Skip to main content

Qualidades intrínsecas do Profissional Certificado

Além dos benefícios a nível de competências técnicas, a obtenção de uma certificação técnica demostra outros valores, mais intrínsecos e pessoais, e menos óbvios mas igualmente importantes

17 October, 2022

Qualidades-intrinsecas-prossional-certificado

 

 

As certificações técnicas não são uma novidade na vida da maior parte dos profissionais, mas têm uma especial relevância em TI. A sua importância é reconhecida tanto pelos profissionais que as obtêm como pelas empresas empregadoras.

Em Portugal, como no resto do mundo, as principais razões para a procura de certificações prendem-se com o desejo de evolução profissional, quer seja no seu atual contexto e função quer seja para alargar o seu leque de novas oportunidades. Mas além dos benefícios inequívocos a nível de competências técnicas, a obtenção de uma certificação técnica demostra outros valores, mais intrínsecos e pessoais, que sendo menos óbvios, são igualmente importantes, e que tanto os profissionais certificados como as empresas recrutadoras reconhecem:

  • Disciplina, foco em objetivos

Uma certificação não é fácil de alcançar só com o conhecimento obtido pela experiência ou formação. É necessário empenho, estudo e preparação específica para o exame. Esse esforço demostra determinação, disciplina e foco no alcance de objetivos, tudo características valorizadas pelas empresas, em mercados cada vez mais competitivos.

  • Comprometimento com a sua área profissional

A vontade de investir tempo, esforço e dinheiro na obtenção de uma certificação, é uma boa indicação da importância que o profissional dá ao seu desenvolvimento, e do seu gosto e nível de comprometimento com uma determinada área de expertise. Por estas razões, os profissionais certificados são também percebidos com de maior confiança e mais capazes de ocupar posições de liderança.

  • Preparação para mercados globais

Com a maior parte das certificações a terem reconhecimento mundial, os profissionais certificados estão numa melhor posição para integrarem equipas globais. O seu perfil e competências técnicas são mais facilmente reconhecidas como respeitando práticas e standards de performance globais, sem necessidade de testes de equivalência de conhecimentos.

  • Maior confiança e autonomia

Com as certificações a serem permanentemente atualizadas para refletirem, com cada vez mais precisão, o ambiente e as atividades reais de trabalho, a obtenção de uma certificação dá ao profissional certificado um incremento adicional de confiança. Toma decisões mais bem informadas, a qualidade do seu trabalho melhora, bem como a sua capacidade de trabalhar de forma mais autónoma.

  • Catalisadores de inovação e crescimento

O facto de apostarem em certificações, mostra que estes profissionais estão preocupados em acompanhar a evolução tecnológica, a manterem-se atualizados e relevantes, e mais dispostos a incentivar a sua organização a adotar essas inovações. Conseguem ter uma visão mais abrangente das potencialidades da tecnologia, e são mais criativos na sua utilização como resposta à mudança e ao crescimento do negócio.

  • Embaixadores de uma cultura de aprendizagem

Com as organizações a necessitarem de se manterem competitivas, a criação de uma cultura de aprendizagem, que valorize a constante aquisição de conhecimento, é hoje um imperativo para organizações inovadoras. Para este tipo de organizações, estes profissionais provam ter já o mindset correto para se integrarem nas suas equipas, podendo mesmo servir como impulsionadores do crescimento do nível de qualificação dos restantes elementos da organização.

 

Em suma, as certificações técnicas aportam, ao perfil do profissional de TI, um valor que vai muito além das competências técnicas, sendo muitas vezes um fator decisivo na contratação de novos colaboradores. De facto, num estudo realizado pela Rumos no final de 2021 (1), as certificações são o 2º critério mais importante na avaliação de potenciais candidatos, apenas ultrapassado pela experiência profissional. Ao mesmo tempo, a satisfação dos próprios profissionais certificados portugueses é também elevada e muito entusiasta, com 92% a recomendar o investimento em certificações para quem quer iniciar ou progredir numa carreira em TI.

 

Queres saber mais sobre o valor percebido das certificações técnicas em Portugal? Descobre o resultado do inquérito realizado a mais de 200 profissionais de TI portugueses no E-book 👉 “Certificação em TI: Sim ou Não? A Realidade Portuguesa” .

Descobre os Centros de Exames Rumos

Queres fazer uma certificação em Tecnologias de Informação?

Descobre os Centros de Exames Rumos