premiere no primeiro canal de vídeo
  • Utilização do storyboard
  • Métodos de trabalho para a montagem de animações frame a frame
  • Criação e gestão de preview
  • Script to Screen: Edição através da fala dos intervenientes
  • Fechar as gaps na timeline
  • Criação e utilização de clips color matte
  • Remoção de Backgrounds
  • Edição multi-câmera
  • Edição e animação de textos e formas
  • Criar e editar máscaras
  • Color correction, granding e match no Premiere

Edição de som

  • Audio mixing
  • Edições de fade
  • Panning em canais mono
  • Decomposição do stereo e alteração de pitch
  • Conceito e utilizações práticas de virtual clips
  • Utilização de marcas para sincronização de clips

Composição: Transparency, motion e effects

  • Aplicação de transparency em clips de vídeo
  • Edição de um film strip no Adobe Photoshop
  • Canais de imagem e canal alpha
  • Importação de imagens vectoriais a partir do Adobe Illustrator
  • Aplicação de efeitos vídeo nos canais de supre-imposição
  • Aplicação de efeitos no som
  • Animação de clips vídeo com motion
  • Estabilização de clipes de vídeo

Legendagem e criação de fichas técnicas

  • Title Designer

Renderização e exportação dos projectos

  • Finalização – métodos de compressão e de streaming
  • Produção de clips finais para multimédia offline e on-line
  • Cuidados com o backup do trabalho
  • Input e Ouput de Vídeo e Audio
  • Criar o resultado final
  • Escolher tamanho, qualidade, compressão e objetivo – CD, DVD, Web, câmara
SOUND DESIGN COM ADOBE AUDITION

Introdução e conceitos elementares de sonoplastia

  • Conceitos e terminologia do áudio
  • Parâmetros definidores de um projeto de Audition
  • Criação de um projeto e verificação do sample rate
  • Workspaces e modos de visualização
  • Organização em disco de um projeto

Criação e organização de sessões

  • Possibilidade de configuração de atalhos
  • Importações de vários tipos de ficheiros
  • Importação a partir de CD
  • Abrir e acrescentar ficheiros para sessões no modo Multitrack
  • Gravação de áudio
  • Definição de preferências
  • Interação com Adobe Bridge e Premiere

Edição: montagem de vídeo e imagem

  • Navegação no projeto
  • Edição do view e overview
  • Edição de clips: Corte, seleção, copiar e colar áudio
  • Aplicação de markers
  • Trabalho sobre faixas mudas
  • Inversão e reversão
  • Análise de phase, frequência e amplitude
  • Conversão de tipos de samples
  • Sincronização
  • Preview e trabalho com vídeo

Composição e efeitos

  • Aplicação de ganhos (db)
  • Aplicação de efeitos no som transições de clips áudio
  • Audio Mixing:
  • Edições de fade, panning em canais mono, decomposição do stereo e alteração de pitch
  • Duplicação de canais (left & right)
  • Filtros e equalização
  • Amplificação e compressão
  • Delay e echo
  • Reverbação
  • Controlo de MIDI
  • Loops
  • Criação de som surround

Gravação, renderização e exportação dos projetos

  • Cuidados com o backup do trabalho
  • Exportação e seus parâmetros
  • Formatos de Áudio e Vídeo
  • Criação de CDs áudio
  • Assembling e writing
PROJETO
WORKSHOP: ADOBE MEDIA ENCODER (RENDER, CONVERSÃO E DISTRIBUIÇÃO DIGITAL)

Conceitos e terminologias de vídeo

  • Codificação
  • Compressão
  • Containers vs. Codecs vs. Bitrate
  • Standards de vídeo para diferentes canais de comunicação

Conhecer o Workspace

  • Apresentação do workspace
  • Editar áreas de trabalho
  • Configurar preferências
  • Navegador de midia
  • Fila e Pastas monitorizadas
  • Navegador de predefinições

Utilizar o software

  • Drag and drop de media
  • Importar diretamente do Premiere ou After Effects
  • Criar presets de conversão e/ou de compressão
  • Predefinições e personalizações
  • Criar preferências de publicação
  • Criar playlists
  • Personalizar itens individuais e em grupo

Exportação e enconding

WORKSHOP: DISTRIBUIÇÃO DE VÍDEO EM REDES SOCIAIS
  • Plataformas de distribuição digital
  • Standards e Formatos para publicação digital de vídeo
  • Técnicas de encoding de vídeo e áudio para a internet
  • Criação de um produto audiovisual para diferentes redes sociais
  • Preparação de um canal on-line
  • Técnicas para promoção online de conteúdos vídeo
PROJETO FINAL

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

   Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

   Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, através do botão “Cancelar subscrição” ou “Unsubscribe” que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na política de privacidade

Professional Post-Production & Motion Designer

  • Datas
    04 Fev a 10 Mar 2023
    Live Training
  • Horário
    Pós-laboral
    2ªs, 4ªs e 6ªs, das 18h30 às 21h30
  • Nº Horas
    354
  • Preço
    3450€

Professional Post-Production & Motion Designer

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade