Este curso pretende ajudar os formandos a compreender a complexidade da gestão de processos e o seu ciclo de vida, e a adquirir as competências para para serem capazes de documentar, comunicar, analisar, melhorar e inovar um processo de negócio fazendo uso de um conjunto de métodos e técnicas lecionados nas aulas. Combina a apresentação dos fundamentos teóricos com exemplos práticos, resolução de problemas concretos em grupo e debate.
Cursos relacionados
Pré-requisitos
Os alunos deverão possuir:
- Conhecimentos básicos de utilização de uma qualquer linguagem de programação
- Conhecimentos básicos de modelação em BPMN
- Bom nível de capacidade de leitura em língua inglesa
Objetivos
No final desta formação os alunos deverão ser capazes de:
- Compreender o que é um processo, as suas distintas componentes relevantes para a sua análise, otimização e redesenho;
- Compreender a linguagem BPMN para modelação de processos usando o standard BPMN 2.1 (normal e avançado) e aplicar na resolução de problemas concretos;
- Compreender os métodos qualitativos e quantitativos para análise do processo a aplicá-los na resolução de problemas concretos;
- Compreender os métodos de redesenho de processos e aplicá-los na resolução de problemas concretos;
- Compreender a um nível básico a mineração de processos e uso em casos básicos para incrementar o conhecimento sobre um processo;
- Utilizar ferramentas para facilitar a resolução de problemas, nomeadamente, ferramentas de modelação de processos, simulação e mineração de processos.
Metodologia
Combinação entre exposição dos aspetos teóricos de cada uma das matérias e apresentação de casos práticos documentados ou da experiência do docente, a realização de problemas concretos pelos alunos em grupo e apresentação das respetivas soluções.
Para suporte à resolução dos problemas serão utilizadas ferramentas relacionadas com as diversas matérias como: BMPN.io, Bizagi, BIMP, Draw.io, ProM, Celonis, Apromore.
Programa
- Ciclo de vida da gestão dos processos
- Documentar e representar um processo
- Linguagens, metodologias, casos, exemplos.
- Analisar processos
- Métodos de análise qualitativa e quantitativa (incluindo simulação), análise de valor, diagramas de causa efeito, capacidade, custo, constrangimentos.
- Redesenhar processos
- Métodos para apoiar o redesenho de um processo (equilíbrio entre tempo, flexibilidade, custo e qualidade).
![]() |
Ao concluíres com aproveitamento esta formação, para além do Certificado de Frequência Rumos, receberás também um badge digital para partilhares com a tua rede profissional online. Sabe mais sobre os badges digitais aqui. |