ITIL® 4 está aí!

O ITIL4 é uma atualização importante na gestão de serviços de IT, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo focado no cliente, fluxos de criação de valor e transformação digital. Um ponto importante da formação é a vinculação do ITIL4 a outras práticas emergentes como o Lean, o Agile e o DevOps.

O ITIL4 é, assim, uma evolução do ITIL v3/2011 proporcionando uma transição prática e flexível às organizações que terão, assim, maior facilidade na adoção de novas formas de trabalho exigidas pelo mundo digital moderno. Esta atualização no ITIL reflete o ambiente complexo e de ritmo acelerado em que vivemos, trazendo novas formas de trabalho e práticas emergentes. Essas práticas são essenciais não apenas para os profissionais de ITSM, mas também para uma ampla gama de profissionais que trabalham no mundo da transformação digital.

Diferenças no esquema de certificação

O esquema v3 não é “mapeável” com o ITIL 4.

  • Somente as certificações ITIL Foundation e ITIL Master são mantidas,
  • Desaparece ITIL Practitioner, ITIL Intermediates (módulos Lifecycle Capability) e ITIL Expert.
O novo esquema de certificação tem 2 caminhos possíveis para a sua qualificação
  • ITIL Managing Professional (ITIL MP) destinado a profissionais que trabalham integrados em equipas digitais e de tecnologia, fornece os conhecimentos práticos e técnicos necessários para trabalhar projetos, equipas e fluxos de trabalho. Inclui cinco módulos:
    • ITIL Foundation
    • ITIL Specialist: Create, Deliver & Support
    • ITIL Specialist: Drive Stakeholder Value
    • ITIL Specialist: High Velocity IT
    • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve*
  • ITIL Strategic Leader (ITIL SL) para profissionais que têm decisão na estratégia de TI e demonstrar como a mesma orienta a estratégia dos negócios. Abrange três módulos:
    • ITIL Foundation
    • ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve*
    • ITIL Leader: Digital & IT Strategy

(* Os 2 caminhos partilham entre si o módulo ITIL Strategic Direct, Plan & Improve )

Possíveis caminhos de transição da v3 para o ITIL 4

Se tiver apenas a certificação ITIL v3 Foundation

Se fez apenas o ITIL v3 Foundation no passado, então a abordagem recomendada é usar o ITIL 4 Foundation para poder fazer facilmente a transição para o novo esquema ITIL 4. Há uma grande quantidade de material nova no ITIL 4 Foundation, portanto, um novo exame é necessário para avaliar o seu conhecimento da nova versão ITIL.

Se para além do ITIL v3 Foundation tiver outras certificações de practitioner e/ou intermediates (módulos lifecycle ou capability)

Caso tenha poucos créditos (3 ou 4, por exemplo, para além dos 2 de Foundation, ou seja, um único módulo intermédio), a  Axelos propõe que se comece com o ITIL Foundation 4 e que se continue com a formação já no esquema desta versão de acordo com as suas preferências do caminho MP ou SL.

No entanto, se tiver mais de 6 ou 7 créditos, para além dos 2 de Foundation (ou seja, 2 ou mais módulos intermédios), a Axelos sugere a continuar na versão 3 até atingir 17 créditos e, em seguida, fazer o curso Managing Professional (MP) Transition. Isto irá permitir obter a certificação ITIL Managing Professional (MP) e não irá ser preciso fazer o curso MALC da versão 3 (Managing Across the Life Cycle). Se também decidir realizar o curso ITIL Leader Digital & IT Strategy, irá alcançar a certificação ITIL Strategic Leader (SL).

Como não é espectável que o curso Managing Professional (MP) Transition esteja disponível antes do segundo semestre de 2019, esta opção irá permitir que progrida no seu caminho para a certificação do ITIL Managing Professional (MP).

Se tem o ITIL Expert da v3

Não terá outra opção que não aguardar pelo módulo Managing Professional (MP) Transition, que irá conceder a certificação ITIL Managing Professional (MP). E se decidir concluir o curso de ITIL Leader Digital & IT Strategy, irá também obter a certificação ITIL Strategic Leader (SL).

Para obter a qualificação do ITIL Master…

… o candidato deverá ter as certificações ITIL Managing Professionl (MP) e ITIL Strategic Leader (SL) .

O curso de transição entre v3 e 4, Managing Professional (MP) Transition, estará em vigor até pelo menos um ano após o seu lançamento.

A versão 3 irá desaparecer gradualmente. A Axelos irá manter os exames, continuará a publicar manuais e acreditar profissionais baseados na versão 3 pelo menos até junho de 2020.

Porquê a formação ITIL 4 Foundation?

ITIL 4 Foundation é o curso de nível básico para a certificação ITIL em Gestão de Serviços de TI (ITSM). Este curso é uma introdução ao ITIL 4 e permite conhecer e entender uma nova forma de ver a Gestão de Serviços de TI através de um Sistema Service Value. O ITIL 4 é uma atualização à Gestão de Serviços de TI, reformulando muitas práticas estabelecidas de ITSM no contexto mais amplo da experiência do cliente, fluxos de valor e transformação digital. Uma parte importante da formação é vincular o ITIL a novas formas de trabalho, como Lean, Agile e DevOps.

E sobre o exame e certificação?

O objetivo do exame é avaliar e validar que o formando tem os conhecimentos suficientes sobre a Gestão de Serviços do ITIL 4. O certificado ITIL® 4 Foundation é concedido após a conclusão bem-sucedida do exame. O exame é composto por 40 questões de escolha múltipla, sem consulta, e tem a duração de 60 minutos, com mais 15 minutos de tolerância. O grau de aprovação é de 65% (26 de 40 questões).

E vale a pena continuar a investir na formação para a qualificação ITIL v3/2011?

Sim, sem dúvida. Todos os créditos irão contar para fazer o curso de transição (que é espectável que só estará disponível no 2º semestre de 2019).


» Prepare a sua organização e diferencie os seus profissionais nesta framework! Formação em Gestão de Serviços