Apresentação – 3h
- Boas-vindas
- Explicação detalhada da Academia e seus conteúdos
- Esclarecimento de processos e procedimentos inerentes
Programação Java Orientada a Objetos – 35h
- Variáveis e tipos de dados
- Expressões, operações e operadores
- Regras de precedência, ordens de avaliação
- Introdução à algoritmia
- Estruturas de decisão
- Estruturas cíclicas
- Definir e invocar métodos
- Paradigma da programação orientada objetos (OOP)
- Classes e Objetos
- Atributos e Métodos
- Polimorfismo
- Abstração
- Encapsulamento
- Herança
- Interfaces
- Numbers, Strings, Data e localização
- Módulos
Workshop 1: Algorithm Junior Challenge – 3,5h
- Exercícios práticos para materialização de conceitos OOP e algoritmia.
Pioneering Java Applications – 7h
- Apresentação de um ambiente de trabalho
- Expectativas de um ambiente profissional
- Ferramentas, softwares e procedimentos mais usados
- Introdução ao Projeto prático
JavaFX Java GUI Design – 7h
- Implementação de interfaces gráficas com JavaFX
- Introdução à biblioteca gráfica Java FX
- Ferramentas de desenvolvimento interfaces gráficas
- Estrutura básica dos programas
Workshop 2: Version Control – GIT – 7h
- Git & GitFlow
- Git common commands (add, commit, status, checkout, branch)
- Bitbucket / Github
- Sourcetree
Fundamentos de BD e SQL com Aplicações JDBC – 35h
- Conceitos de RDBMS, DDLs / DMLs
- Base de Dados Relacional
- Tabelas, registos e campos
- Relações (1-1, 1-Muitos, Muitos-Muitos)
- Seleção de dados com linguagem SQL
- Pesquisar com o comando SELECT
- Filtrar com o comando WHERE
- Ordenar com o comando ORDER BY
- Agrupar com o comando GROUP BY
- Pesquisas complexas (Inner Joins, Outer Joins, Nested Queries)
- Alteração de dados com linguagem SQL
- Inserção de dados com o comando INSERT INTO
- Atualizar dados com o comando UPDATE
- Apagar dados com o comando DELETE
- Biblioteca Java de Acesso a dados JDBC
- Utilização de aplicações Java para manutenção de dados
- Normalização de bases de dados e formas normais
- Introdução ao conceito de ‘Repository’, alinhado a padrões de desenho.
Coding Solution – The idea – 7h
- Implementação do projecto prático
- Projeto utiliza conceitos de OOP, arquitetura de sistemas, JDBC e persistência de dados tanto em Java SE como em Java FX a utilizar uma interface gráfica.
Introdução à Engenharia de Software – e-Learning
- UML:
- Diagrama de Use Cases;
- Diagrama de Classes
- Diagrama de Atividades
- Diagramas de Interação
- Diagrama de Estados
- Diagramas Físicos
- Introdução aos métodos de desenvolvimento de Sistemas de Informação
- Manutenção automática de código Java a partir de diagramas UML
- Tipos de padrões de desenho:
- Padrões criação objetos (Ex: Singleton, Factory, Prototype)
- Padrões estruturais (Ex: Composite, Decorator, Proxy, Facade)
- Padrões comportamento (Ex: Mediator, Observer, State, Chain of responsability)
- Critérios de escolha e utilização dos padrões de desenho
- Implementação de exemplos de utilização de padrões com linguagem Java
Seminário 1: Java Web API with Spring Boot – 3,5h
- Apresentação do que é uma API, REST e JSON.
- Implementar uma API com o código fonte do projeto existente com Spring Boot.
Soft Skills of a JAVA programmer – 3h
- Diferentes abordagens nas metodologias de trabalho
- Comunicação no trabalho em equipa
- Capacidade de concentração e atenção ao detalhe
- Aprendizagem Contínua
Programação Java – 35h
- JShell
- Estruturas de dados e Coleções
- Exceções
- Programação funcional (Java Streams)
- Concorrência / Paralelismo
- IO / NIO2
- Genéricos
Coding Solution – The Application – 7h
- Fim do projeto, encerramento e conclusões.
- Prós e contras das diferentes abordagens utilizadas e aprendidas.
Seminário 2: Unit Testing – 3,5h
- Introdução a Tipos de testes
- Testes unitários
Workshop 3: Integration and Delivery – 3,5h
- Como realizar uma entrega, do que consiste e como é feita
- Apresentação de ferramentas de Continuous Integration / Continuous Delivery
Java Senior Challenge – 21h
- Projeto prático completo elaborado em grupo utilizando todo o conteúdo técnico-teórico obtido nos módulos da Academia.
- Utilização de metodologias ágeis, ferramentas de versionamento de código e entregas contínuas.
APE – Ação de Preparação para Exame 1Z0-829 – 14h
- Sessões de preparação para exame que serão conjugadas com autoestudo para exame
Seminário: Back-end, Front-end & Fullstack – 3,5h
- Competências e responsabilidade das diversas áreas técnicas em uma empresa.
Java Frameworks – 14h
- Spring MVC / Boot
- Ferramentas de ‘API Development’ e DaaS (Documentation as a Service)
- Postman
- Insomnia
- Swagger.
- Servidores Aplicacionais
- Tomcat
- Wildfly (JBoss)
- Glassfish
- WebLogic
- WebSphere
Seminário: Dependency Manager – 3,5h
- Apresentação de ferramentas de Gestão de Dependências
Project I – 7h
- Implementação de uma API em REST a usar Spring Boot, Data, Security (LDAP/Oauth) e Swagger
Static Web with HTML5 and CSS3 – 10,5h
- Conceitos de criação de páginas de Internet
- Sintaxe e regras HTML
- Elementos HTML
- Sintaxe e Regras CSS
- Propriedades CSS
- CSS3 Media Queries
- Responsive Web Design
Interactive Browsing with JavaScript/TypeScript – 24,5h
- DOM: Document Object Model
- Aceder aos elementos que pretendemos
- Aceder ao texto dos elementos do documento
- Aceder aos atributos dos elementos
- Interação com CSS
- Listeners para eventos
- TypeScript
- Classes e interfaces
- Observables
- ECMA 6
Javascript Frameworks – 3,5h
- Vanilla JS vs. Javascript frameworks
- Angular, React, Svelte, Vue.js
Web Development with React – 21h
- Introduction to React
- Break the UI into a components hierarchy
- React and imperative Programming
- Basic REACT API
- REACT DOM package and its API
- React & Declarative Programming using JSX
- Components and Expression
- Components and State, Properties, Events
- Parent/Child Relationships
- Reusable Components
- Forms
- Component Lifecycle
- Add-ons
- Server-side Integration with Ajax
- Managing App State with Redux
- Intermediate Redux Middleware
- React Router + Redux Form
Project II – 7h
- Continuação do projeto, com utilização de spring data, spring security, swagger entre outros.
Angular Fundamentals – e-Learning
- The most compelling reason to learn Angular in 2023
- The easier way to code Angular apps
- Let’s build a Web3 startup with Angular
- Why I use a view model stream for my Angular templates
- Why use OnPush in Angular? Not for performance
- What a professional Angular development workflow looks like
- ChatGPT just built my entire app in minutes…
- Can AI explain the most challenging Angular concept?
Java Design Patterns – 3,5h
- Creational Patterns
- Structural Patterns
- Behavioral Patterns
- Filters & Interceptors
Certificação Rumos Expert (CRE): Java Developer – 14h
- Desenvolvimento de um projeto 100% prático e transversal a toda a matéria abordada.
Developing Applications for the Java EE 7 Platform Ed 1 – 35h
- Introduction to Java EE
- Managing Persistence by Using JPA Entities
- Implementing Business Logic by Using EJBs
- Using Java Message Service API
- Implementing SOAP Services by Using JAX-WS
- Creating Java Web Applications by Using Servlets
- Creating Java Web Applications by Using JSPs
- Implementing REST Services using JAX-RS API
- Creating Java Applications with WebSockets
- Develop Web Applications Using JavaServer Faces
- Securing Java EE Applications
APE – Ação de Preparação para Exame 1Z0-900 – 3,5h
- Sessões de preparação para exame para esclarecimento de dúvidas de exame
Sessão de Encerramento – 1h
- Encerramento de ciclo formativo