Rumos é parceira da Portuguese Women in Tech

Querendo contribuir para o aumento da visibilidade do papel das mulheres nas áreas tecnológicas e incentivar o interesse das jovens nestas áreas, a Rumos tornou-se parceira da Portuguese Women in Tech

No ambito dessa parceria, a Rumos associa-se à sua primeira hackathon com equipas exclusivamente de mulheres do ecossistema tecnológico, a decorrer no dia 28 de setembro, na Alfândega do Porto.

Durante oito horas intensas de trabalho, cada equipa, constituída por até 4 profissionais e uma estudante do ensino secundário, irá focar-se no desenvolvimento de uma solução tecnológica para as alterações climáticas, nomeadamente no âambito da Economia Circular, Mobilidade, Sistemas Alimentares, Gestão de Desperdícios ou Temperaturas Extremas.

A Portuguese Women in Tech Hackathon tem assim 2 grandes focos: por um lado, ter equipas com conhecimento técnico a desenvolver soluções inovadoras que possam impactar os diversos desafios que as alterações climáticas têm trazido para o nosso dia-a-dia; e por outro, dar oportunidade a jovens do ensino secundário de testemunharem, em primeira mão, a criação de produtos tecnológicos, aproveitando o momento para lhes apresentar uma realidade a que, na maior parte dos casos, só têm acesso mais tarde na sua carreira profissional. Com esta oportunidade, pretende-se motivar estas jovens a optarem pelas STEMs ou, pelo menos, abrir horizontes para novas realidades.

As regras da hackathon são simples: cada equipa vai colocar-se à prova para desenvolver e apresentar a melhor solução para um dos problemas, receber feedback de mentores (experts das várias temáticas estarão disponíveis para ajudar), aprender novas competências. Em causa está um prémio no valor de 1.500 euros para a equipa vencedora, que deverá ser utilizado por esta para implementar a solução desenvolvida.

Para saber mais sobre o evento, para se inscrever, visite o site oficial do evento aqui!