Transformação Digital – A quarta revolução industrial chegou

Acelerando a Transformação Digital da sua Empresa através da implementação de Microsoft Office 365 e SharePoint Online

Por David da Silva Rosa
Manager, Enterprise Productivity & Collaboration
Rumos Serviços

David Rosa

A quarta revolução industrial chegou e está para durar. O mundo digital está em constante mutação, evoluindo a uma velocidade vertiginosa e caminhando a passos largos para a Cloud.

Do nosso ponto de vista, para terem sucesso, os líderes empresariais devem acolher rapidamente a transformação digital, ou seja, novas formas de conectar pessoas, dados e processos por forma a agregar um maior valor para os seus clientes.

Como sabemos, a natureza do papel das tecnologias de informação nas empresas mudou fundamentalmente.

Evoluiu para um investimento crítico em qualquer empresa de sucesso quase independentemente da sua dimensão. Infelizmente, e em poucos casos, os investimentos em tecnologia básica em vertentes tais como a colaboração, e-mail, comunicações e/ou segurança, representam uma vantagem competitiva. Estes investimentos representam simplesmente o custo de realizar negócios.

No entanto, muitas organizações lutam para implementar os sistemas, processos de decisão, mecanismos de controlo e user experiences que tornam possível uma transformação digital completa e eficiente. As empresas devem transformar os seus “serviços analógicos” core nos seus equivalentes digitais. Esses serviços incluem por exemplo o ciclo de vida da informação ou conteúdos, comunicações, colaboração e mecanismos de controlo e segurança a estes relacionados.

“As empresas devem transformar os seus ‘serviços analógicos’ core nos seus equivalentes digitais”

É um facto de que a obtenção de serviços e/ou tecnologias que possibilitem uma plataforma de trabalho conjunto/colaborativo e bidirecional pode ser um desafio. No entanto, a adoção de Microsoft Office 365 representa, na nossa ótica, um passo concreto nessa direção.

Em 2008, a Microsoft criou e disponibilizou uma oferta básica de Software-as-a-Service denominada de BPOS – Microsoft Business Productivity Online Services. Este serviço incluía um conjunto de ferramentas de colaboração e mensagens, fornecidos como um serviço de subscrição, proporcionando às empresas recursos avançados, sem a necessidade de implementação e manutenção do software nas suas instalações. Quase uma década depois, esta oferta é agora denominada como Office 365.

“O grande conceito de implementação que aconselhamos aos nossos clientes prende-se com a visão SharePoint on Top”

Office 365 Services

Imagem 1 – Office 365 Services

A versão mais recente do Office 365 é um conjunto de produtos baseado na Cloud que fornece um caminho unificado e crítico para a transformação digital de uma empresa, através do acesso às melhores ferramentas de colaboração e produtividade, podendo tirar o maior proveito dos benefícios que as tecnologias oferecem para o dia-a-dia.

Qual o papel do SharePoint Online na Transformação Digital da sua Organização?

O SharePoint permite a simplificação de tarefas, automatização de workflows e integração de processos de negócio em qualquer dispositivo e em qualquer lugar.

“Nunca esquecer o objetivo primordial da sua Transformação Digital: alinhar as tecnologias de informação com os processos de negócio da organização e seus objetivos estruturais”

Esta plataforma, com as suas constantes inovações, permite a gestão e partilha de conteúdos empresariais, know-how e apps por forma a proporcionar a construção de um workplace mais conectado, produtivo e eficiente.

E agora? Próximos passos?

A Transformação Digital representa também ela uma Transformação Cultural na sua Organização. A nossa área de Produtividade & Colaboração tem implementado, com enorme sucesso, diversas Intranets Corporativas sob Microsoft Office 365/SharePoint Online que tipicamente usufruem de toda a stack de serviços providenciada pelo Office 365.

Office Graph

Imagem 2 – Office Graph

O grande conceito de implementação que aconselhamos aos nossos clientes prende-se com a visão SharePoint on Top ou seja, o SharePoint como o centro de todas as user experiences empresariais presentes no Office 365.

Tipicamente, aconselhamos os nossos clientes a possuir uma Intranet Corporativa como o “Tronco Comum” da sua Cultura Empresarial, redirecionando para as “Ramificações”, sempre que necessário, podendo estas ser Portais Colaborativos/Departamentais ou outros serviços empresariais disponibilizados pela plataforma. Desta forma, conseguimos iniciar a criação de workplace efetivo de colaboração entre todos os colaboradores da sua organização.

Nunca esquecer o objetivo primordial da sua Transformação Digital: alinhar as tecnologias de informação e o que de melhor podemos retirar da tecnologia com os processos de negócio da organização e seus objetivos estruturais.

Modern Experiences no SharePoint Online

Imagem 3 – Modern Experiences no SharePoint Online

Interessado em conhecer um pouco melhor a nossa oferta? Consulte o nosso site em Enterprise Productivity & Collaboration.