As emoções determinam em grande medida a direção da nossa vida, tanto no que se refere à forma como nos relacionamos connosco próprios, como no que se refere às nossas relações interpessoais, familiares, e de trabalho. Aprender a compreender, reconhecer e controlar as emoções é o primeiro passo tanto para o nosso sucesso profissional e bem-estar pessoal, como para o daqueles que nos rodeiam.
As organizações enfrentam um grande desafio: a gestão do capital humano. As características individuais, aptidões intelectuais, valores e motivações são elementos que influenciam as ações dos membros da empresa. Assim, saber avaliar corretamente os estados de espírito próprios e alheios, gerir as próprias emoções e as dos colaboradores torna-se uma tarefa importante para a melhoria dos desempenhos individuais e de produtividade empresarial. Ser-se emocionalmente inteligente torna-se um requisito de extrema importância para o sucesso profissional e para a eficácia pessoal.
Espera-se, assim, que no final da ação os participantes sejam capazes de adquirir e desenvolver competências no âmbito da gestão inteligente das emoções, perspetivando o seu enquadramento na realidade empresarial.
No final desta ação, os participantes vão ser capaz de:
- Conhecer os conceitos de Inteligência Emocional
- Promover o Autoconhecimento e Autocontrolo do reportório emocional dos participantes
- Perceber em que consiste a Inteligência Emocional
- Compreender as limitações do conceito de QI para o Sucesso Pessoal e Profissional e fazer uso do QE no trabalho
- Desenvolver o Autodomínio, a AutoConfiança e o Autoconhecimento, a partir da compreensão do conceito de Inteligência Emocional.
- Desenvolver habilidades interpessoais através da Inteligência Emocional
- Identificar os principais bloqueios à criatividade
- Implementar ferramentas de pensamento criativo