Skip to main content

Exames Online: o que esperar no dia do exame

Vais fazer o teu Exame Online? Descobre as regras que tens de respeitar, o que podes esperar nesse dia, e algumas dicas para realizares o teu exame com o menor stress possível.

04 July, 2022

Exames-online

A quase totalidade das entidades certificadoras oferecem agora a possibilidade de fazer exames de certificação online (Proctored Online), permitindo-te assim não teres de te deslocar a um centro de exames. Há, contudo, regras que tens de respeitar e para te ajudar perceber se esta é a melhor solução para ti, juntámos algumas informações sobre o que podes esperar nesse dia, bem como algumas dicas para realizares o teu exame com o menor stress possível.

 

Antes do dia

  • Uns dias antes, lê atentamente todas as instruções que recebeste sobre o teu exame, para perceberes se há alguma coisa especial que precises de preparar.
  • Escolhe e prepara o teu espaço de exame:
    • Escolhe um local com boa luz e onde te sintas confortável.
    • Assegura que fazes o teu exame num local onde não serás interrompido durante todo o tempo de realização do exame, quer por colegas (se o fizeres no teu local de trabalho) quer por família, animais de estimação ou serviços de entrega (se o fizeres em casa).
    • Prepara o espaço tendo o menor número possível de objetos à vista, a pessoa responsável por vigilar o exame vai querer inspecioná-lo. Assim, retira o que puderes para outras divisões e cobre estantes, secretárias, monitores, televisões e outros equipamentos, com lençóis por exemplo. O objetivo é que o teu ambiente de exame esteja o mais vazio possível, pois não só proteges a tua privacidade como ajudas o vigilante a validar o teu espaço.
    • Verifica a colocação da câmara. Durante a duração do exame, terás sempre de ter uma câmara uma focada na tua cara, que por norma é a webcam do computador onde realizas o exame. Algumas entidades certificadoras podem ainda requerer uma segunda câmara, normalmente um telemóvel ou tablet, para mostrar o ambiente. Os vigilantes podem pedir algumas alterações ao posicionamento das câmaras e dispositivos, tenta ter alguma flexibilidade.
    • Decide onde colocar os materiais aprovados para o teu exame: Se o teu exame permitir materiais de consulta, coloca-os de forma estarem à vista de uma das câmaras. Outros dispositivos como telemóveis, relógios ou auscultadores deverão ser colocados foram do teu alcance.

 

  • Antecipa a instalação do software e teste ao sistema. Este processo pode ser realizado no processo de check-in, mas aconselhamos-te a fazê-lo antes, no caso de precisares fazer alguns ajustes. Visita o site do teu exame online, e segue os passos apresentados para download e instalação do software, e realiza os testes ao sistema, webcam e microfone. Fecha todas as outras aplicações que tenhas no teu computador, o software de certificação pode não arrancar caso tenhas outras aplicações ou browsers abertos.
  • E por fim, não faças uma direta na véspera. Tenta dormir bem, e comer o suficiente, para estares alerta e com energia.

 

No dia do Exame

Entrada no Exame Online:

  • Acede ao teu centro de exames online, 20-30 minutos antes da hora marcada, para teres tempo para fazeres o teu check-in.
  • Não te esqueças de fechar todas as outras aplicações e notificações que tenhas no teu computador, como fizeste quando do teste.
  • Durante o processo de check-in, ser-te-á pedido para tirares uma fotografia tua, à frente e verso de uma identificação, e ao ambiente à tua volta.
  • Com isto, o software arranca e serás conectado com o vigilante. Este processo pode demorar alguns minutos (máximo 15 minutos). Se não houver questões, o teu exame começa logo de seguida. Podes também receber uma mensagem a pedir, por exemplo, para mostrares o teu espaço ou ajustares alguma coisa. De novo, quanto mais limpo tiver o espaço, mais rápido será este processo.

 

Durante o Exame:

  • Todo o exame é monitorizado pelo vigilante através da câmara e do microfone. Apesar de não o estares a ver, ele está a ver-te a ti. Lembra-te que qualquer comportamento indevido pode ser razão para o teu exame ser cancelado.
  • Ninguém pode entrar no teu local de exame e tu só poderás sair se o teu exame permitir intervalos. Prepara-te de forma a estares confortável e não precisares de sair durante a totalidade da duração do teu exame.
  • Comida e bebida são também por norma proibidos, embora nalguns casos seja permitida uma garrafa de água. Verifica as regras específicas do teu exame.
  • O vigilante poderá interromper o teu exame ou mandar-te uma mensagem via chat se considerar que algo não está bem. Assim, evita colocares as mãos à frente da cara, mexeres constantemente nos bolsos, falares ou leres as perguntas em voz alta. Tudo isto podem ser razões para o cancelamento do exame.
  • Terás sempre um contador que te diz o tempo que ainda tens para realizar o teu exame, não precisas de ter relógios ou alarmes preparados.
  • No final do teu exame, basta por norma clicar em terminar. Atenção que não poderás rever ou voltar atrás depois de terminado. O software fecha e poderá ser-te pedido para preencheres um inquérito de avaliação da tua experiência.

 

Agora só falta ires celebrar com a família e amigos, e não te esqueças de anunciar ao resto do mundo a tua nova certificação. Boa sorte!

Dúvidas ou marcação de Exames? Contacta-nos pelo exames@training.rumos.pt!

Descobre os Centros de Exames Rumos

Queres fazer uma certificação em Tecnologias de Informação?

Descobre os Centros de Exames Rumos