Paulo Araújo

Trainer @ Rumos

Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico desde 2004.

É colaborador da Rumos desde julho de 2016, tornando-se formador interno na Rumos a partir de fevereiro de 2017. É certificado RedHat: RHCJA – Jboss Administrator, Oracle: Java OCA – Java Associate e Scrum Alliance: CSM – Certified ScrumMaster.

É responsável pelos conteúdos pedagógicos das academias Java na Rumos e dá formações nas áreas de Java SE / Java EE, Bases de dados, Shell Scripting, Servidores Aplicacionais e Drools.

Foi docente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa desde 1996 até 2016 com a categoria profissional de Professor Adjunto. Foi responsável por duas unidades curriculares Redes de Computadores e Redes de Internet nos vários cursos de mestrado e licenciatura de informática, telecomunicações e redes e multimédia. Lecionou unidades curriculares nas áreas de sistemas de informação, inteligência artificial, programação (java, c++, java script, css, e outras) e redes de computadores.

Orientou 31 projetos finais de curso de licenciatura pré e pós Bolonha nas várias áreas em que lecionou.

Tem 17 publicações científicas em conferências nacionais (6) e internacionais (11).

Realizou vários projetos onde se destacam os da área de pessoal e de logística para o exército português. Desenvolveu o modelo de dados para a base de dados dos antigos combatentes e migração dos dados.

Participou no projeto internacional “Seamless Travel across the Atlantic area Regions using sustainable Transport (START)” no âmbito do Programa de Cooperação Transnacional da Comissão Europeia.