Pós-Graduação em Data Science em 2ª Edição

A quantidade de dados gerados pelas organizações tem vindo a crescer e consequentemente a necessidade de pessoas especializadas capazes de retirar valor desses dados. Quando devidamente explorados, permitem suportar decisões estratégicas para o negócio, criação de novos produtos, oferta de serviços mais personalizados entre muito outras potencialidades. A Data Science é por isso uma área transversal a todos os tipos de organizações e a todos os sectores, sendo o seu valor reconhecido pelas vantagens competitivas que potencia.

A Rumos veio dar resposta a esta necessidade de mercado com a sua Pós-Graduação em Data Science. A 1ª edição desta iniciativa, suscitou grande interesse no mercado, tendo os pedidos ultrapassado as vagas disponíveis, levando à criação de uma 2ª edição apenas 3 meses depois. Assim, em 2018 iremos apresentar novas datas em Lisboa e no Porto, já a 15 de Fevereiro e 1 de Março, respetivamente.

A Pós-Graduação em Data Science destina-se a todos aqueles que queiram adquirir conhecimentos que lhes permitam tirar partido desta nova capacidade estratégica, dotando-os dos conhecimentos necessários para retirar o máximo valor dos dados, dando uma visão detalhada, teórica e prática, de conceitos e metodologias.

 

O data scientist tem como principal papel responder a questões relevantes para o negócio das organizações utilizando dados (geralmente grandes volumes). Essas questões podem ser de diferentes naturezas, desde previsão de comportamentos de clientes e mercados à compreensão de relações e fenómenos, sendo que todo o processo de data science visa sempre a criação de valor para o negócio. Esse valor pode ser traduzido e quantificado em diferentes métricas, como aumento das vendas, atração e retenção de clientes ou otimização de custos.

Todo o tipo de indústria está a recrutar data scientists em Portugal, o que reflete a transversalidade da data science. Desde empresas do setor das telecomunicações e retalho até à indústria financeira, passando por startups e grandes empresas a nível internacional.

Filipa Rodrigues, Data Scientist na BinaryEdge, Coordenadora Científica da Pós Graduação em Data Science na Rumos