Rumos Serviços desenvolve nova Intranet Corporativa da Agência de Modernização Administrativa, I.P.

A Rumos Serviços foi a entidade selecionada através do procedimento de contratação pública pela AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. para implementar, através da plataforma Microsoft 365/SharePoint Online, uma nova intranet corporativa capaz de promover a partilha de conhecimento e a disponibilização de informação em tempo real, proporcionando uma maior velocidade na adoção de novas políticas e procedimentos organizacionais.

A necessidade de uma reestruturação profunda do ponto de vista gráfico, de gestão de conteúdos e, principalmente, da comunicação entre os colaboradores foram alguns dos pré-requisitos para o desenvolvimento da nova intranet. O objetivo passava por implementar uma intranet capaz de oferecer aos colaboradores as ferramentas e informações necessárias para desempenharem melhor o seu trabalho, potenciando a produtividade e eficiência organizacional, bem como uma maior interação e colaboração.

De acordo com David da Silva Rosa, Manager da área de Modern Workplace & Apps, da Rumos Serviços:

“estamos muito satisfeitos com o resultado final, pois acreditamos que esta nova intranet, focada na comunicação entre os colaboradores, irá reforçar a cultura da organização e facilitar processos de mudança cultural, promovendo uma lógica de pertença por parte dos colaboradores face à nova intranet. Ao estabelecer uma plataforma para os colaboradores se conectarem, incentivamos a interação e o trabalho conjunto, a partir de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo. No contexto de pandemia em que vivemos, a ferramenta ganhou uma relevância ainda maior, dado que possibilita a todos os colaboradores o rápido acesso à informação, ao conhecimento e à rede de contactos organizacionais”.

Com a nova Intranet, a AMA passou a ter uma plataforma de comunicação mais interativa, capaz de otimizar os processos de negócio, melhorar o acesso à informação, impulsionar a colaboração, fortalecer a cultura corporativa, enriquecer as competências internas, alavancar a competitividade, encorajar a inovação e, ainda, facilitar a relação entre colaboradores.

Entre outras novidades, esta solução conta também com a integração direta de um conjunto de serviços e tecnologias Microsoft, através de um mecanismo de “single sign-on” – Microsoft Teams, Microsoft Power Platform (Power Apps, Power Automate), Microsoft Exchange Online, Microsoft Azure, bem como funcionalidades adicionais como a integração de QR Codes no diretório de contactos, permitindo aos utilizadores a cópia de dados de contacto para o telemóvel através de um simples scan.