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- Horário
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Tarde
das 14h00 às 17h30
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- Local
- Porto
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- Calendário
- 14 Jun. 2022 a 20 Jun. 2022
O atendimento representa uma ferramenta muito importante para as organizações.
O bom atendimento não se restringe ao Cliente Externo que compra/adquire os nossos produtos ou serviços, ele está também estreitamente relacionado com os colaboradores – o designado Cliente Interno. A organização tem uma imagem a manter junto do seu Cliente Interno e Externo, de molde a garantir a satisfação plena de todos, com vista ao bom ambiente interno da organização e ao aumento da satisfação e dos lucros.
Destinatários
Pessoas que exerçam, ou que esperem vir a exercer atividades profissionais que careçam de competências ao nível da venda e persuasão, nomeadamente na área comercial ou afins.
Objetivos
Objetivo Geral: Este curso pretende preparar os formandos que exercem a sua atividade profissional em departamentos comerciais de modo a poderem melhorar a sua relação com o cliente adotando métodos para o atendimento eficaz.
Objetivos Específicos: No final da ação, os participantes deverão ser capazes de:
- Conhecer o ambiente das necessidades e desejos dos clientes;
- Compreender a importância de um atendimento por excelência;
- Aumentar os índices de satisfação (global e parcial – por serviços e por clusters de clientes);
- Focalizar no cliente e ter perceção das suas necessidades e dificuldades;
- Melhorar a relação com o cliente, a comunicação verbal e a argumentação;
- Utilizar métodos para o atendimento eficaz presencial, telefónico e utilizando os restantes canais de comunicação no interface com os diferentes clientes dos serviços.
Metodologia
O Curso assentará numa metodologia ativa e interativa baseada em oficinas práticas e exercícios. As atividades propostas para a ação incluem:
- Método ativo
- Formação centrada no formando, promovendo a autoaprendizagem.
- Formação orientada para a prática de situações reais do quotidiano e dia-a-dia profissional utilizando role-plays, debates, e outros materiais que se verifiquem necessários que vão sendo devidamente integradas com breves enquadramentos teóricos sempre que seja necessário.
- Estratégia teórico-prática que conjuga simultaneamente os processos pedagógicos clássicos e comprovados com as tendências mais recentemente desenvolvidas em formação profissional.
- Aplicação de técnicas ativas de formação, apoiadas por diversos suportes audiovisuais e instrumentos práticos, com vista à dinamização dos participantes e à aquisição do saber-fazer.
- Fornecimento de documentação especializada relativa aos diversos conteúdos do programa.
Documentação: A Ação contempla Documentação de Apoio, Plano de Leitura a realizar durante o curso, e que servem de apoio após a finalização do mesmo.
Programa
- Enquadramento geral
- A mudança serviço ao cliente
- Tipos de clientes: motivações racionais e emocionais
- O serviço ao cliente: a componente processual e humana
- As fases do atendimento
- As técnicas do atendimento
- A importância do acolhimento como primeiro elemento de perceção de um atendimento de excelência
- A comunicação arquétipos e elementos do sistema
- Principais barreiras à comunicação
- A comunicação verbal e não-verbal
- A informação de retorno: o feedback
- O poder do comportamento no relacionamento interpessoal
- Os estilos / atitudes de comunicação
- Técnicas para o desenvolvimento de comportamentos assertivos
- A reclamação como oportunidade
- Regras de ouro na gestão de reclamações.
- Conclusões e encerramento da ação.
Enquadramento geral
- Introdução e objetivos
- Validação pelo formador das necessidades específicas dos formandos.
A mudança serviço ao cliente
Tipos de clientes: motivações racionais e emocionais
O serviço ao cliente: a componente processual e humana
As fases do atendimento:
- Acolhimento
- Exploração do pedido
- Respostas ao pedido
- Finalização do atendimento.
As técnicas do atendimento
A importância do acolhimento como primeiro elemento de perceção de um atendimento de excelência
A comunicação arquétipos e elementos do sistema
Principais barreiras à comunicação
A comunicação verbal e não-verbal
A informação de retorno: o feedback
O poder do comportamento no relacionamento interpessoal
Os estilos / atitudes de comunicação
Técnicas para o desenvolvimento de comportamentos assertivos
A reclamação como oportunidade
Regras de ouro na gestão de reclamações
Conclusões e encerramento da ação