Rumos completa 28 anos e evolui com cisão da empresa

A Rumos, empresa especializada na formação e consultoria em tecnologias de informação, celebra hoje o seu 28.º aniversário. Fundada em 1992, como centro de formação e certificação, rapidamente expandiu a sua atuação a outras áreas, nomeadamente à consultoria em tecnologias de informação.

Após uma jornada de expansão interna e aquisições, surgiu o grupo Rumos, hoje designado por Rumos – Knowledge Sharing®.

Este grupo, focado na geração e partilha de conhecimento, encontra-se hoje estruturado sob três sub-holdings empresariais: Education, Training e Consulting. Esta reorganização ao nível da holding gerou a cisão da empresa Rumos em duas empresas, uma dedicada à prestação de serviços de Formação em tecnologias de Informação, a Rumos II, Formação S.A., e outra dedicada à Consultoria em Tecnologias de Informação, a Rumos Serviços, S.A.

De acordo com Rui Correia, Presidente e CEO da Rumos Capital, S.A., empresa holding do grupo Rumos – Knowledge Sharing®, “no esforço contínuo de organização do grupo, a cisão da empresa Rumos foi um processo importante e inevitável, uma vez que internamente já era notável a autonomia entre ambas as atividades. Por um lado, o centro de competência líder em formação e por outro a crescente relevância e valor da atividade de consultoria tecnológica”.

Resultados 2019 & Objetivos 2020

O grupo alcançou em 2019 um volume de negócios global consolidado de 42 milhões de euros, melhorando e reforçando os resultados do ano anterior, evidenciando uma forte maturidade nas suas áreas de atuação. O objetivo para 2020 é continuar a crescer, apostando, para isso, na formação e contratação de uma centena de novos colaboradores, sobretudo, especializados nas áreas das TI.

Na área da Consultoria, as grandes novidades da Rumos para 2020 passam, essencialmente, por uma reestruturação da oferta que passará a ter as seguintes bases: Data Analytics & Artificial Intelligence; Digital Business Automation; Enterprise Service Management; Modern Workplace & Apps; Licensing; Project Management Office; Managed Services; IT Outsourcing; e Digital Design, Strategy & Marketing.

O reconhecimento da Rumos no mercado nacional da Formação tem proporcionado o alcance de novas parcerias tecnológicas, como foi o caso da Huawei e da IAPP – International Association of Privacy Professionals, em 2019, que vieram reforçar a oferta formativa certificada da Rumos. A conquista de novas parcerias está em vista para 2020, e vão dar continuidade à atualização e evolução do portfólio de formação da Rumos em áreas fundamentais e emergentes das TI. 2020 contará ainda com o reforço da parceria estratégica com a LLPA – Leading Learning Partners Association, uma exclusiva rede internacional de Centros de Formação de Tecnologias de Informação, onde se encontram os centros de referência de todo o mundo, sendo a Rumos a marca representativa do nosso país.

Na Educação, a Rumos Education continuará a empreender um ambicioso projeto plurianual, exigente e disruptivo, centrando todos os seus esforços e recursos pedagógicos na promoção das competências essenciais dos seus mais de 3.000 alunos, que designou de Aluno_21, em linha com as competências-chave, definidas pela OCDE como fundamentais para o século XXI e alinhadas coerentemente com as prioridades e estratégias de desenvolvimento de cada cidade e região onde atua.

Em jeito de balanço, o CEO do Grupo, Rumos – Knowledge Sharing®, Rui Correia, conclui: “ter em mãos o sucesso, satisfação e inspiração de mais de mil profissionais a par com a necessidade de continuar a dotar estes mesmos profissionais de competências para a adaptação, e superação, face à mudança, inovação, criatividade e resiliência, para um fim comum, o de continuarmos no caminho do crescimento e da inovação, de forma sustentável, é, sem dúvida, um desafio exigente e constante, que há que assumir com profundo sentido de missão, patente neste percurso de 28 anos”.