• Presencial
  • Training

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

Com certificação

ITIL 4 Foundation Certification

  • PROMO
    -10%

Inclui ainda segunda oportunidade de exame!


O ITIL® 4 Foundation é o primeiro curso na certificação de Gestão de Serviços de TI baseado em ITIL4.

O curso introduz os princípios e elementos fundamentais da Gestão de Serviços, do ponto de vista de um Service Value System.

O ITIL4 faz uma atualização importante na gestão de serviços de IT, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo focado no cliente, fluxos de criação de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é a vinculação do ITIL4 a outras práticas emergentes como o Lean, o Agile e o DevOps.

O ITIL4 é uma evolução do ITIL v3/2011 propocionando uma transição prática e flexível às organizações que terão, assim, maior facilidade na adoção de novas formas de trabalho exigidas pelo mundo digital moderno. Esta atualização no ITIL reflete o ambiente complexo e de ritmo acelerado em que vivemos, trazendo novas formas de trabalho e práticas emergentes. Essas práticas são essenciais não apenas para os profissionais de ITSM, mas também para uma ampla gama de profissionais que trabalham no mundo da transformação digital.

Este curso também está disponível no formato E-learning. Para mais informações aceda ao link: ITIL® 4 Foundation

 

Porquê a formação ITIL® 4 Foundation?

ITIL® 4 Foundation é o curso de nível básico para a certificação ITIL em Gestão de Serviços de TI (ITSM). Este curso é uma introdução ao ITIL 4 e permite conhecer e entender uma nova forma de ver a Gestão de Serviços de TI através de um Sistema Service Value. O ITIL 4 é uma atualização à Gestão de Serviços de TI, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo da experiência do cliente, fluxos de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é vincular o ITIL a novas formas de trabalho, como Lean, Agile e DevOps.

Sobre o exame

O objetivo do exame é avaliar e validar que o formando tem os conhecimentos suficientes sobre a Gestão de Serviços do ITIL 4. O certificado ITIL® 4 Foundation é concedido após a conclusão bem-sucedida do exame. O exame é composto por 40 questões de escolha múltipla, sem consulta, e tem a duração de 60 minutos, com mais 15 minutos de tolerância. O grau de aprovação é de 65% (26 de 40 questões).

O curso inclui o respetivo exame de certificação. Atendendo ao contexto de pandemia COVID-19, o prazo para realização do seu exame foi alargado para 6 meses, após a data de término do curso. Contacte-nos em exames@rumos.pt.

Inclui ainda uma segunda oportunidade de exame!

Se o resultado do primeiro exame não for bem sucedido, o formando tem uma segunda oportunidade para a sua certificação:

  •  Válida para formandos que no resultado do primeiro exame não obtenham aprovação, ou seja, não será válida se não comparecer ao primeiro exame;
  • Terá que ser realizado no prazo máximo de 6 meses após o primeiro exame;
  • Será de realização Online, através de Remote Proctoring, por isso o formando poderá fazê-lo a partir de casa ou do escritório;
  • O formando recebe diretamente no email que utilizou para o registo do seu primeiro exame, todas as informações e instruções sobre a marcação deste segundo exame. Este processo será da responsabilidade do formando, não tendo a Rumos qualquer intervenção no processo de marcação do segundo exame;
  • É pessoal e intransmissível e associado individualmente a cada formando;
  •  O exame é composto por 40 questões de escolha múltipla e tem a duração de 60 minutos. O grau de aprovação é de 65% (26 de 40 questões).

 

 

 

Destinatários

  • Quem tenha somente a certificação ITIL v3/2011 Foundation ou quem tenha, para além desta certificcação Foundation, outras certificações de practitioner e/ou intermediates (módulos lifecycle ou capability)
    • caso tenha poucos créditos (3 ou 4, por exemplo, para além dos 2 créditos de Foundation, ou seja, um único módulo intermédio), a Axelos propõe que se comece com o ITIL® Foundation 4 e que se continue com a formação já no esquema da versão 4 de acordo com as suas preferências do caminho MP ou SL
  • Profissionais no início da sua carreira em gestão de serviços de IT
  • Gestores de ITSM seniores ou juniores
  • Profissionais que trabalham noutras áreas do IT (digital, produto, desenvolvimento), envolvidos na entrega de serviços
  • Profissionais que desejam atualizar os seus conhecimentos

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para este curso, embora seja recomendável o conhecimento básico de conceitos de Gestão de Serviços.

Objetivos

  • Obter uma visão geral do modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4;
  • Conhecer os sete Princípios Orientadores do ITIL4;
  • Compreender a cadeia de valor de serviço do ITIL4;
  • Conhecer as quatro dimensões da Gestão de Serviços;
  • Conhecer as 34 práticas do ITIL4, com especial foco em 18;
  • Compreender os principais conceitos de Lean IT, Agile, DevOps e Organizational Change Management e a razão pela qual são importantes para a criação de valor;
  • Realizar o exame de certificação ITIL4 Foundation.

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática
  • Experiência formativa complementada por exercícios e simulação de situações práticas com o obetivo de:
    • Alcançar uma melhor compreensão dos desafios introduzidos pela temática do ITIL
    • Interdependência entre os processos bem como a sua importância no seu contexto
    • Impacto dos processos na continuidade de negócio e a importância de decidir no tempo correcto
    • Aprender a cooperar como equipa e como melhorar os processos de trabalho
    • Importância da comunicação de forma clara, da gestão de topo, das equipas de field e lateralmente
    • Melhoria no serviço prestado durante o jogo face aos seus objectivos
    • Os participantes acabam por levar uma “lista de alterações” para implementar nas suas organizações com vista a melhoria contínua

Programa

  • Modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4
  • Os sete Princípios Orientadores do ITIL4
  • A cadeia de valor de serviço do ITIL4
  • As quatro dimensões da Gestão de Serviços
  • As 34 práticas do ITIL4
  • Principais conceitos de Lean IT, Agile, DevOps e Organizational Change Management: porque são importantes para a criação de valor?

ITIL® and PRINCE2® are registered trade marks of AXELOS Limited, used under permission of AXELOS Limited. All rights reserved.
Rumos is an affiliate of Quint. Quint is an ATO of PeopleCert.

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

Condições Gerais e Autorizações
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência superior a 5 dias úteis da data de início do curso, a Rumos não efectuará qualquer facturação ao cliente.
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência igual ou inferior a 5 dias, a Rumos procederá à facturação do valor da inscrição, dando no entanto ao cliente a possibilidade de transferir a sua inscrição para uma nova data. Esta garantia é válida por 6 meses, não se responsabilizando a Rumos se o curso não se repetir nesse período.
  • Pela não comparência do participante no curso sem cancelamento da inscrição a Rumos facturará o valor da inscrição, perdendo o formando o direito à participação no curso.
  • A viabilidade de realização de um curso depende de um número mínimo de inscrições. A Rumos reserva o direito de cancelar um curso por falta de viabilidade deste, notificando esse facto aos inscritos com o mínimo de 5 dias úteis de antecedência.

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

  • Datas
    18 Mar a 20 Mar 2020
    Porto
  • Horário
    Laboral
    das 09h00 às 17h45
  • Nº Horas
    21
  • Preço
    1490€

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade