Skip to main content

Centro de Exames Rumos: o que esperar no dia do exame

Para ajudar a reduzir a ansiedade normal do dia do exame, juntámos algumas informações e dicas para que possas ter o melhor desempenho, com o menor stress possível

13 May, 2022

dia-do-exame

A data do teu exame aproxima-se, e estás a começar a sentir a pressão? Para ajudar a reduzir a ansiedade normal do dia do exame, juntámos algumas informações sobre o que podes esperar nesse dia, bem como algumas dicas para que possas ter o melhor desempenho, com o menor stress possível. 

Antes do dia

  • Uns dias antes, lê atentamente todas as instruções que recebeste sobre o teu exame, para perceberes se há alguma coisa especial que precises de preparar. Por exemplo, algumas entidades certificadoras requerem 2 documentos de identificação (cartão de cidadão, passaporte, carta de condução).
  • Tenta perceber quanto tempo precisas e que transportes vais usar para lá chegar. Se fores de transporte próprio, verifica onde podes estacionar sem problemas durante toda a duração do teu exame (podes não conseguir fazer pausas para alimentar o parquímetro ou aceder à app de estacionamento).
  • Não faças uma direta na véspera. Tenta dormir bem, e comer o suficiente, para estares alerta e com energia. 

 

No dia

Prepara-te para chegares ao centro de exames 30 minutos antes da hora marcada para o teu exame, levando em conta tempo suficiente para a deslocação, e não te esqueças dos documentos de identificação e outros conforme indicados no e-mail de confirmação do agendamento.

Entrada no centro de exames Rumos:

  • Apresenta-te na receção como candidato a exame. É-te pedido para ires para uma sala de espera, onde o gestor de exames Rumos irá ter contigo.
  • O gestor de exames vai pedir-te as formas de identificação necessárias e confirmar o teu agendamento, pedindo-te que leias e assines, conforme concordas, as regras do exame. Terás também de preencher um formulário de check-in. Esta é uma boa altura para colocares quaisquer dúvidas que tenhas sobre o procedimento.
  • A sua identificação será então confirmada, incluindo comparação da sua assinatura com o documento de identificação. Dependendo do exame, poderá ser-te requisitado alguns dados biométricos como digitalização da palma da mão, assinatura digital e/ou fotografia. Estas informações são usadas para impedir que outra pessoa use a tua identidade para realizar o teste. Todos os dados pessoais são transmitidos com segurança para a identidade certificadora e armazenados com os resultados do seu teste.
  • No próximo passo é-te pedido para guardares todos os teus pertences pessoais num cacifo. Objetos como relógio, carteira, telefone, outros dispositivos inteligentes ou quaisquer outros objetos pessoais não são permitidos na sala de testes. Apenas manterás contigo a tua identificação e a chave do cacifo.
  • De seguida é realizada uma inspeção visual à tua pessoa. Será pedido que levantes o cabelo, gravata, golas ou capuzes, e arregaces as mangas para verificar que não há dispositivos eletrónicos presentes ou outros elementos proibidos. Iremos ainda pedir que mostres os bolsos e que passes as tuas mãos pela cintura e pelas pernas. Se usares óculos, estes serão também inspecionados.
  • Com isto, está concluído o processo de admissão. Receberás um folha e caneta para notas (se permitido pelo teu exame) e serás acompanhado até à tua estação de trabalho na sala de testes.

 

Durante o Exame:

  • A sala de exames é monitorizada pelo gestor de exames Rumos, e é gravado áudio e vídeo da sala. Lembra-te que qualquer comportamento indevido pode ser razão para o teu exame ser cancelado.
  • Quando chegares a um intervalo programado (se estiver incluído no exame), ou se precisares de fazer uma pausa não programada (quando autorizada), simplesmente levanta a mão e o gestor irá ter contigo.
  • Não fales alto ou chames o gestor de exames: outras pessoas estão na sala a fazer outras certificações e merecem não ser incomodadas.
  • Quando terminares o teu exame, levanta a mão e o gestor de exames irá buscar-te e encaminhar-te para saída. Terás de devolver as folhas de rascunho e caneta que utilizaste durante o exame.
  • Depois de recuperares os teus objetos pessoais, o teu dia de exame está terminado.

 

Agora já só falta ires celebrar com a família e amigos, e não te esqueças de anunciar ao resto do mundo a tua nova certificação. Boa sorte!

Dúvidas ou marcação de Exames? Contacta-nos pelo exames@rumos.pt!

Descobre os Centros de Exames Rumos

Queres fazer uma certificação em Tecnologias de Informação?

Descobre os Centros de Exames Rumos