• Presencial
  • Training

Especializado UX/UI Design


O Design de interfaces não se pode focar somente no desenvolvimento aplicacional. A experiência do utilizador, a usabilidade e o design de interação são fundamentais não só para o sucesso do produto digital mas também para que os utilizadores tenham a melhor experiência possível.

Curso Especializado UX/UI Design introduz e consolida processos e metodologias de trabalho que visam melhorar a experiência e a interação entre o utilizador e o produto digital.

 

Saídas Profissionais

  • UX Researcher;
  • UX Writer;
  • Information Architect;
  • UX/UI Designer;
  • UX Strategist.

 

Cursos relacionados

Destinatários

Este curso Especializado UX/UI Design destina-se a todos os interessados em iniciar ou consolidar uma atividade profissional no design de interação centrado no utilizador, e com uma forte componente de estrutura e desenho de interfaces gráficos.

Pré-requisitos

  • Conhecimentos de sistema operativo (Windows ou MacOS) na ótica do utilizador.
  • Conhecimentos básicos de ferramentas gráficas é um fator preferencial, mas não obrigatório.
  • Gosto e apetência pela Criatividade e pela área de Web, Mobile Design e plataformas digitais.

Objetivos

Com este curso Especializado em UX e UI Design, damos a oportunidade de conhecer todos os componentes e processos associados ao design de produtos e plataformas digitais, bem como as considerações a ter nas melhores práticas da área.

Programa

  • Fundamentos de UX/UI Design (9h)
  • Visual Design (9h)
  • Fundamentos de Design Thinking (9h)
  • User Research (12h)
  • Arquitetura de Informação (12h)
  • Wireframing (9h)
  • UX Writing (12h)
  • Design de Interação (6h)
  • Motion for Interaction (6h)
  • Prototipagem com Figma (24h)
  • User Testing (9h)
  • UX Strategy (6h)
  • Masterclass (3h)
  • UX Portfolio (6h)
  • Projeto: UX/UI (18h)

Fundamentos de UX/UI Design

  • Definição de user experience e user interface
  • Elementos da user experience
  • Princípios básicos de user experience
  • Factores de sucesso de uma experiência digital
  • Objetivos do utilizador objetivo de negócio
  • Definição de usabilidade
  • Avaliação heurística
  • Acessibilidade

Visual Design

  • Procura e identificação de referências visuais
  • Moodboards
  • Brainstorming
  • Princípios do visual design
  • Elementos fundamentais do visual design (cor, tipografia, estilos de texto, iconografia, ilustração, fotografia, etc.)
  • Grelhas
  • Design system
  • Tendências do design digital

Fundamentos de Design Thinking

  • Introdução ao Design Thinking: o que é, para que serve e como funciona?
  • Aplicações do Design Thinking ao Design de Comunicação.
  • Técnicas de Pesquisa Empática, Ideação, Prototipagem e

User Research

  • Definição de user research
  • Entrevistas
  • Questionários
  • Personas
  • User stories
  • Customer experience map
  • Estudos etnográficos/observação

Arquitetura de Informação

  • Definição de arquitetura de informação
  • Definição de taxonomia
  • Estratégia de conteúdos
  • Card Sorting (analógico e digital)
  • Site map
  • Definição de user flows
  • Tree testing
  • Ferramentas digitais (Optimal Workshop)

Wireframing

  • Fundamentos wireframing
  • Wireframing, como o Miro, FigJam, Balsamiq, etc…
  • Site maps, User flows e Wire flows

UX Writing

  • O que é UX writing
    • A importância do conteúdo
    • Diferentes tipos de conteúdo
    • Escrita e design
  • Princípios fundamentais
    • Foco no utilizador
    • Utilidade, clareza, concisão e conversação
    • Acessibilidade e inclusão
  • O tom e a voz
    • Diferença entre tom e voz
    • Definir um tom de voz
    • Style guides
  • Componentes de UI
    • Títulos e descrições
    • Mensagens: alerta, erro e confirmação
    • Botões: CTA e outros comandos
    • Text input fields, transições, empty states, tooltips e 404
  • Metodologia
    • Responsabilidades de um UX writer
    • Ferramentas
    • Localização
    • Medir o impacto
    • Pesquisa e testagem

Design de Interação

  • Definição de design interativo
  • Princípios de interacção
  • Princípios de animação para digital product design
  • Definição de responsive design
  • Taxonomia dos gestos
  • Desenho de processos interactivos simples (login, registos, preenchimento de formulários, etc.)
  • Ferramentas digitais de prototipagem interativa

Motion for Interaction

  • Princípios de animação tradicional vs digital e de interação
  • Ferramentas
  • Micro-interações, animações de transição
  • Desenvolvimento de protótipo
  • Integrações

Prototipagem com Figma

  • Fundamentos Figma;
  • Ferramentas de desenho digital;
  • Básicos de Figma: ferramentas de design, interface e atalhos;
  • Componentes, Bibliotecas e Design Systems;
  • Community: Creative Commons, Templates & Plugins;
  • Ferramentas de Prototipagem
  • Handoff para código e documentação
  • FigJam: uma whiteboard para colaboração

User Testing

  • Definição de user testing
  • User testing Basics
  • Tipos de testes com utilizadores (qualitativos e quantitativos)
  • Testes de usabilidade (planeamento, realização e análise);
  • A/B testing
  • Métricas e análise de conversão
  • Ferramentas (Google Analytics, Hotjar, )

UX Strategy

  • Introdução a UX Strategy
  • Validação proposta de valor
  • Conhecer a concorrência/mercado
  • Value Innovation
  • Criação de protótipos para experimentação
  • Desenhar para conversão
  • Construir uma estratégia de UX
  • Next steps

Masterclass UX Portfólio

  • Estratégia de UX Portfólio
  • Estrutura de UX Portfólio
  • Estrutura de Case Studies
  • Design Artifacts – Seleção e apresentação
  • UX Portfolio entrevistas

Projeto: UX/UI

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

   Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

   Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, através do botão “Cancelar subscrição” ou “Unsubscribe” que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na política de privacidade

Especializado UX/UI Design

  • Datas
    12 Mai a 27 Out 2023
    Lisboa
  • Horário
    Pós-laboral
    2ª, 4ª e 6ª, das 19h00 às 22h00
  • Nº Horas
    150
  • Preço
    2050€

Especializado UX/UI Design

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade