Rumos Serviços migra Access Web App SIGO, da Fertagus, para Microsoft PowerApps

Com a descontinuação da funcionalidade da Microsoft “Access Services”, e consequentemente retirada da plataforma Microsoft Office 365 e SharePoint Online, a Fertagus, enquanto organização utilizadora de Access Web Apps para a criação de self-service applications, nomeadamente através da aplicação SIGO (Sistema Integrado de Gestão de Ocorrências), iniciou em 2018 com a Rumos Serviços um projeto de migração desta Access Web App para Microsoft PowerApps.

A aplicação SIGO, da Fertagus, tem como primeiro objetivo integrar todas as ocorrências relacionadas com a operação da Fertagus num único repositório. Ocorrências essas que poderão ser originadas tanto pela IP – Infraestruturas de Portugal, responsável pela manutenção e gestão da circulação ferroviária nacional, como por outros operadores ferroviários, clientes da Fertagus, pelos próprios serviços da Fertagus ou por entidades terceiras, confinantes da infraestrutura ferroviária.

De acordo com o Eng.º Paulo Cerqueira, Administrador da Fertagus, “trata-se, no fundo, do nosso ‘jornal de bordo’, onde são registadas todas as ocorrências e respetivos impactos. Assim, esses registos não se restringem, exclusivamente, ao serviço ferroviário, mas também incluem as ocorrências no âmbito da gestão do nosso serviço SulFertagus (serviço rodoviário), parques de estacionamento exteriores e autossilos.”

“Este manancial de informação permite à Fertagus um conhecimento profundo da sua atividade, através do tratamento desses mesmos dados, com recurso às mais recentes ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI, de onde retiramos valiosas informações, para a gestão diária da empresa”, afirma ainda o Eng.º Paulo Cerqueira.

Para David da Silva Rosa, Manager da área de Enterprise Productivity & Collaboration da Rumos Serviços:

“conseguimos migrar com sucesso uma Access Web App bastante complexa, com diversos ecrãs interligados, com uma fonte de dados bastante trabalhada, com ‘views’ e macros customizadas para uma Microsoft PowerApp, tendo ultrapassado a maior parte das limitações ainda inerentes a esta plataforma e desenvolvido novas funcionalidades através da interligação com outras tecnologias/produtos, tais como o Microsoft Flow, SharePoint Online e Microsoft Azure, em diversas vertentes. Esta migração representa mais um passo importante no seguimento do processo de transformação digital da Fertagus.”.

Com esta nova abordagem, a Rumos Serviços afirma ainda que a Fertagus poderá continuar a evoluir a sua PowerApp SIGO conforme as necessidades do seu negócio, sem a complexidade de outros tempos.

“Com esta Microsoft PowerApp, a Fertagus conseguiu não só migrar a anterior aplicação como melhorar a sua user experience e o conjunto funcional de suporte ao negócio. Parece-nos ser o caminho correto a seguir por outras empresas que dependem atualmente de Access Web Apps para a gestão parcial ou total dos seus processos de negócio.”, afirma ainda David da Silva Rosa.

O projeto foi dividido em três fases, tendo a primeira iniciado a 20 de março de 2018 e a última a 12 de junho, com o desenvolvimento de novas funcionalidades necessárias ao negócio e não existentes na anterior Access Web App.