Skip to main content

Sinto-me um profissional mais completo!

O sucesso dos formandos Rumos é toda a motivação que precisamos e a razão porque continuamos a ser tão reconhecidos no mercado da formação. Descobre as suas histórias!

12 December, 2019

testemunho-base-de-dados

À procura de uma formação sólida que lhe permitisse saber o porquê das coisas, Marco Stiehl encontrou na Academia de Base de Dados & Business Intelligence da Rumos o que procurava e sente-se hoje um profissional mais completo e valorizado.

Qual era a sua área de formação e/ou profissional antes de ingressar na Academia Rumos?

Tenho Licenciatura em Engenharia Informática. Antes de ingressar a Academia Rumos, trabalhei durante 3 anos num projeto de cadastro de terras em Cabo Verde. No projeto para além de desempenhar funções de IT, também desempenhava funções de planeamento e de liderança de equipas.

Porque escolheu frequentar a Academia da Rumos?

Bases de Dados foi sempre a área que mais me despertava o interesse e com que eu mais me identificava. Na altura, antes de ingressar a academia, senti a necessidade de buscar uma formação que fosse sólida, exigente e reconhecida no mercado, a fim de adquirir mais conhecimentos e competências, mas principalmente que me permitisse perceber “o porquê das coisas”. Após várias pesquisas e de ter questionado várias pessoas com experiência na área, a Rumos foi a instituição que melhor se encaixava naquilo que eu procurava.

A Academia respondeu às suas expectativas? Quais os principais pontos positivos que destaca na formação?

No geral correspondeu as minhas expectativas. Como principais pontos eu destacaria:

  • A competência e disponibilidade dos formadores;
  • O ambiente de discussão e de troca de experiências que se vivia durante as sessões de formação;
  • As excelentes infraestruturas.

Que impacto considera que a Academia trouxe à sua carreira profissional?

Com a conclusão da academia, posso dizer que me sinto um profissional mais completo. Todos os conhecimentos, as competências e as vivências que pude experienciar fizeram com que hoje eu tenha mais solidez nos meus conhecimentos e me sinta mais valorizado. A academia despertou em mim uma vontade de aprender cada vez mais e de estar sempre atento às novas tendências.

Qual a sua situação profissional atual?

Por me ter dedicado quase que exclusivamente à academia, atualmente presto alguns serviços de consultoria de IT, remotamente, a uma empresa Moçambicana no ramo de cadastro de terras. Pretendo brevemente começar a trabalhar numa área relacionada com Business Intelligence, e poder aplicar os conhecimentos adquiridos e evoluir cada vez mais profissionalmente.

Que conselho daria a quem pensa frequentar uma formação deste tipo?

A frequência de uma formação deste tipo requer empenho, dedicação e muito estudo. Para além de ser fundamental seguir com atenção toda a base teórico-prática abordada durante as sessões de formação, os exames exigem uma atenção especial, sem a qual é muito difícil conseguir-se as tão almejadas certificações.

Voltaria a frequentar formação na Rumos?

Sim, pois o nível das formações é excelente e as ofertas da Rumos estão sempre em sintonia com as tendências e necessidades do mercado IT.