Testemunhos

Formandos, representantes de entidades recetoras de estágio e formadores, apresentam testemunhos e opiniões sobre a sua experiência com as Academias Rumos.

História da Rita

13 de Fevereiro 2017

“A Rumos foi o melhor parceiro que podia ter escolhido para me ajudar nesta decisão de reconversão de carreira profissional, para começar a trabalhar na área da programação com a linguagem e tecnologia Java.

Recomendo e escolherei novamente a Rumos quando precisar de mais formação profissional na área da tecnologia da informação.

Algumas das melhores vantagens que posso enumerar:

– Boa localização, boas instalações, não podendo deixar de referir os “coffee break” deliciosos e renovadores;

– Uma Academia Java muito interessante, intensa, exigente nos objectivos propostos (talvez um pouco ambiciosos para quem vem de uma área completamente diferente), com qualidade técnica, com vertente muito prática e com certificações pela Oracle;

– Formadores competentes, simpáticos e cuidadosos em ensinar para além de Java, muitos dos conceitos, tendências e ferramentas necessárias para trabalhar nesta indústria;

– Restantes colaboradores da Rumos muito focados na qualidade da oferta da Rumos e na satisfação das expectativas dos formandos;

Um estágio curricular numa empresa fantástica, que me proporcionou óptimas condições para início de carreira e onde estou a aplicar “hands-on” todos os conhecimentos adquiridos e a aprender muito mais, dia após dia.

E ainda algo que não esperava, mas que foi decisivo para o meu sucesso – terem acreditado em mim e me motivarem, principalmente naqueles momentos em que a incerteza de estar no caminho certo espreitava e isso fez toda a diferença na concretização deste “sonho profissional.

Obrigada Rumos!”

E a história da Rita continua. A 13 de Abril 2017

Boa tarde Carla e Arthur,

Escrevo para vos contar que o estágio na i2S terminou sexta-feira passada, correu muito bem, gosto muito da empresa e do trabalho propriamente dito, aprendi mil e uma coisas novas e aprofundei todos os conhecimentos que adquiri na Academia Java.

A melhor notícia é que me propuseram uma admissão com contrato a termo certo por 12 meses, a qual aceitei com satisfação. 🙂

Um dos elogios que recebi na avaliação do estágio é que ao falarem comigo sobre trabalho, não se nota que venho de outra área tão diferente, o que me leva a confirmar que a Academia Java da Rumos foi uma óptima aposta!

Nunca é demais agradecer-vos, ao Arthur pelos conhecimentos transmitidos e à Carla pelo apoio prestado e pelo estágio – contribuíram em grande medida para ser possível realizar este meu sonho e objectivo! Obrigada!

 

Até breve e um beijinho,

Rita Ferreira

Rita Ferreira, Formanda da Academia Programação Java – Edição 2015/2016, Java Developer Trainee na i2S – Insurance Knowledge.

Academia dá novo rumo à carreira profissional!

Gonçalo Santos, escolheu frequentar a Academia Rumos para dar um novo rumo à sua carreira.

Correspondeu bastante às suas expectativas pois, tendo vindo de uma área completamente diferente, considera que a Academia está bem pensada e planeada mesmo para quem não tem bases de TI. Conseguiu certificar-se e agora está a trabalhar na área que pretendia.

Gonçalo Santos, Programador ABAP em SAP, Score Consulting, formando Academia Programação Java.

 

As Academias Rumos são focadas em áreas com saída profissional

Após uma pesquisa de anúncios de emprego na área das TI, o Gonçalo escolheu a Academia Rumos pelo reconhecimento que empresa tem no mercado.

A Academia correspondeu inteiramente às suas expectativas tanto pela disponibilidade dos formadores como também pelos conteúdos e matérias abordadas.

Gonçalo Condeço, Database Administrator, Noesis, formando Academia Administração de Base de Dados Oracle.

 

 

“Optei por frequentar a Academia Rumos porque decidi alterar por completo a minha carreira profissional e procurava uma instituição de ensino em que pudesse obter conhecimentos realmente valiosos na área de TI (especificamente em programação), com um percurso de aprendizagem o mais completo possível e de preferência com oportunidade de estágio no final do curso, de forma a poder iniciar funções profissionalmente a curto/médio prazo. Tendo obtido excelentes referências sobre a Rumos da parte de alguns amigos e ao confirmar tudo o que estava incluído no percurso de aprendizagem, optei sem dúvidas pela Academia Java.

A Academia superou as minhas expectativas. Tendo iniciado a Academia com conhecimentos informáticos apenas como utilizador e sendo a minha área profissional e académica completamente diferentes, não esperava alcançar o meu objetivo de ingressar num novo mercado de trabalho em tão pouco tempo. Consegui o meu primeiro desafio profissional em programação menos de três meses depois de ter concluído a Academia.

O que mais me agradou nesta experiência formativa foi o objeto de estudo em si, já que fiquei gradualmente cada vez mais entusiasmado e interessado em programação, em especial pela linguagem Java, claro. À parte disso, devo mencionar que me agradou a forma como fui acompanhado enquanto aluno, por professor e restantes colaboradores da Rumos. Devo também mencionar o agrado com todo o material de suporte académico facultado e com os “snacks” que nos intervalos de cada aula ajudaram a reabastecer energias.

O conselho que deixo para quem pensa frequentar uma formação deste tipo, em especial para quem venha de uma área académica ou profissional diferente, é que o faça com empenho, sempre com a consciência de que a matéria é muito exigente e necessita de muitas horas de dedicação, mas que com esse empenho e com todo o apoio da estrutura da Rumos conseguirá certamente alcançar os seus objetivos.”

Marco Alexandre Gomes Gigante dos Anjos, Formando da Academia Programação Java – Edição de Fevereiro de 2015.

 

Academias Rumos têm nome de referência no mercado

Licenciada na área de Redes e parada durante algum tempo, Anna Sirne percebeu que para voltar ao ativo a certificação Cisco era a melhor opção, pois são das mais solicitadas pelas empresas.
Escolheu as Academias Rumos porque têm nome de referência no mercado.

Concluiu a formação com sucesso, obteve a certificação e logo conseguiu o emprego com que sonhou.

Anna Sirne, Engenheira de Soluções Técnicas, Alpha Serve, formanda Academia CCNP: Engenharia de Redes Cisco.

 

 

“A minha escolha de frequentar a Academia Rumos recaiu sobre a necessidade que na altura surgiu de ter uma formação sólida e reconhecida e que permitisse ter mais-valias na área em que está inserida.
Após análise das diversas opções disponíveis, a Academia Rumos reunia as melhores condições para uma formação sólida.
A opinião de alguns amigos que estão familiarizados com este tipo de certificações e com a Rumos também ajudou.
No geral correspondeu às minhas expectativas. Houve aspectos mais positivos que outros, mas no contexto geral foi uma experiência enriquecedora.
O ambiente descontraído e a disponibilidade dos formadores foram pontos claramente a favor.
A quem pensa frequentar uma formação deste tipo, o conselho que daria é, aproveitar as sessões de formação para aprender ao máximo e retirar a maior quantidade de conteúdo possível. Estas são formações que têm uma componente teórica bastante elevada e numa língua não nativa, e nem sempre é fácil assimilar os conteúdos de forma completa e eficaz. “

Diogo Esteves, Formando da Academia CCNP: Engenharia de Redes Cisco.

 

Certificação é validação das capacidades técnicas

André Fernandes, foi formando da Academia CCNP: Engenharia de Redes Cisco.
Não tendo terminado o curso na faculdade e sem experiência profissional, cedo percebeu que é difícil entrar no mercado de trabalho.
A Rumos foi a sua melhor opção para adquirir as competências e Certificação exigidas na área pois é uma validação das capacidades técnicas.
Ainda não tinha terminado a Academia e já estava a receber uma proposta de trabalho.

André Fernandes, Técnico de Redes e Telecomunicações, Wondercom.

 

 

Academias Rumos são uma porta de entrada para o mercado de trabalho

Ricardo Gonçalves foi formando da Academias de Base de Dados Oracle e fala-nos aqui sobre a sua experiência de formação e impacto que esta teve na sua vida profissional.

Ricardo Gonçalves, Programador de Base de Dados Oracle, Companhia de Seguros Lusitânia.

 

“A fim de enriquecer a minha formação académica e profissional senti necessidade de alargar as minhas competências na área das Tecnologias de Informação. Não poderia deixar de escolher aqueles que me poderiam oferecer uma aprendizagem exigente, apoiada no mérito e no prestígio da empresa. Por isso decidi integrar a Academia de Base de Dados Oracle na Rumos. Um curso que aconselho a todos os interessados pela área das Tecnologias de Informação – Bases de Dados. Esta formação permitiu-me adquirir conhecimentos de excelência nas áreas de programação PL/SQL Oracle. Um curso com conteúdos complexos e exigentes que os profissionais da Rumos conseguem transmitir e ensinar de uma forma percetível e simples. Após completar esta formação consegui entrar de imediato numa das grandes empresas de consultadoria na área das TIs, sendo esta área uma das maiores geradoras de emprego em Portugal.”

Gonçalo Condeço, Formando da Academia Programação de Base de Dados OracleLicenciado em Engenharia Biomédica na FEUCP.

 

 

“Depois de vários anos nos Sistemas de Informação do Jornal Público, surge na minha vida profissional a necessidade de procurar novos desafios.
Neste sentido, a primeira decisão que tomei foi voltar a estudar. E foi na Rumos que encontrei a solução para o “upgrade “ que precisava fazer.
Desde o aconselhamento sobre os melhores cursos (em função do meu percurso) até à conclusão dos mesmos e as respetivas certificações, o assunto foi tratado com enorme profissionalismo por todos os funcionários da Rumos.
Fiz cursos que acrescentaram valor ao meu CV e hoje sinto-me muito melhor preparado para competir no nosso mercado de trabalho.
Posso afirmar com toda a certeza que o meu primeiro passo foi a Rumos e que foi através dele que hoje caminho rumo ao futuro. “

Jordão Freitas, Formando da Academia Engenharia de Redes e Sistemas Microsoft.

 

A Importância das Certificações num Percurso Profissional.

As certificações técnicas são vitais para os profissionais das Tecnologias da Informação. Este é o testemunho que Daniel Paes nos apresenta.

Daniel Paes, Service Provider Account Manager, Cisco Angola.

 

 

O salto para a carreira desejada.

Sérgio Lérias, Systems Engineer na Real Life Technologies. Ainda formando da Academia CCNP: Engenharia de Redes Cisco, integrou um novo projeto da Real Life, uma fantástica oportunidade para o início da sua carreira profissional.

Sérgio Lérias, Systems Engineer, Real Life Technologies.

 

Da Academia Rumos à carreira na Sonae

Maria Lopes, fala-nos sobre a experiência de frequentar a Academia Rumos e a importância que esta teve no salto para a sua carreira na Sonae, depois da licenciatura.

Maria Lopes, Administradora de Redes, Sonae.

 

 

“Como profissional, a certificação CCNP ajudou a complementar a minha formação de base na área de Engenharia de Telecomunicações, assim como a consolidar alguns conhecimentos já adquiridos. O meu percurso evoluiu dos Sistemas para as Redes, com particular ênfase na vertente de Routing e Switching, para além de outras especializações (segurança, wireless, service provider), onde a certificação surgiu como principal requisito na função de formador certificado Cisco (CCSI). A certificação foi também relevante na função de consultor em alguns projetos, onde os conhecimentos teóricos e práticos obtidos na formação permitiram uma maior eficácia na conclusão das tarefas delineadas.

A certificação continua a ser um fator de diferenciação na procura de uma oportunidade de emprego, conjuntamente com as competências adquiridas, experiência profissional demonstrada e habilitações académicas. A seguir a uma crise económica surge sempre uma procura intensiva dos empregadores por profissionais qualificados e seguramente esta certificação potenciará oportunidades num futuro próximo, justificando todo o empenho investido pelo candidato (formando).”

Paulo Batista, Formador Sénior Rumos e Certified Cisco Systems Instructor, Rumos S. A.

 

Vontade e Determinação em Vencer

Pedro Matos, fala-nos sobre a experiência de receber formados da Academia Cisco CCNP na Optimus, realçando como os valores comuns entre os formandos, que de forma determinada se empenham na realização de uma certificação, e a Optimus.

Pedro Matos, Manager da Área de Rede Corporativa e Segurança, Optimus.

 

 

“Além da formação “hands on” a ser dada aos mesmos (estagiários da academia), temos a possibilidade de dar a conhecer a Real Life Technologies e a forma como se comporta no mercado das TI’s em Portugal. Em alguns casos e após o conhecimento aprofundado do recurso, a contratação para os nossos quadros tornou-se uma realidade. Sentimos que o estágio prévio antes de entrada no mercado efetivo de trabalho é importantíssimo. De salientar ainda o nível de know-how (vertente teórica) apresentado, que é em alguns dos casos muito bom, pelos formandos. No cômputo geral diria que têm e levam todas as condições, consideradas ideais, para desempenharem as funções para as quais receberam formação.”

A quem pretende frequentar a Academia, aconselha: “será a melhor forma de aprender ou melhorar skills, sendo que lhes proporciona um vasto leque de opções de aprendizagem que no futuro poder-lhes-á facilitar a entrada ou mesmo a reinserção num mercado tão exigente quanto o das TI em Portugal.”

Paulo Alexandre Silva, Field Service Manager, Real Life Technologies S. A. (entidade recetora de estágios da Academia Rumos.)

 

“Na Academia Cisco CCNP da Rumos, vi-me rodeado por um conjunto de profissionais, perfeitamente à altura para satisfazer todas as necessidades de um formando para a obtenção dos seus objetivos, disponibilizando todos os meios humanos, técnicos, didáticos e formadores que no seu conjunto mostraram um grau de eficácia e eficiência que considero de excelência e um exemplo para outros centros. Em todos os aspetos, a Academia Cisco CCNP e a Rumos foram uma verdadeira escola de profissionalismo e competência. Pessoalmente, foi aqui que os meus conhecimentos técnicos foram certificados e será aqui, que vão continuar a sê-lo.”

Fernando Luís Januário, Formando da academia CCNP até 2 de Abril de 2012 | Field Engineer na Real Life Technologies S A desde Maio 2012

 

 

A construção de um percurso profissional na área Cisco

Daniel Paes, Service Provider Account Manager at Cisco Angola, fala-nos sobre o seu percurso profissional na área Cisco e como a Formação e a Certificação foram importantes neste processo.

Daniel Paes, Service Provider Account Manager, Cisco Angola.

 

“Os alunos das Academias Rumos, demonstram ter uma capacitação profissional que propicia o desenvolvimento das suas competências individuais.”
Ao candidato à academia, aconselha: “aproveite ao máximo para se dotar de conhecimentos, pois as empresas estão cada vez mais exigentes nos seus processos de recrutamento e seleção. As formações são cada vez mais uma oportunidade de aprimoramento tecnológico, que visam o Incentivo no exercício do senso crítico e estímulo da criatividade.”

Lénia Morgado, Direção de Recursos Humanos, HPP Saúde