• Presencial
  • Training

Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design


Com o crescimento da indústria digital, a procura por profissionais de UX/UI tem aumentado exponencialmente, tanto em território nacional como internacional.

É crescente a procura de pessoas (designers) que sejam curiosas pelo mundo que as rodeia, que sejam destemidas e capazes de desafiar convenções, para assim ajudarem na criação e construção de produtos e serviços digitais que tornem o dia-a-dia de todos nós bem mais simples, e nos ajudem a satisfazer as nossas necessidades mais específicas.

Ao optares por uma carreira de UX/UI Designer terás espaço e liberdade para pensar profundamente e de forma holística sobre as linguagens visuais, irás prestar maior atenção ao pormenor, às hierarquias visuais, à tipografia, ao espaço, à cor, e ao equilíbrio, e serás responsável por realizar e manter a qualidade do design ao longo de todas as fases de um projeto digital.

Serás também o recurso que estabelecerá as guidelines e ajustará cada pixel para garantir que o resultado final é o ideal, conjugando a forma e a função no produto final que produzirás.

Na Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design vais aprender a aplicar os fundamentos base das teorias de design, centrados no utilizador e nos princípios de interação, e o modo como poderás inseri-los no contexto do digital e nos processos de produção standard da indústria digital.

Condições Financeiras

  • Taxa de inscrição: 295€, dedutível no valor total.
  • Possibilidade de pagamento faseado para particulares, até 9 prestações, sem juros.
  • Estudantes não residentes no território nacional, terão de efetuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição.
  • Os valores apresentados não incluem IVA. Isenção do valor do IVA a particulares.
  • Para informações completas sobre os requisitos, descontos e condições financeiras disponíveis, contacte-nos através do formacao@rumos.pt ou do botão Saber Mais.

Porquê apostar numa carreira em UX/UI?

  • Empregabilidade
    Com a crescente integração do digital no mercado empresarial, são cada vez mais as empresas que procuram profissionais qualificados, capazes de desenvolver produtos/serviços digitais que concretizem os objetivos traçados para o negócio.
  • Liberdade
    Uma vez que se trata de uma área profissional com uma forte componente criativa, enquanto profissional terás uma grande liberdade na gestão dos teus horários, e informalidade no teu dia-a-dia profissional. E, considerando os largos investimentos de empresas internacionais nesta área, é muito comum a criação de equipas de UX/UI que reúnam profissionais dos vários países integrantes do projeto, e como consequência disto existe uma maior probabilidade de o trabalho ser remoto, e de ocorrerem viagens a título profissional.
  • Reconhecimento
    Dada a elevada procura, e pouca quantidade de profissionais qualificados disponíveis no mercado, de modo a capitalizar os especialistas com know-how e experiência, o nível salarial praticado pelas entidades empregadoras encontra-se acima da média.

 

Por onde deves começar?

Com a Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design vais:

  • Apreender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as boas práticas no mercado de UX/UI design;
  • Dominar as disciplinas mais relevantes ligadas ao desenvolvimento de produtos digitais, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional através dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, para que possas demonstrar a tua criatividade, empatia e capacidade de execução às entidades empregadoras.
  • Ter o apoio da FLAG na procura ativa de uma oportunidade profissional através do nosso Career & Employability Hub. Esta equipa especializada gere uma rede com mais de uma centena de parceiros com necessidades de atração de novos talentos e visa a integração dos nossos alunos com avaliação igual ou superior a 16 valores no mercado de trabalho.

Que profissões me esperam?

Ao complementares com sucesso este curso estarás apto a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de:

  • UX Research, enquanto responsável pela pesquisa do design de produto, onde terás como função principal entender os comportamentos, necessidades, motivações e problemas do utilizador.
  • Arquitetura de Informação, enquanto designer responsável pela estruturação de websites e aplicações, de forma a garantires uma experiência positiva para o utilizador.
  • Visual Design, enquanto especialista que transforma protótipos em designs visuais, colocando em prática os teus conhecimentos sobre elementos gráficos, marcas e estilos.
  • UX/UI Development, função na qual irás combinar os conhecimentos de UX/UI Designer com as principais habilidades de desenvolvimento de front-end, como JavaScript, HTML e CSS.

 

Formação em parceria com

Cursos relacionados

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira na área de UX/UI, e procuras complementar o currículo com formação prática que te ajude a integrar rapidamente no mercado de trabalho;
  • És profissional na área de comunicação – designer – ou programação web e procuras enriquecer o teu portfólio, alargar os teus horizontes e melhorar as tuas competências com valências na área de UX/UI design (design de interação, usabilidade e user experience, e otimizar a tua performance na produção de interfaces para plataformas web e mobile);
  • Desempenhas uma função como UX/UI designer e precisas de fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És um empreendedor e pretendes dar forma aos teus projetos;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado de Digital Product e UX/UI Design.

Pré-requisitos

Para frequentares a Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design deverás ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador, e preferencialmente conhecimentos gerais em ferramentas gráficas.

Será uma mais-valia que tenhas gosto pela criatividade e pela área de web, nomeadamente plataformas digitais.

Considerando o elevado grau de exigência das Academias FLAGProfessional é fundamental que sejas organizado, focado e disciplinado, para que consigas garantir o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Programa

  • Sessão de onboarding (3h)
  • Fundamentos de UX/UI Design (9h)
  • Visual Design (9h)
  • Fundamentos de Design Thinking (9h)
  • User Research (12h)
  • Arquitetura de Informação (12h)
  • Wireframing (9h)
  • UX Writing (12h)
  • Design de Interação (6h)
  • Motion for Interaction (6h)
  • Prototipagem com Figma (24h)
  • User Testing (9h)
  • UX Strategy (6h)
  • Masterclass (3h)
  • UX Portfolio (6h)
  • Projeto: UX/UI (18h)
  • Fundamentos de Digital Product Design (6h)
  • Agile UX (12h)
  • Design Ops (6h)
  • Product Discovery (18h)
  • Design Sprints (15h)
  • Product Design (12h)
  • Design Systems (9h)
  • Masterclass (3h)
  • Projeto: Digital Product (21h)

Sessão de Onboarding

Fundamentos de UX/UI Design

  • Definição de user experience e user interface
  • Elementos da user experience
  • Princípios básicos de user experience
  • Factores de sucesso de uma experiência digital
  • Objetivos do utilizador objetivo de negócio
  • Definição de usabilidade
  • Avaliação heurística
  • Acessibilidade

Visual Design

  • Procura e identificação de referências visuais
  • Moodboards
  • Brainstorming
  • Princípios do visual design
  • Elementos fundamentais do visual design (cor, tipografia, estilos de texto, iconografia, ilustração, fotografia, etc.)
  • Grelhas
  • Design system
  • Tendências do design digital

Fundamentos de Design Thinking

  • Introdução ao Design Thinking: o que é, para que serve e como funciona?
  • Aplicações do Design Thinking ao Design de Comunicação.
  • Técnicas de Pesquisa Empática, Ideação, Prototipagem e

User Research

  • Definição de user research
  • Entrevistas
  • Questionários
  • Personas
  • User stories
  • Customer experience map
  • Estudos etnográficos/observação

Arquitetura de Informação

  • Definição de arquitetura de informação
  • Definição de taxonomia
  • Estratégia de conteúdos
  • Card Sorting (analógico e digital)
  • Site map
  • Definição de user flows
  • Tree testing
  • Ferramentas digitais (Optimal Workshop)

Wireframing

  • Fundamentos wireframing
  • Wireframing, como o Miro, FigJam, Balsamiq, etc…
  • Site maps, User flows e Wire flows

UX Writing

  • O que é UX writing
    • A importância do conteúdo
    • Diferentes tipos de conteúdo
    • Escrita e design
  • Princípios fundamentais
    • Foco no utilizador
    • Utilidade, clareza, concisão e conversação
    • Acessibilidade e inclusão
  • O tom e a voz
    • Diferença entre tom e voz
    • Definir um tom de voz
    • Style guides
  • Componentes de UI
    • Títulos e descrições
    • Mensagens: alerta, erro e confirmação
    • Botões: CTA e outros comandos
    • Text input fields, transições, empty states, tooltips e 404
  • Metodologia
    • Responsabilidades de um UX writer
    • Ferramentas
    • Localização
    • Medir o impacto
    • Pesquisa e testagem

Design de Interação

  • Definição de design interativo
  • Princípios de interacção
  • Princípios de animação para digital product design
  • Definição de responsive design
  • Taxonomia dos gestos
  • Desenho de processos interactivos simples (login, registos, preenchimento de formulários, etc.)
  • Ferramentas digitais de prototipagem interativa

Motion for Interaction

  • Princípios de animação tradicional vs digital e de interação
  • Ferramentas
  • Micro-interações, animações de transição
  • Desenvolvimento de protótipo
  • Integrações

Prototipagem com Figma

  • Fundamentos Figma;
  • Ferramentas de desenho digital;
  • Básicos de Figma: ferramentas de design, interface e atalhos;
  • Componentes, Bibliotecas e Design Systems;
  • Community: Creative Commons, Templates & Plugins;
  • Ferramentas de Prototipagem
  • Handoff para código e documentação
  • FigJam: uma whiteboard para colaboração

User Testing

  • Definição de user testing
  • User testing Basics
  • Tipos de testes com utilizadores (qualitativos e quantitativos)
  • Testes de usabilidade (planeamento, realização e análise);
  • A/B testing
  • Métricas e análise de conversão
  • Ferramentas (Google Analytics, Hotjar, )

UX Strategy

  • Introdução a UX Strategy
  • Validação proposta de valor
  • Conhecer a concorrência/mercado
  • Value Innovation
  • Criação de protótipos para experimentação
  • Desenhar para conversão
  • Construir uma estratégia de UX
  • Next steps

Masterclass UX Portfólio

  • Estratégia de UX Portfólio
  • Estrutura de UX Portfólio
  • Estrutura de Case Studies
  • Design Artifacts – Seleção e apresentação
  • UX Portfolio entrevistas

Projeto: UX/UI

Fundamentos de Digital Product Design

  • O que é digital Product Design
  • O que faz um product designer?
  • Processos de desenvolvimento de produto
  • Etapas da criação de um produto
  • Processos de Design
  • Design enquanto metodologia para resolver problemas

Agile UX

  • Projetos vs Operações
  • O que é um projeto?
  • Lean
  • Manifesto Agile
  • Minimum Viable Product
  • Waterfall vs Agile
  • Kanban
  • Scrum

Design Ops

  • Introdução ao Design Ops
  • Design Ops como estrutura de apoio à Prática do Design
  • Proposta de Valor do Design
  • Como o Design acrescenta valor a uma organização
  • Modelos de equipa e papéis
  • Breakdowns
  • Introdução ao Canvas DesignOps
  • Utilizar o Canvas DesignOps para avaliar operações

Product Discovery

  • Research dados, análise de negócio, trabalho de campo, user Scenarios
  • Criar serviços e experiências que as pessoas gostam de usar
  • Levantar requisitos com empatia e foco no utilizador
  • Planear o desenvolvimento de produtos centrados no utilizador
  • Evoluir o produto utilizando métricas
  • Trabalhar UX com ferramentas de estratégia, geração de ideias, planeamento de produto, pesquisa e validação.

Design Sprints

  • A Sprint – Planeamento
  • A preparação
  • Constituição de equipas
  • Logística – Espaço, agendas e material
  • As 6 fases da Sprint
  • Quem são os utilizadores? Quais as necessidades de negócio?
  • Quais os constrangimentos técnicos?
  • Estratégia e Foco
  • Explorar o maior número de ideias
  • Selecção das melhores ideias
  • Técnicas de votação e decisão
  • Demos
  • Protótipos físicos
  • Testes com utilizadores
  • Validação com stakeholders e viabilidade técnica Case Studies
  • Case studies

Product Design

  • Design enquanto metodologia para resolver problemas
  • O papel do digital Product Designer na Equipa de Desenvolvimento
  • Processo de design (etapas)
  • Conceito de MVP (Minimum Viable Product)
  • Fundamentos do design visual
  • Design de interação
  • Sketching User Experiences
  • Padrões e princípios de design
  • Design de interfaces: Mockup In, Prototyping
  • Análise qualitativa e quantitativa
  • Testes com utilizadores
  • Avaliação heurística
  • Análise de métricas
  • Implementação do feedback

Design Systems

  • Design system ou pattern library?
  • Terminologia
  • Desenho UX
  • Código Front-end
  • Benefícios
  • Visão partilhada com designers e restantes stakholders
  • Consistência, Organização
  • O momento certo para iniciar um Design System?
  • Adaptações para equipas de diferentes tamanhos e composições
  • Estratégia e Ferramentas
  • Alavancar bibliotecas disponíveis na web
  • Construir uma biblioteca a partir do zero
  • Atomic Design
  • Ferramentas de optimização
  • Implantação de uma biblioteca de componentes
  • Feedback interno e externo
  • Manutenção de uma biblioteca de componentes
  • Quando actualizar um padrão
  • Regras para actualizações
  • Padrões de testes de usabilidade
  • Modelo organizacional para a equipa

Masterclass

Projeto: Digital Product

Inscreva-se

Dados Pessoais

Dados para faturação

   Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

   Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos. Pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, através do botão “Cancelar subscrição” ou “Unsubscribe” que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na política de privacidade

Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design

  • Datas
    26 Set a 28 Jun 2023
    Live Training
  • Horário
    Pós-laboral
    2ª, 4ª e 6ª, das 18h30 às 21h30
  • Nº Horas
    255
  • Preço
    2950€

Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade