• Presencial

Professional CAD Specialist


A formação em CAD (Desenho Assistido por Computador) adquire especial importância numa altura em que todo o profissional da área de projeto já percebeu as vantagens da utilização deste tipo de tecnologia. Aos poucos, foi ganhando terreno no capítulo da representação rigorosa, chegando hoje em dia ao ponto de ter convencido os mais céticos no que toca à sua utilidade.

Destinatários

Este curso destina-se a todos os que pretendem desenvolver uma atividade profissional na área de CAD. Note-se que os cursos FLAGProfessional desenvolvem-se com graus de exigência extremamente elevados, tanto em carga horária (324h) como pela experiência dos formadores, o que obriga a uma total disponibilidade para o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Pré-requisitos

Esta formação em CAD Specialist não apresenta pré-requisitos.

Objetivos

O curso FLAGProfessional CAD Specialist pretende aprofundar, adquirir e desenvolver conhecimentos técnicos atuais e inovadores para conceção de trabalhos gráficos empreendedores propiciar a concretização dos conceitos na vivência inter-grupo e na ação prática e estimular o desenvolvimento de atitudes adequadas à implantação de uma filosofia de foco no cliente.

Metodologia

Presencial ou live training.

Programa

  • Introdução ao Desenho Técnico (15h)
  • AutoCAD2D (39h)
  • AutoCAD3D (36h)
  • Projeto (6h)
  • Revit (30h)
  • Revit avançado(30h)
  • Projeto (6h)
  • Archicad (30h)
  • Projeto (3h)
  • Workshop: Design de Iluminação (6h)
  • 3DS Max (48h)
  • 3DS Max avançado (45h)
  • Projeto (6h)
  • Photoshop (27h)
  • Worshop: Adobe Illustrator (6h)
  • Projeto Final (21h)

Introdução ao Desenho Técnico

  • Noções elementares de geometria
  • Sistema de coordenadas x, y, z
  • Interpretação de desenho técnico de produtos, arquitetura e respetivas especialidades de engenharia
  • Tipos de representação gráfica (espessuras de canetas e tipos de traço)
  • Representação de plantas, cortes e alçados
  • Escalas

AutoDesk AutoCAD2D

  • Introdução ao desenho assistido por computador
    • Apresentação e configuração do ambiente de trabalho
    • Sistemas de coordenadas 2D
    • Comandos de visualização do desenho (Zoom e Pan)
    • O Viewcube
  • Criação de projetos 2D
    • Criação de entidades elementares: Linhas, círculos, arcos, elipses, retângulos, polígonos, pontos
    • Métodos de seleção de objetos
    • Ferramentas auxiliares para conceção de projetos 2D
    • Comandos de modifi cação de objetos
    • Criação de entidades complexas: Polilinhas, curvas de nível (spline)
    • Edição de entidades complexas: Polilinhas
    • Conceito de propriedades de objetos e alteração das mesmas
  • Gestão de desenhos
    • Utilização de Layers (Layer properties manager)
    • Criação de filtros e grupos
    • Barras de ferramentas
    • Criação de ficheiros de layers
  • Entidades 2D
    • Criação de texto
    • Utilização de tipos de texto, edição e criação de estilos de texto
    • Criação de tabelas
    • Utilização de estilos de tabelas e criação de fórmulas
    • Criação de Blocos
  • Blocos Internos, externos e dinâmicos
    • Utilização de referências externas
    • Utilização de atributos de blocos
    • Utilização de paletas de ferramentas e bibliotecas de blocos
    • Utilização de tramas e gradientes para preenchimento de áreas
  • Cotagens
    • Criação de estilos de cotagem
    • Aplicação de vários tipos de cotagem ao desenho
  • Diversos
    • Ferramenta annotative (alterar dimensões de texto, tramas de preenchimento e cotagem em função da escala)
    • Ferramentas de envio (e-transmit)
    • Exportação para o dwf viewer
  • Impressão
    • Utilização de layouts
    • Utilização de viewports
    • Definição de escalas de impressão
    • Utilização de estilos de impressão
    • Configuração de uma página de impressão

AutoDesk AutoCAD3D

  • Funções elementares
    • Espaço 3D
    • Conceitos de coordenadas 3D
    • Modos de visualização 3D
    • Janelas de visualização (viewports)
    • Vistas 3D
    • Criação e gestão de estilos visuais
    • Comando orbit
  • Entidades de desenho tridimensional
    • Polilinhas 3D
    • Helicóide (helix)
    • Ferramentas auxiliares para uso tridimensional
  • Planos de Trabalho/Sistemas de coordenadas (uCS)
    • Aplicação das várias tipologias de sistemas de coordenadas
    • Sistemas de coordenadas dinâmicos (DUCs)
  • Conversão de entidades bidimensionais em objetos sólidos
    • Comandos extrude revolve loft e sweep
  • Criação de faces e superfícies (malhas)
    • 3D face
    • Ruled mesh
    • Revolved mesh
    • Tabulated mesh
    • Edge mesh
    • Filtros de seleção do sub-objeto (Vértices, arestas e faces)
  • Criação de sólidos
    • Criação de primitivas básicas (caixas, esferas, cones, cilindros, pirâmides)
    • Modificação de sólidos
  • Transformação de geometrias tridimensionais
    • Union, subtraction e intersection
    • Conversão de sólidos em meshes e vice-versa
    • Suavização de geometria com smooth
  • Cortes e alçados
    • Obtenção de secções 2D e 3D a partir do 3D
    • Fotografi a Plana (Flatshot)
    • Obtenção de alçados e plantas a partir de objetos 3D
  • Comandos de navegação
    • Visualização através de andamento e voo (Walk and Fly)
    • Criação de uma câmara para obtenção de pontos de vista e alteração das propriedades da mesma
    • Animações segundo caminhos definidos por linhas (Motion Path animations)
  • Fotorrealismo
    • Criação e aplicação de diversos materiais a objetos
    • Utilização dos diversos tipos de luzes no ambiente do modelo
    • Criação de imagens fotorrealistas com inclusão de imagens de fundo
    • Construção de um edifício com posterior aplicação de renderização de forma a obter imagens fotorrealistas

AutoDesk Revit

  • Introdução
    • Introdução ao BIM Building Information Modeling
    • Apresentação do ambiente de trabalho do programa
  • Configuração de um projeto em Revit
    • Iniciar um novo projeto
    • Gestão e criação de vistas do modelo
    • Formas de Visualização
    • Representação gráfica dos elementos
  • Elementos de Topografia
    • Importação de fi cheiros em formato dwg
    • Criação de superfícies topográficas: modelação de terrenos
    • Vários objetos de definição de superfícies topográficas
  • Elementos do modelo
    • Paredes
    • Portas, Janelas e Aberturas
    • Lajes e tetos
    • Cobertura
    • Escadas, Guardas e Rampas
    • Paredes Cortina e diferentes tipos de painéis
    • Mobiliários e equipamentos
  • Edição de Objetos
    • Técnicas de edição, seleção e manipulação de objetos
    • Documentação do Projeto
    • Cotagem
    • Etiquetas de objetos
    • Aplicação de texto
    • Plantas de ocupação/temáticas
    • Tabelas de quantidades de objetos
  • Impressão
    • Preparação das vistas para impressão
    • Criação e configuração de folhas de impressão
    • Impressão
  • Rendering
    • Criação de Vistas em perspetiva
    • Processo de Rendering
    • Exportação de Imagens Fotorrealistas

AutoDesk Revit Avançado

  • Configurações avançadas dos objetos
    • Configurações de representação dos vários objetos
    • Definir espessuras e padrões de Linhas
    • Definir padrões de Tamas
    • Definir Estilos de Cotagem
    • Definir Materiais
  • Rendering
    • Estudos Solares e contornos salientes de objetos
    • Processo de Rendering
    • Exportação de Imagens Fotorealistas
  • Criação de Famílias
    • Criação de famílias do tipo Standart
    • Criação de famílias do tipo In-Place
    • Configurações avançadas de famílias
  • Shared Parameters
    • Utilização dos parâmetros nas famílias
  • Mass Criação de modelos conceptuais para representar a volumetria de um edifício – Massas
    • Ferramentas de Massing no Revit
    • Converter massas em edifícios/projeto
  • Importação e exportação de elementos
    • Import/link de ficheiros
    • Vários tipos de exportação
  • Parâmetros de configuração de vistas
    • Visibilidades das vistas
    • View Templates
    • Scope Boxes
  • Localização e Orientação do Projeto
    • Importação do Levantamento Topográfico
    • Transferir coordenadas do Projeto Vinculado para o Projeto
  • Anfitrião
    • Rodar a Vista para o Norte Verdadeiro
    • Vincular um Projeto
    • Transferir Coordenadas do Projeto Anfitrião para Projeto Vinculado
    • Trabalhar num projeto com Coordenadas Partilhadas
  • Fases de Projeto
    • Definições
    • Definições de vistas e seus parâmetros
    • O Projeto
    • Outras Configurações
  • Opções de Projeto
    • Definições
    • Definição das vistas para os vários tipos de Opções de Projeto

ArchiCAD

  • Conceitos e formas
    • Filosofia de utilização/Método de Trabalho
    • Interligação entre ArchiCAD e outros aplicativos de CAD
    • Ferramentas e paletas
    • Formas do cursor
    • Edição e construção (Introdução)
    • Cotagem automática e áreas
  • Criação do modelo virtual
    • Elementos construtivos
    • Opções de caixas e atributos
    • Secções e Pisos
    • Zonas
    • Listagens e cálculo de quantidades
  • Bibliotecas
    • Criação de camadas de paredes e lajes personalizadas
    • Criação/exportação e importação de bibliotecas (favoritos)
    • Ligação a bibliotecas de objetos (pessoas, viaturas, árvores, etc)
  • Visualização fotorrealista
    • Aplicação e visualização de materiais
    • Perspetivas e animação com cameras
    • Criação de vídeos
    • Conceitos de rendering e imagem
    • Realidade virtual
  • Gestão e apresentação de documentos
    • Configuração de legendas, folhas mestre, folhas de desenho
    • Canetas, estilos de visualização e detalhes de apresentação
    • Definições de impressão para plotagem
    • Ligação com ficheiros DWG
    • Organização de fi cheiros, desenhos, folhas de cálculo
    • Utilização e gravação de ficheiros para vários formatos
  • Design de Iluminação
  • Conceitos de luz
    • Luz interna
    • Luz externa
  • Modelos de luz
  • Luz vs sombra

AutoDesk 3dsMax Inicial

  • Interface
    • Configuração das viewports
    • Configuração das unidades, gamma &ampamp Lut, Menus, Toolbar, shortkeys, Viewport color
    • Set Project
    • Export, Import, Merge, Replace objects
    • Navegação (Pan, Roll, Zoom, Orbit)
    • Standart objects, Extende objects
    • Propriedades dos objetos
    • Select and transform tools
    • Object layers
  • Modelação
    • Lista de modificadores
    • Editable Splines
    • Compound Objects
    • Editable poly
    • Displacement
  • Materiais
    • Material editor layout
    • Criação e manipulação de materiais
    • Criação e manipulação de texturas
    • Coordenadas de texturas (object, world, xyz)
    • Tiles, offset, blur, output channel
    • Aplicação de texturas a materiais
    • Aplicação de materiais a objetos
    • Material ID
    • Vertex paint
    • UVW map
    • Unwrap UVWmap
    • Criação de seams
    • Pelt UVW
  • Iluminação
    • Conceitos e técnicas de iluminação
    • Criação e manipulação das luzes
    • Luzes Standart
    • Skylitgh
    • HDRI light
    • Luzes photometric
    • IES light
    • Exposure controls
  • Animação
    • Conceitos de frame e key frame
    • Timeline configuraction
    • Set key &ampamp auto key
    • Timeline fi ltres
  • Rendering
  • Criação e manipulação de câmaras
  • Render output
  • Render Animation
  • Enviroment controls
  • Light tracer &ampamp radiosity
  • Batch render
  • RAM editor

AutoDesk 3dsMax Avançado

  • Rendering
    • Mental Ray render
    • Iluminação com o mental ray (interior, exterior e artificial)
    • Materiais mental ray
    • Mapas Mental Ray (oclusion, mate shadows)
    • Integração com imagem real
    • Render
  • Animação
    • Curve editor
    • Wire paremater
    • Reaction manager
    • CATobjects
    • CAT motion
    • CAT músculos
    • Clofth modifer
    • Hair and fur modifier
    • Sistemas e Partículas
    • Deflectors &ampamp forces
    • Massfx (animação dinâmica)

Adobe Photoshop

  • Introdução e controle do interface
    • Apresentação do interface do Photoshop
    • Novo interface de janelas
    • Ferramentas, menus, paletas
    • Atalhos de teclado
    • Preferências
    • Adobe Bridge
  • Documentos Organização espacial e métodos de visualização
    • Formatos
    • Pixel vs vetor
    • Image/Canvas Size
    • Ferramenta crop
    • Ferramenta Content-aware scaling
    • Réguas, grelhas e guias
    • Coordenadas X, Y
    • Ponto zero
    • Organização da área de trabalho (Workspace)
  • Ferramentas Hand e Zoom
    • Novos comportamentos de zoom
    • Ferramenta Rotate view
    • Modos de visualização do documento
  • Layers
    • Menu
  • Criar
    • Visualizar/esconder, ativar/desativar
    • Bloquear Reordenar Duplicar Agrupar
    • Organização do trabalho
    • Gestão e importação
    • Opacidade e preenchimento (Shape Layer)
    • Adicionar estilos
    • Modos de Blending
    • Criar e transformar formas básicas
    • Usar ferramentas de formas primitivas
  • Ferramentas de pintura e edição
    • Formas de preenchimento (Foreground/Background)
    • Utilização de Brushes
      • Escala do Brush

      &nbsp

    • Criar, guardar e transportar uma livraria de cores (Swatches)
    • Gradientes:
      •  Criar Controlar Salvar preferências
      • Carregar
  • Máscaras e ferramentas de seleção
    • Magic Wand
    • Seleções rápidas com a Quick Mask
    • Seleções utilizando as ferramentas:
      • Polygonal Tool
      • Marquee Tool
    • Gestão das seleções
  • Componente vetorial
    • Pen Tool
    • Controle vetorial (alavancas e pontos)
    • Conversão das Paths em seleções e vice-versa
    • Save Path
    • Layer Shape e Layer Path
    • Componente vetorial num bitmap
  • Texto
    • Texto formatado
    • Texto em máscara (Type Mask)
  • Tratamento de Imagem
    • Painel Ajustments
    • Modelos de cor (CMYK/RGB/Grayscale)
    • Ajuste da gama tonal
    • Ajuste das cores selectivas
    • Controle dos brilhos, meios-tons e sombras
    • Blur e Unsharp Mask
  • Impressão
    • Configuração
  • Modelos de gravação
    • Extensão nativa
    • Compatibilidades
  • Workshop: Adobe Illustrator
  • Introdução e controle do interface
    • Painel de controlo: menus, paletas e ferramentas
    • Principais teclas modificadoras (Shortcuts)
  • Organização espacial e métodos de visualização
    • Réguas, grelhas e guias
    • Smart Guides
    • Coordenadas X, Y e Ponto Zero
    • Modos de visualização do documento: Preview e Outline
  • Documentos
    • Formatos
    • Artboards
  • Criar e transformar formas básicas
    • Ferramentas primitivas: polígonos, espirais e estrelas
    • Redimensionar, rodar, distorcer e refletir objetos
    • Posicionar objetos com precisão
    • Usar a Free Transform Tool
    • Palete Pathfinder
  • Desenhar com a Pen Tool
    • Princípios das curvas de Bézier
    • Pontos âncora e alavancas de contato
    • Tipologias de pontos Bézier
    • Formas abertas e fechadas
  • Trabalhar com cores nos contornos e preenchimentos
    • Formas de preenchimento
    • Criar, guardar e transferir uma livraria de cores (Swatches)
    • Criar cores diretas (Spot Colors)
    • Ajustar a direção e adicionar cores
  • Texto – formatação
    • Caixas e molduras de texto (Text Frames)
    • Fluir texto manual e/ou automaticamente – vínculo de caixas
    • Converter texto em curvas
    • Text Wrap
  • Impressão e gestão do PDF
    • Configuração da impressão
    • Print/PDF Presets
    • Page Tool
    • Crop Area Tool
  • Modelos de gravação
    • Extensão nativa

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

Condições Gerais e Autorizações
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência superior a 5 dias úteis da data de início do curso, a Rumos não efectuará qualquer facturação ao cliente.
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência igual ou inferior a 5 dias, a Rumos procederá à facturação do valor da inscrição, dando no entanto ao cliente a possibilidade de transferir a sua inscrição para uma nova data. Esta garantia é válida por 6 meses, não se responsabilizando a Rumos se o curso não se repetir nesse período.
  • Pela não comparência do participante no curso sem cancelamento da inscrição a Rumos facturará o valor da inscrição, perdendo o formando o direito à participação no curso.
  • A viabilidade de realização de um curso depende de um número mínimo de inscrições. A Rumos reserva o direito de cancelar um curso por falta de viabilidade deste, notificando esse facto aos inscritos com o mínimo de 5 dias úteis de antecedência.

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pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade

Professional CAD Specialist

  • Datas
    19 Fev a 20 Jan 2019
    Lisboa
  • Horário
    Manhã
    2ª, 4ª e 6ª, 09h30 às 12h30
  • Nº Horas
    354
  • Preço
    3250€

Professional CAD Specialist

Área

Dados

Como chegou até nós

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