Sessão de Abertura (3,5h)
Introdução à Gestão Empresarial (10,5h)
Estratégia e Competitividade
“O caminho a escolher depende de para onde queremos ir!” – Adaptado de Lewis Carol em Alice no País das Maravilhas. A Estratégia Empresarial, tal como a Estratégia Militar, é o factor mais relevante para o sucesso no mercado. De nada serve termos as melhores pessoas, os melhores meios materiais, os melhores produtos, a melhor rede logística ou os melhores processos operacionais se não soubermos o que fazer com eles. O objectivo deste módulo é a apresentação das principais técnicas e métodos de planeamento estratégico, mais do que numa perspectiva académica, numa perspectiva prática. Por outras palavras, para cada uma das principais técnicas e ferramentas, o foco do nosso debate será em: “como usar”, com recurso a exemplos práticos e casos reais.
- Técnicas e ferramentas de análise interna e externa
- Análise SWOT
- Visão, missão e linhas de orientação
- Técnicas e ferramentas de análise de investimentos e de risco
- Implementação: plano e monitorização
Gestão Empresarial a 360 graus
A Gestão não é uma ciência. É a utilização, com bom senso, de um conjunto de conceitos conhecidos. O Gestor tem, em cada instante, de se concentrar em tudo o que está a acontecer à sua volta e ser capaz de perspectivar os impactos futuros dos eventos presentes. Para isso tem de ter uma visão a 360º. Neste módulo iremos construir, em conjunto, o sistema de valor de uma empresa genérica e debater as diversas interações: meio/empresa, meio/meio e empresa/empresa. O principal objectivo é deixar uma série de alertas sobre os focos de atenção e as potenciais distrações.
- O Sistema de Valor e seus componentes
- A Cadeia de Valor e seus componentes
- A Gestão moderna, numa economia globalizada, do trinómio: custo, margem, preço
Finanças Empresariais e Controlo de Gestão (21h)
Gestão Financeira
O módulo de gestão financeira visa aprofundar competências na área de avaliação de investimentos bem como dar a conhecer as várias formas de financiamento existentes num contexto em que esta questão é crítica para a sobrevivência das empresas.
- Enquadramento da análise de projetos de investimento na gestão financeira
- Fases da elaboração de um projeto de investimento
- O Cash-Flow
- O valor temporal do dinheiro: atualização e capitalização
- Critérios de avaliação de projetos de investimento
- Payback
- V.A.L. – Valor Atualizado Líquido
- T.I.R. – Taxa Interna de Rentabilidade
- Critério da Anuidade – C.E.A. e B.E.A.
- I.R. – Índice de Rentabilidade
- V.A.L.A. – Valor Atualizado Líquido Ajustado
- A determinação da taxa de atualização de um projeto de investimento
- A avaliação de investimentos em contexto de incerteza
- Introdução ao Financiamento Empresarial
- Financiamento por capitais próprios
- Financiamento por capitais alheios
Sessão de Simulação Controlo de Gestão
O módulo de controlo de gestão visa situar a sua atividade no âmbito do sistema de informação global e compreender um conjunto de metodologias aplicadas a fim de aumentar a eficácia da gestão.
- Introdução à gestão orçamental
- O controlo orçamental
- A Decomposição dos desvios globais nos desvios parcelares.
- Conceito e tipos de centros de responsabilidade
- Avaliação dos centros de responsabilidade:
- R.O.I. – Return On Investments,
- M.C.R. – Margem de Contribuição Residual
- E.V.A. – Economic Value Added
- O Dashboard e o B.S.C. – Balanced Scorecard / EFQM Excellence model – European Foundation for Quality Management
Sessão de Simulação
Vendas (21h)
Gestão de Vendas
Este módulo pretende dotar os participantes de competências na gestão integrada e optimizada do processo de vendas, focado na melhoria do desempenho comercial das organizações. Compreender a Gestão de Vendas como actividade crucial na diferenciação competitiva das empresas através do contributo dado na criação de valor. Esta unidade curricular procurará a coexistência dos indispensáveis espaços mais teóricos e expositivos com uma forte componente pratica e de interacção entre todos os participantes. Vão ser promovidos contextos de aprendizagem baseados na partilha de experiências e na discussão de casos práticos. Iremos realizar sessões de ‘role playing’, simulações e apresentações.
- Planeamento de Vendas
- Estratégia Empresarial
- Marketing e Vendas
- Métodos Quantitativos Aplicados às Vendas
- Equipa Comercial
- Organização e dimensionamento de equipas
- Liderança e Avaliação de desempenho
- Motivação e Incentivos
- Processo de Venda
- Ciclo de Venda
- Planeamento actividade
- Funil das Vendas
- Objectivos e Métricas Comerciais
- E-Sales – Comercio Electrónico
- Marketing Digital
- Redes sociais
Sessão de Simulação – Planeamento, Gestão da Equipa de Vendas e Controlo
- Negociação win-win
- Limites e Objectivos
- Análise Cenários Negociais
- Dinâmica negocial
- Simulações com exercícios Reais de Negociação
Customer Relationship and Experience Management
- Porque se revela imperativo, hoje em dia, converter clientes em Fãs
- As melhores praticas internacionais no desenvolvimento da Satisfação e Fidelização de Clientes
- Social CRM
- Como implementar um Processo de Customer Experience Management
Sessão de Simulação
Recursos Humanos (21h)
Gestão de Recursos Humanos e Gestão de Talento
Recrutamento, Motivação, Desenvolvimento e Fidelização
Gerir Recursos Humanos é gerir os recursos de que as pessoas dispõem: características, capacidades e competências. É a partir desses recursos que se constrói a motivação, se geram os talentos e se perspectiva a carreira profissional, se constrói um projecto de vida ligado ao exercício da profissão e à natureza da função. As pessoas disponibilizam, ou não, de forma voluntária, os recursos de que dispõem! Chegar ás pessoas é chegar a tudo aquilo que elas nos podem proporcionar, seja no trabalho, seja na vida. De forma intensa, vamos mergulhar no mundo maravilhoso das capacidades humanas! Está preparada(o)? Eu estou entusiasmado de partilhar estas horas consigo!
- Gerir Recursos Humanos, o que é?
- Das características às competências
- Das competências ás Funções
- Das funções aos Talentos
- Dos Talentos à Motivação
- Da Motivação ao Envolvimento
- Do Envolvimento à Fidelização
- Recrutar e recrutar bem!
- O Anúncio de recrutamento
- O Projeto
- As condições
Case Study
- Aplicação concreta dos conceitos e das ferramentas com debate das propostas e soluções.
Gestão de RH Digital
Do Recrutamento a Employer Branding
As marcas assumiram uma importância determinante nas nossas vidas. É com base nelas que escolhemos o carro que conduzimos, o relógio que usamos, o vinho que tomamos, etc. Não será, pois, de estranhar que a marca desempenhe também um papel decisivo quando temos de decidir a empresa em que queremos trabalhar. A Marca de Empregador (EmployerBranding) traduz o pacote de benefícios funcionais, económicos e psicológicos oferecidos pelo “emprego” e que se identificam com a entidade empregadora, dando-lhe, internamente, uma imagem de “great place to work” e, externamente, de “first choice employer”. Construí-la passa por um processo alinhado com os valores organizacionais e com os objectivos de negócio, estruturado duma forma consistente e continuada. Este tema ocupa um lugar cada vez mais central nas estratégias de atração e retenção de talentos, sendo, por isso, um dos temas mais inovadores e diferenciadores em matéria de gestão de Ativos Humanos.
- A importância da gestão de talentos
- Atração – Employer Branding
- EVP – Employer Value Proposition
- Processo de Recrutamento
- Técnicas de Entrevista e Assessments
- Acolhimento e integração de talento
- Retenção de talentos
- Medição do processo
Case Study
Marketing (21h)
Do Marketing Estratégico ao Operacional
Este módulo tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para reconhecer o papel do Marketing numa organização, nas suas vertentes estratégica e operacional, para um correto planeamento e implementação da sua estratégia e respetivas ações táticas associadas.
- Evolução do papel do Marketing na Organização
- Marketing Estratégico e Marketing Operacional
- Conceitos e Instrumentos de Marketing
- Plano de Marketing
- Diagnóstico e Análise da Situação Atual
- Análise da Envolvente Macro e Micro;
- Análise do Mercado;
- Análise do Consumidor;
- Análise da Concorrência;
- Análise da Empresa.
- Segmentação e Target
- Gestão de Marca e Posicionamento da Marca
- Marketing-Mix
- Estratégia de Produto
- Estratégia de Preço
- Estratégia de Distribuição
- Estratégia de Comunicação
- Para além dos 4 P’s clássicos.
Sessão prática – O Marketing Mix em Ação
Marketing Digital
Este módulo tem como objetivo dotar os participantes de conhecimentos e competências necessários para reconhecer a importância do Marketing Digital nas organizações atuais, e sua integração nas estratégias empresarial e de marketing.
- O Marketing Digital
- Evolução do Consumidor, Mercado e Tecnologia
- Conceito de Blended-Marketing: integração do online com o offline
- As áreas de intervenção do Marketing Digital:
- Display Advertising
- E-Mail Marketing
- Search Engine Marketing
- Social Media Marketing
- Vídeo Marketing
- Mobile Marketing.
- Ações de marketing multi-plataformas, multi-canais e multi-ecrãs.
Sessão de Simulação – O Plano de Marketing
Seminários (14h)
- Empreendedorismo
- História de Sucesso
- Internacionalização – do Planeamento ao Financiamento
- Financiamento