• Presencial

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

Com certificação

ITIL 4 Foundation Certification

  • PROMO
    -10%

O ITIL4 Foundation é o primeiro curso na certificação de Gestão de Serviços de TI baseado em ITIL4.

O curso introduz os princípios e elementos fundamentais da Gestão de Serviços, do ponto de vista de um Service Value System.

O ITIL4 faz uma atualização importante na gestão de serviços de IT, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo focado no cliente, fluxos de criação de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é a vinculação do ITIL4 a outras práticas emergentes como o Lean, o Agile e o DevOps.

O ITIL4 é uma evolução do ITIL v3/2011 propocionando uma transição prática e flexível às organizações que terão, assim, maior facilidade na adoção de novas formas de trabalho exigidas pelo mundo digital moderno. Esta atualização no ITIL reflete o ambiente complexo e de ritmo acelerado em que vivemos, trazendo novas formas de trabalho e práticas emergentes. Essas práticas são essenciais não apenas para os profissionais de ITSM, mas também para uma ampla gama de profissionais que trabalham no mundo da transformação digital.

 

Porquê a formação ITIL 4 Foundation?

ITIL 4 Foundation é o curso de nível básico para a certificação ITIL em Gestão de Serviços de TI (ITSM). Este curso é uma introdução ao ITIL 4 e permite conhecer e entender uma nova forma de ver a Gestão de Serviços de TI através de um Sistema Service Value. O ITIL 4 é uma atualização à Gestão de Serviços de TI, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo da experiência do cliente, fluxos de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é vincular o ITIL a novas formas de trabalho, como Lean, Agile e DevOps.

E sobre o exame e certificação?

O objetivo do exame é avaliar e validar que o formando tem os conhecimentos suficientes sobre a Gestão de Serviços do ITIL 4. O certificado ITIL 4 Foundation é concedido após a conclusão bem-sucedida do exame. O exame é composto por 40 questões de escolha múltipla, sem consulta, e tem a duração de 60 minutos, com mais 15 minutos de tolerância. O grau de aprovação é de 65% (26 de 40 questões).

O curso inclui o respetivo exame de certificação. O exame será realizado na tarde do último dia do curso.

Destinatários

  • Quem tenha somente a certificação ITIL v3/2011 Foundation ou quem tenha, para além desta certificcação Foundation, outras certificações de practitioner e/ou intermediates (módulos lifecycle ou capability)
    • caso tenha poucos créditos (3 ou 4, por exemplo, para além dos 2 créditos de Foundation, ou seja, um único módulo intermédio), a Axelos propõe que se comece com o ITIL Foundation 4 e que se continue com a formação já no esquema da versão 4 de acordo com as suas preferências do caminho MP ou SL
  • Profissionais no início da sua carreira em gestão de serviços de IT
  • Gestores de ITSM seniores ou juniores
  • Profissionais que trabalham noutras áreas do IT (digital, produto, desenvolvimento), envolvidos na entrega de serviços
  • Profissionais que desejam atualizar os seus conhecimentos

Pré-requisitos

Não existem pré-requisitos para este curso, embora seja recomendável o conhecimento básico de conceitos de Gestão de Serviços.

Objetivos

  • Obter uma visão geral do modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4;
  • Conhecer os sete Princípios Orientadores do ITIL4;
  • Compreender a cadeia de valor de serviço do ITIL4;
  • Conhecer as quatro dimensões da Gestão de Serviços;
  • Conhecer as 34 práticas do ITIL4, com especial foco em 18;
  • Compreender os principais conceitos de Lean IT, Agile, DevOps e Organizational Change Management e a razão pela qual são importantes para a criação de valor;
  • Realizar o exame de certificação ITIL4 Foundation.

Metodologia

  • Sessões mistas de teoria e prática
  • Experiência formativa complementada por exercícios e simulação de situações práticas com o obetivo de:
    • Alcançar uma melhor compreensão dos desafios introduzidos pela temática do ITIL
    • Interdependência entre os processos bem como a sua importância no seu contexto
    • Impacto dos processos na continuidade de negócio e a importância de decidir no tempo correcto
    • Aprender a cooperar como equipa e como melhorar os processos de trabalho
    • Importância da comunicação de forma clara, da gestão de topo, das equipas de field e lateralmente
    • Melhoria no serviço prestado durante o jogo face aos seus objectivos
    • Os participantes acabam por levar uma “lista de alterações” para implementar nas suas organizações com vista a melhoria contínua

Programa

  • Modelo do ciclo de vida do Serviço de IT do ITIL v3/2011 e como os seus processos e funções são mapeados para o novo modelo de ITIL4
  • Os sete Princípios Orientadores do ITIL4
  • A cadeia de valor de serviço do ITIL4
  • As quatro dimensões da Gestão de Serviços
  • As 34 práticas do ITIL4
  • Principais conceitos de Lean IT, Agile, DevOps e Organizational Change Management: porque são importantes para a criação de valor?

ITIL®, PRINCE2® are registered trade marks of AXELOS Limited.
The ITIL, PRINCE2 Licensed Affiliate logo is a trade mark of AXELOS Limited.

Rumos is an affiliate of Quint. Quint is an ATO of PeopleCert.

Outras Edições

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

Condições Gerais e Autorizações
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência superior a 5 dias úteis da data de início do curso, a Rumos não efectuará qualquer facturação ao cliente.
  • Se a inscrição for cancelada com antecedência igual ou inferior a 5 dias, a Rumos procederá à facturação do valor da inscrição, dando no entanto ao cliente a possibilidade de transferir a sua inscrição para uma nova data. Esta garantia é válida por 6 meses, não se responsabilizando a Rumos se o curso não se repetir nesse período.
  • Pela não comparência do participante no curso sem cancelamento da inscrição a Rumos facturará o valor da inscrição, perdendo o formando o direito à participação no curso.
  • A viabilidade de realização de um curso depende de um número mínimo de inscrições. A Rumos reserva o direito de cancelar um curso por falta de viabilidade deste, notificando esse facto aos inscritos com o mínimo de 2 dias úteis de antecedência.

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade

Para a subscrição da newsletter deverá desativar o bloqueio de pop-ups do seu browser.

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

  • Datas
    16 Dez a 18 Dez 2019
    Porto
  • Horário
    Laboral
    das 9h00 às 17h45
  • Nº Horas
    21
  • Preço
    1350€

ITIL® 4 Foundation (ITIL4F)

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade

Para a subscrição da newsletter deverá desativar o bloqueio de pop-ups do seu browser.