
João Vitória
Founder da SHKR
Nascido nos EUA e tendo vindo para Portugal ainda sem dominar a língua Portuguesa, foi conversando com o seu ZX Spectrum enquanto consumia enormes quantidades de media tradicional. Diz que aprendeu a ler com A Bola e o saudoso semanário Se7, e começou desde cedo a ser exposto a imprensa estrangeira através das britânicas Your Sinclair e Sinclair User bem como a espanhola MicroHobby. Até hoje mantem uma paixão por meios tradicionais e procura sempre incluí-los nos seus projetos. Em meios digitais, onde desenvolve projetos desde o início dos anos 90, viu nascer a WWW, foi um dos Service Admins da PTnet e em 2001 fez o seu primeiro projeto em televisão interativa, com a TV Cabo e a Octal, onde usou a plataforma da Microsoft para criar conteúdo adicional no videoclip “OK! Do you want something simple?” dos The Gift. Pelo seu percurso constam também alguns projetos em meios de comunicação tradicionais tais como a revista cyber.net, uma edição portuguesa da britânica .net, onde foi jornalista e editor técnico, e foi também apresentador dos programas Curto Circuito e tech.pt na Sic Radical.
Hoje tem a felicidade de falar com mais gente do que apenas com o seu ZX Spectrum na qualidade de professor, formador e orador em eventos. Atualmente é Diretor Criativo na Mindshare em Lisboa, fazendo também parte do conselho criativo mundial da Mindshare Global. Passou pela Fullsix Portugal e Fullsix Global como Head of Emerging Media, foi Chief Technology Officer da BBDO Portugal, Chief Digital Officer da Ominicom Portugal e não esquece a sua passagem pela YDreams que lhe deu acesso muito cedo a tecnologias como realidade aumentada, interfaces touch antes da revolução dos smartphones e interfaces NUI antes do Kinect da Microsoft mudar o mundo dos jogos. Em todas estas aventuras teve a sorte de percorrer boa parte do mundo por onde foi deixando projetos desde o Forte do Alamo em San Antonio até ao Museu Pushkin em Moscovo, mas o projeto do qual mais se orgulha aconteceu em Lisboa para a Samsung que foi distinguido como Global Campaign of the Year pela JC Decaux Innovate em 2012.