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Automação Robótica de Processos representa um benefício transversal a todos os setores de atividade

Artigo de Opinião, por Nuno Durão, formador Rumos na área de Automação Robótica de Processos

13 September, 2022

Automação Robótica de Processos representa um benefício transversal a todos os setores de atividade
Automação Robótica de Processos representa um benefício transversal a todos os setores de atividade

As soluções de RPA podem ser utilizadas para a automação de tarefas repetitivas, em todos os setores de atividade e num leque muito variado de áreas como recrutamento e seleção de candidatos, administração de RH, contabilidade, faturação, atendimento ao cliente, suporte técnico, marketing ou vendas.

A Automação Robótica de Processos – Robotic Process Automation ou RPA – está a transformar a forma como as empresas funcionam, permitindo-lhes adaptarem-se e reagir rapidamente às alterações dos mercados e, ao mesmo tempo, criar processos internos mais eficazes, de maior transparência e mais bem controlados, do que quando efetuados por humanos, devido ao erro introduzido pela atividade humana.

As melhorias na produtividade têm sido constantes nas últimas décadas. Graças à transformação digital em geral e à automação robótica dos processos em particular, custa cada vez menos tempo e dinheiro realizar tarefas mais complexas. As ferramentas RPA automatizam desde as tarefas repetitivas e simples, com recursos a robôs digitais (bots), até ao mais complexo dos processos, onde são utilizadas em conjunto com outras tecnologias, como Inteligência Artificial ou Machine Learning.

Uma das principais vantagens das ferramentas RPA é a simplicidade. Os bots comunicam diretamente com os sistemas e com as aplicações para agilizar os processos e reduzir a carga de trabalho que recai sobre os humanos.

A automação de um processo através de RPA passa por segmentar o processo nas suas tarefas básicas, definir as regras de negócio e com recurso a software low-code ou no-code, criar scripts que executem o mesmo sem intervenção humana.

Geralmente, as soluções RPA são divididas em duas categorias: assistidas e não assistidas. Os robôs de RPA assistidos são executados localmente numa estação de trabalho e realizam atividades de frontend, possibilitando ao operador supervisionar e guiar o processo de automação.  Por outro lado, os robôs de RPA não assistidos implementam processos de forma totalmente automática e sem qualquer intervenção humana, podendo ser ativados por eventos específicos ou por execução programada. 

As soluções de RPA podem ser utilizadas para a automação de tarefas repetitivas, em todos os setores de atividade e num leque muito variado de áreas como recrutamento e seleção de candidatos, administração de RH, contabilidade, faturação, atendimento ao cliente, suporte técnico, marketing ou vendas. 

No setor da banca, por exemplo, RPA é uma ferramenta fulcral pois permite fazer mais com a mesma mão de obra, e liberta tempo precioso para a tomada de decisões e planeamento estratégico. Está a ser já utilizado na banca para automatizar tarefas de serviço ao cliente, tais como, consultas de contas, atualizações de contas e encerramentos de contas; para aumentar a precisão e rapidez da introdução de dados; para criação e gestão de fluxos de trabalho, em conjunto com software de gestão de tarefas; para apoio à automatização de funções de back-office, tais como tesouraria e faturação; e para melhorar o relacionamento com o cliente, através da automatização das respostas dos meios de comunicação, do encaminhamento de chamadas e da gestão de correio eletrónico. 

Outro exemplo da utilização de RPA é no sector da saúde, onde é adaptada às diferentes necessidades. No caso de um hospital pode ser automatizada a entrada de dados dos pacientes, a análise de documentos médicos, a gestão de prescrições e receitas, entre muitas outras possibilidades. A automação de processos neste sector ajuda a reduzir erros, aumenta a eficiência dos cuidados e permite a diminuição de custos.

O mercado de software RPA é altamente competitivo, com um cenário de fornecedores em constante evolução. É um segmento em rápido crescimento no mercado, com um crescimento de 31% em 2021, bem acima da média do mercado mundial de software. Atualmente, o mercado de software de RPA conta com mais de 60 fornecedores e passou por diversas fusões e aquisições durante o ano passado. Assim, num futuro muito próximo, quando combinada com, por exemplo, Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data, os robôs irão aprender, o que lhes permitirá resolver problemas à medida que estes surjam, e executá-los de forma melhorada e mais eficiente, qualquer que seja o setor de atividade.

Artigo publicado a 13 setembro de 2022, em COMPUTERWORLD. Clique aqui para ver o artigo no meio original.