Skip to main content

Reprovei no exame, e agora?

Resolveste investir na tua carreira, fazendo uma certificação, mas o exame não correu bem? É natural que te sintas desanimado, mas não desistas já!

12 September, 2022

Reprovei-no-exame

Resolveste investir na tua carreira, fazendo uma certificação. Escolheste a mais adequada aos teus objetivos, estudaste, preparaste-te, e ainda assim o exame não correu bem. É natural que te sintas desanimado, mas não desistas já!

 

Muitos profissionais, mesmo com muita experiência, não passam à primeira. E qualquer que tenha sido a razão da falha – falta de concentração ou confiança, stress, dificuldade em interpretar as perguntas ou não te teres preparado adequadamente – agora tens uma vantagem: já conheces todo o processo e já fizeste toda a parte do estudo! Esta experiência vai ajudar-te quando te voltares a propor a exame.

Estas são algumas das sugestões do que podes fazer para te preparares para que a tua próxima tentativa corra melhor:

  • Confirma logo de seguida quando podes repetir o exame. Nalguns casos, podes refazê-lo passado 24 horas (como é o caso da Microsoft ou Red Hat), outros apenas algum tempo depois (14 dias para o caso da AWS). Por norma, não há limite para o número de vezes que podes repetir o exame, embora possas ter de esperar mais tempo, depois de várias tentativas falhadas. O preço é também usualmente igual ao do exame inicial, mas por vezes há campanhas especiais de desconto, por isso, informa-te quando comprares o teu exame.
  • Marca a repetição do exame o mais cedo que conseguires: a não ser que tenhas falhado por muito e aí precisas de tempo para estudar, o mais provável é já teres todo o conhecimento que precisas e, se esperares muito, terás de rever tudo de novo.
  • Assim que possas, e com a memória fresca, escreve tudo o que te lembras do teu exame.
  • Nos dias seguintes:
    • Revê os tópicos que apontaste e procura a resposta às perguntas nos teus manuais ou online. Procura mesmo as que tinhas a certeza de que estavam certas.
    • Verifica, no relatório do teu exame, quais as áreas em que tiveste pior resultado e revê essas áreas de estudo.
    • Faz, ou refaz, practice tests. As perguntas não são as iguais às do teu exame, mas vais perceber que agora consegues percebê-las melhor.

 

  • No dia do exame, não estudes muito e descansa antes do exame. Esta pausa é muito importante para te sentires mais calmo, manteres as ideias claras e não baralhares todo o conhecimento que tens.
  • Lembra-te que, quando obtiveres a tua certificação, não importa (e ninguém saberá) quantas tentativas fizeste para a obter!

 

 

Ainda não fizeste o exame, mas já estás preocupado?

Alguns fabricantes oferecem packs de certificação que incluem uma segunda tentativa, por um valor adicional. É mais económico do que se tiveres de comprar o novo exame separadamente, e pode ajudar a sentires-te menos ansioso. Informa-te quando comprares o teu exame.

 

Dúvidas ou marcação de Exames? Contacta-nos pelo exames@training.rumos.pt!