Nas organizações nem sempre existe consonância relativamente a interesses, pontos de vista, normas de conduta, o que acaba por originar, em muitas situações, conflitos. As partes envolvidas procuram, então, uma saída para a tensão conflitual. Existem vários processos de lidar com um conflito, mas que perante determinadas situações, se podem revelar desajustados e não acabam por não os resolver. A compreensão do conflito, a percepção do que está na sua origem e o uso do processo de negociação, como uma forma adaptativa de resolver os múltiplos conflitos interpessoais, promovem a eficácia na prevenção e resolução de conflitos nas organizações.
Desta forma, o objetivo deste curso é fazer com que os participantes adquiram ou melhorem os seus conhecimentos acerca do processo de negociação, compreendendo a importância de uma gestão de conflitos adaptativa nos relacionamentos profissionais.
No final da ação, os participantes deverão ser capazes de:
- Reconhecer as oportunidades e desafios de conflitos
- Conhecer qual o seu estilo de abordagem de conflitos
- Escolher e adequar as estratégias de atuação a cada situação de conflito
- Desenvolver atitudes e comportamentos facilitadores do diálogo e da consequente resolução de conflitos.