3 Questões sobre a Pós-Graduação em Data Science

A nossa sociedade está a entrar numa nova era de dados e máquinas inteligentes. Data Science não é uma moda passageira ou algo que as organizações possam dispensar ou ignorar. Sabe o suficiente para perceber como aproveitar esta tendência? 

Filipa Rodrigues, Coordenadora Científica da Pós-Graduação em Data Science vai, numa série de 5 pequenos artigos sobre o tema, responder a algumas das questões que lhe são colocadas com frequência.

 

3 Questões sobre a Pós-Graduação em Data Science 1 Rumos, Formação e Serviços em Tecnologias da Informação

 

Artigo de Filipa Rodrigues, Coordenadora Científica da Pós-Graduação em Data Science na Rumos

 

#5: Sobre a Pós-Graduação em Data Science na Rumos:

Esta Pós-graduação pode ajudar-me a começar a trabalhar em Data Science, mesmo sem vir da área de informática?

Esta Pós-Graduação fornece as bases necessárias para uma posição de entrada na área de data science/data analysis. São vários os casos de alunos que depois de terminarem a Pós-Graduação entraram na área, mesmo vindos de backgrounds completamente diferentes. O mais importante é ter pensamento analítico, afinidade com números e um pingo de curiosidade.

Permite-me construir um portefólio ou projeto que possa ser apresentado a um futuro empregador?

Em todos os módulos irá haver trabalhos e projetos práticos que podem ser colocados em portfólio. Em particular, no último módulo – Fundamentos de Machine Learning – os alunos terão de entregar dois projetos de Data Science com dados reais muito semelhantes aos que um Data Scientist faz na indústria.

É dada alguma orientação ao formando junto do mundo empresarial? 

Todos os docentes, assim como a coordenadora científica, têm mostrado disponibilidade em ajudar em orientar os alunos junto do mundo empresarial mesmo depois da Pós-graduação terminar. Criámos um grupo no Slack para todos os alunos e docentes, em que são partilhadas experiências e dúvidas e onde os alunos são mais que bem-vindos a permanecer, mesmo depois das aulas terminarem.

 

Conheça os conteúdos e próximas edições da Pós-Graduação em Data Science aqui.

 


Leia os restantes artigos deste tema aqui:

4 Questões sobre Data Science #1: Business Intelligence e Data Science, não é tudo a mesma coisa?

4 Questões sobre Data Science #2: Analistas, Engenheiros, Cientistas de Dados… afinal, de quantos profissionais precisamos?

4 Questões sobre Data Science #3: Qual a melhor linguagem de programação para Data Science?

4 Questões sobre Data Science #4: Que aplicações pode ter a Data Science no mundo real?