5 motivos para investir na carreira de Data Scientist

O futuro dos negócios passa pela Data Science

Esta ciência visa a criação de valor para o negócio, que pode ser traduzido e quantificado em diferentes métricas como aumento das vendas, atracção e retenção de clientes ou optimização de custos. Por isso, há cada vez mais empresas a adoptar uma estratégia de “data-driven business”, onde as decisões são tomadas com base em factos (dados) e não com base em intuicões, pressupostos ou paradigmas do passado. As organizações que tiverem a capacidade de prever e acompanhar estas alterações têm obviamente uma grande vantagem competitiva.

Os dados vieram para ficar

Atualmente são produzidos dados numa escala que até há pouco tempo era inconcebível, e estima-se que esse volume continue a aumentar nos próximos anos. As empresas têm vindo a aperceber-se que o valor não está na colecta e armazenamento de dados por si só, mas sim na exploração dessa informação.

Melhor Emprego

Data Scientist foi considerado o melhor emprego para se ter nos Estados Unidos da América pelo segundo ano consecutivo, pela Glassdoor. Este estudo tem em consideração três factores: o salário médio, a satisfação no trabalho e número de ofertas de emprego. Todos os dias surgem anúncios de emprego para esta posição em todo o mundo.

Salários acima da média

Nos Estados Unidos da América, existem estudos que indicam que a média de salários dos data scientists está acima da média de salários pagos a outras profissões nas áreas tecnologias.

Elevada procura para pouca oferta

Data Science é uma ciência transversal a qualquer indústria, desde o sector das telecomunicações, retalho ou financeira, independentemente da dimensão da mesma, desde as startups até às grandes empresas a nível internacional. Existe, por isso, em Portugal uma vasta procura do mercado para a escassez de profissionais.