Skip to main content

Dá visibilidade à tua certificação!

Estudaste, fizeste o teu exame e obtiveste a tua certificação? Parabéns! Tens todo o direito de estar orgulhoso e de celebrar esta conquista!

10 August, 2022

Visibilidade-certificação

Sempre que aprendes novos skills, ou obténs uma certificação, é importante partilhá-la com a tua rede de contactos. Independentemente da razão por que decidiste realizar essa certificação, ela demonstra não só as tuas competências técnicas na área, mas também o teu investimento e empenho em cresceres profissionalmente e, como tal, deves ter orgulho do esforço e resultado que obtiveste.

Por outro lado, ao partilhares a tua conquista, amplificas o teu potencial profissional e tornas-te mais influente e respeitado, qualquer que seja o ponto onde te encontras na tua carreira.

 

Lê algumas sugestões de como o podes fazer:

  • Atualiza o teu perfil digital, nomeadamente nas redes sociais, fóruns e comunidades de cariz profissional.
    • Muitas das certificações TI (Microsoft, AWS, Red Hat, PMI, ente outros) dão-te acesso a um badge digital. Estes badges são atribuídos pela entidade responsável pela certificação, através de uma empresa emissora de badges, e facilitam a partilha de forma idónea e verificável da tua conquista em várias plataformas digitais. São completamente gratuitos, por isso, aceita-os e partilha-os com os teus contactos profissionais.
    • Em redes sociais como o Linkedin, além da partilha do teu badge ou certificação, não te esqueças de atualizar a lista de skills com as tuas novas competências (de acordo com o LinkedIn, os utilizadores que listam pelo menos cinco skills no seu perfil recebem até 27 vezes mais mensagens e até 17 vezes mais visualizações do seu perfil, do que os que não listam. Se não sabes como fazê-lo vê aqui: Linkedin Help).
  • Atualiza o teu currículo, bem como o teu perfil nas empresas ou sites de recrutamento em que estejas registado. Não te esqueças de incluir, além da certificação, as competências que tenhas adquirido ao obtê-la ou o tipo de funções que agora te sentes habilitado a realizar.
  • Informa a tua entidade patronal da tua nova certificação. Mesmo que a tenhas realizado por conta própria, é uma qualificação que te pode colocar na linha da frente para uma promoção. Celebra com a tua chefia e colegas, mas sobretudo não te esqueças de informar o departamento de recursos humanos para atualizar o teu dossier de colaborador. Se tens objetivos de progressão dentro da tua empresa, esta é uma boa altura para reforçares essa intenção e demonstrares que já estás no caminho para alcançares esse objetivo.
  • Se trabalhas por conta própria, 
    • informa os teus principais clientes sobre as tuas novas competências e como podes completar ou melhorar os serviços que prestas.
  • atualiza a tua assinatura de e-mail, e todos os restantes suportes de comunicação que utilizas como website, blog, portfolio, cartões de visita, etc., com a nova certificação ou badge digital.
  • Por fim, provavelmente tiveste quem te ajudou e incentivou a estudar, ou te permitiu o acesso à certificação: a tua chefia, colegas, parceiros de estudo, mentores ou formadores. Aproveita para reconhecer e agradecer publicamente o seu contributo. Ao juntá-los à tua celebração, retribuis o seu apoio melhorando o seu perfil profissional, enquanto expandes o alcance da tua comunicação.
  •  

    Estas são pequenas ações que podem ajudar-te a encontrar oportunidades de evolução de carreira, encontrar um novo emprego ou conhecer outros profissionais que partilhem as tuas áreas de interesse. Tira o máximo proveito da tua certificação, tanto a nível profissional como pessoal.