ITIL® 4 está aí!

O ITIL4 é uma atualização importante na gestão de serviços de IT, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo focado no cliente, fluxos de criação de valor e transformação digital. Um ponto importante da formação é a vinculação do ITIL4 a outras práticas emergentes como o Lean, o Agile e o DevOps.

Em conversa com João Rodrigues, formador na Rumos para as áreas de IT Service Management, a CIO, publicação online de Informação, Gestão e Tecnologia para gestores de TI, explora esta novidade no ITIL.

ITIL 4

O ITIL4 é, assim, uma evolução do ITIL v3/2011 proporcionando uma transição prática e flexível às organizações que terão, assim, maior facilidade na adoção de novas formas de trabalho exigidas pelo mundo digital moderno. Esta atualização no ITIL reflete o ambiente complexo e de ritmo acelerado em que vivemos, trazendo novas formas de trabalho e práticas emergentes. Essas práticas são essenciais não apenas para os profissionais de ITSM, mas também para uma ampla gama de profissionais que trabalham no mundo da transformação digital.ITIL® 4 está aí! 1 Rumos, Formação e Serviços em Tecnologias da Informação

Diferenças no esquema de certificação

O esquema v3 não é “mapeável” com o ITIL 4.

  • Somente as certificações ITIL Foundation e ITIL Master são mantidas,
  • Desaparece ITIL Practitioner, ITIL Intermediates (módulos Lifecycle Capability) e ITIL Expert.
O novo esquema de certificação tem 2 caminhos possíveis para a sua qualificação
  • ITIL Managing Professional (ITIL MP) destinado a profissionais que trabalham integrados em equipas digitais e de tecnologia, fornece os conhecimentos práticos e técnicos necessários para trabalhar projetos, equipas e fluxos de trabalho. Inclui cinco módulos:
    • ITIL Foundation
    • ITIL Specialist: Create, Deliver & Support
    • ITIL Specialist: Drive Stakeholder Value
    • ITIL Specialist: High Velocity IT
    • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve*
  • ITIL Strategic Leader (ITIL SL) para profissionais que têm decisão na estratégia de TI e demonstrar como a mesma orienta a estratégia dos negócios. Abrange três módulos:
    • ITIL Foundation
    • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve*
    • ITIL Leader: Digital & IT Strategy

(* Os 2 caminhos partilham entre si o módulo ITIL Strategic Direct, Plan & Improve )

Possíveis caminhos de transição da v3 para o ITIL 4

Se tiver apenas a certificação ITIL v3 Foundation

Se fez apenas o ITIL v3 Foundation no passado, então a abordagem recomendada é usar o ITIL 4 Foundation para poder fazer facilmente a transição para o novo esquema ITIL 4. Há uma grande quantidade de material nova no ITIL 4 Foundation, portanto, um novo exame é necessário para avaliar o seu conhecimento da nova versão ITIL.

Se para além do ITIL v3 Foundation tiver outras certificações de practitioner e/ou intermediates (módulos lifecycle ou capability)

Caso tenha poucos créditos (3 ou 4, por exemplo, para além dos 2 de Foundation, ou seja, um único módulo intermédio), a  Axelos propõe que se comece com o ITIL Foundation 4 e que se continue com a formação já no esquema desta versão de acordo com as suas preferências do caminho MP ou SL.

No entanto, se tiver mais de 6 ou 7 créditos, para além dos 2 de Foundation (ou seja, 2 ou mais módulos intermédios), a Axelos sugere a continuar na versão 3 até atingir 17 créditos e, em seguida, fazer o curso Managing Professional (MP) Transition. Isto irá permitir obter a certificação ITIL Managing Professional (MP) e não irá ser preciso fazer o curso MALC da versão 3 (Managing Across the Life Cycle). Se também decidir realizar o curso ITIL Leader Digital & IT Strategy, irá alcançar a certificação ITIL Strategic Leader (SL).

Como não é espectável que o curso Managing Professional (MP) Transition esteja disponível antes do segundo semestre de 2019, esta opção irá permitir que progrida no seu caminho para a certificação do ITIL Managing Professional (MP).

Se tem o ITIL Expert da v3

Não terá outra opção que não aguardar pelo módulo Managing Professional (MP) Transition, que irá conceder a certificação ITIL Managing Professional (MP). E se decidir concluir o curso de ITIL Leader Digital & IT Strategy, irá também obter a certificação ITIL Strategic Leader (SL).

Para obter a qualificação do ITIL Master…

… o candidato deverá ter as certificações ITIL Managing Professionl (MP) e ITIL Strategic Leader (SL) .

O curso de transição entre v3 e 4, Managing Professional (MP) Transition, estará em vigor até pelo menos um ano após o seu lançamento.

A versão 3 irá desaparecer gradualmente. A Axelos irá manter os exames, continuará a publicar manuais e acreditar profissionais baseados na versão 3 pelo menos até junho de 2020.

Porquê a formação ITIL 4 Foundation?

ITIL 4 Foundation é o curso de nível básico para a certificação ITIL em Gestão de Serviços de TI (ITSM). Este curso é uma introdução ao ITIL 4 e permite conhecer e entender uma nova forma de ver a Gestão de Serviços de TI através de um Sistema Service Value. O ITIL 4 é uma atualização à Gestão de Serviços de TI, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo da experiência do cliente, fluxos de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é vincular o ITIL a novas formas de trabalho, como Lean, Agile e DevOps.

E sobre o exame e certificação?

O objetivo do exame é avaliar e validar que o formando tem os conhecimentos suficientes sobre a Gestão de Serviços do ITIL 4. O certificado ITIL® 4 Foundation é concedido após a conclusão bem-sucedida do exame. O exame é composto por 40 questões de escolha múltipla, sem consulta, e tem a duração de 60 minutos, com mais 15 minutos de tolerância. O grau de aprovação é de 65% (26 de 40 questões).

E vale a pena continuar a investir na formação para a qualificação ITIL v3/2011?

Sim, sem dúvida. Todos os créditos irão contar para fazer o curso de transição (que é espectável que só estará disponível no 2º semestre de 2019).


» Prepare a sua organização e diferencie os seus profissionais nesta framework! Formação em Gestão de Serviços