Formador Rumos distinguido pela Cisco com um Instructor Excellence Award

Rui Neves é consultor de IT e formador de tecnologias Cisco na Rumos desde 2017. Foi, este ano, distinguido pela Cisco com um Instructor Excellence Award, na área de Segurança, e partilhou connosco um pouco da sua experiência como formador.

“O meu encanto pelas redes, e claro está, pela Cisco, começou quando no final dos anos 90 me tornei o responsável dos contratos internacionais da Cisco em Portugal enquanto colaborador da NCR. O gosto por ensinar sempre esteve presente, pelo que enveredar pela formação nesta área foi algo natural.

Penso que os formandos apreciam as minhas formações pela forma descontraída como faço as apresentações, tentando sempre dar exemplos do dia a dia para que os alunos percebam, de uma forma simples e concreta, os conceitos. Depois também pela experiência que tenho enquanto consultor na área da cisco, especialmente na área de routing e segurança, e que partilho com eles.

A melhor parte de ser formador é, para mim, a possibilidade de trocar experiências e aprender com os alunos, que sim, nós também aprendemos. Mas a parte mais significativa de ensinar é ajudar as pessoas a crescer, pessoas que muitas vezes começam com poucos conhecimentos e que chegam ao fim já completamente autónomos. Isso é uma recompensa fantástica para nós formadores.

Uma das histórias que mais me marcou foi passada em Abu Dabhi. Estava a dar um ciclo de formação e algures a meio começou a chover copiosamente, os alunos saíram da sala a correr e foram pular e dançar para a rua. Depois explicaram-me que não chovia há 2 anos, estavam radiantes. No fim do ciclo de formação, esta mesma turma, levantou-se toda e começou a bater palmas, coisa que nunca me tinha acontecido. Fiquei sem reação, não esperava… Obviamente, que foi espectacular.”

Os [email protected] 2018 Instructor Excellence Award premeiam formadores, a nível internacional, que se distinguiram pela excelência das suas formações, de acordo as respostas dos seus formandos obtidas através de um inquérito de satisfação.

 


» Conheça as formações Cisco aqui!