• Presencial
  • Training

Especializado Design Thinking


Mais do que processos e ferramentas, Design Thinking é um mindset com foco nas pessoas, que permite revolucionar a forma de encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governos e sociedade.

O Design Thinking tem por objetivo fomentar uma cultura de inovação em situações e contextos complexos e de elevados níveis de incerteza, através de práticas estruturadas e ágeis, que promovem uma compreensão profunda das reais necessidades e valores das pessoas envolvidas.

O curso Especializado Design Thinking prepara-te para o mercado de trabalho, através do desenvolvimento de competências que são solicitadas em praticamente todas as ofertas de emprego da atualidade e que são também benefícios inerentes ao Design Thinking.

No final do curso, irás realizar um projeto que te permitirá aplicar todas as competências e conhecimentos adquiridos, de forma integrada.

 

Porquê apostar numa especialização em Design Thinking?

  • Empregabilidade
    Num mercado cada vez mais competitivo, e numa altura em que as empresas e organizações enfrentam inúmeros desafios, existe uma crescente procura por profissionais com competências inerentes ao Design Thinking: empatia, colaboração, foco na solução e capacidade de ajudar a encontrar soluções inovadoras.
  • Flexibilidade
    Sendo o Design Thinking passível de aplicar a todas as áreas e setores de atividade, poderás desenvolver a tua atividade nas mais variadas indústrias, e optar até por trabalhar de forma autónoma, em regime de freelancer, com liberdade na gestão dos teus horários.
  • Versatilidade
    Como o Design Thinking pode ser aplicado a qualquer área, as suas metodologias e ferramentas irão ajudar-te a encontrar soluções inovadoras em projetos ou contextos das mais variadas naturezas.

 

Por onde deves começar?

Com o curso Especializado Design Thinking vais:

  • Aprender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as melhores práticas de Design Thinking;
  • Dominar, explorar e aprofundar os principais processos e ferramentas de Design Thinking, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Aprender a facilitar workshops de cocriação e a aplicar o Design Thinking em projetos de inovação nas mais variadas vertentes para diferentes públicos, organizações, mercados e setores de atividade.

 

 

Cursos relacionados

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes desenvolver competências na área de Design Thinking para a sua aplicação e facilitação em projetos de inovação, complementando a tua formação-base e o teu currículo com um curso prático e reconhecido no mercado;
  • Pretendes alargar os teus horizontes e enriquecer as tuas competências com valências de Design Thinking, através de um curso com uma forte componente prática e ajustada às reais necessidades do mercado;
  • Já trabalhas com Design Thinking, e procuras fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És empreendedor e pretendes encontrar soluções para os desafios do teu projeto/negócio recorrendo ao Design Thinking.

Pré-requisitos

Para frequentares o curso Especializado Design Thinking deverás ser comunicativo, e ter uma mente criativa e curiosa.

Objetivos

No final do curso estarás apto a, através de práticas estruturadas e ágeis, encontrar soluções inovadoras para os problemas e desafios das organizações, empresas, governos e sociedade, e a facilitar workshops de cocriação e Design Thinking.

Programa

  • Fundamentos de Design Thinking (9h)
  • Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia (12h)
  • Workshop: Personas e Customer Journey Mapping (12h)
  • Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação (12h)
  • Design Thinking: Prototipagem e Teste (9h)
  • Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking (12h)
  • Projeto: Design Thinking (15h)

*O projeto decorre no formato Live-Training.

Fundamentos de Design Thinking

  • Contexto atual da inovação.
  • Design Thinking: O que é?
  • Design Thinking: Para que serve?
  • Design Thinking: Quais os benefícios?
  • Design Thinking: Como funciona?
  • Principais frameworks de Design Thinking: IDEO, d.school/Stanford, British Design Council, entre outras.
  • As etapas do Design Thinking: especificidades, formas de atuar e ferramentas.
    • Empathize > Define > Ideate > Prototype > Test.
  • O modelo Double-Diamond.
  • O perfil do Design Thinker.
  • Design Thinking aplicado: casos de estudo.

Design Thinking: Da Pesquisa à Empatia

  • A importância da pesquisa na contextualização da situação.
  • Definição do âmbito e do alvo da pesquisa.
  • Pesquisa qualitativa VS pesquisa quantitativa.
  • Triangulação da Pesquisa.
  • Técnicas de Desk Research
  • Técnicas de Field Research
  • Comunicação, Visualização e Sistematização dos resultados em Insights.
  • Reenquadramento do desafio após pesquisa.

Workshop: Personas e Customer Journey Mapping

  • Personas: o que são, como funcionam e para que servem;
  • Atividade Prática de Co-Criação: Construção de Personas.
  • Customer Journey Maps: que são, como funcionam e para servem;
  • Tipos de Journey Maps, suas especificidades e aplicações.
  • Atividade Prática de Co-Criação: Mapeamento da Jornada do Consumidor.

Design Thinking: Ideação, Iteração e Comunicação

  • O processo de ideação: o que é e como funciona.
  • Planeamento pre-ideação.
  • Técnicas de ideação.
  • Convergência de ideas em soluções.
  • Comunicação de soluções: Pitch e Persuasive Selling.

Design Thinking: Prototipagem e Teste

  • Prototipagem: o que é e como funciona.
  • Protótipos de alta e baixa fidelidade.
  • Técnicas de prototipagem para projetos de natureza diversos.
  • Técnicas de teste e validação de protótipos.
  • Processo de Iteração e melhoria.

Planeamento e Facilitação de Workshops de Co-Criação e Design Thinking

  • O papel do facilitador em workshops de co-criação e design thinking;
  • Planeamento e preparação;
  • Constituição de equipas;
  • Facilitação Online VS Facilitação Presencial;
  • Construção e preparação de canvas para grupos e objetivos específicos;
  • Utilização do Miro para facilitação;
  • Técnicas de Facilitação para as diversas fases do Design Thinking;
  • Gestão de situações e pessoas difíceis;
  • Técnicas de observação, comunicação e feedback;
  • Prática de briefing e debriefing em projetos.

Projeto de Imersão: Design Thinking Experience

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

   Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

   Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, através do botão “Cancelar subscrição” ou “Unsubscribe” que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na política de privacidade

Especializado Design Thinking

  • Datas
    12 Abr a 26 Jul 2021
    Lisboa
  • Horário
    Pós-laboral
    2ª e 4ª, das 19h00 às 22h00
  • Nº Horas
    81
  • Preço
    1480€

Especializado Design Thinking

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade