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Pós-graduação Business Process Management (PGBPM)


O Business Process Management tem vindo a ganhar um posicionamento distintivo nas organizações. A gestão por processos adquiriu uma crescente expressão ao focar-se nos métodos de ganho de competitividade das organizações, gerindo a capacidade de adaptação das empresas às mudanças de contexto com que se deparam, nomeadamente sociais e tecnológicas.

Através do BPM é possível agir perante as imposições de mudança, aperfeiçoando os processos da empresa com soluções que garantem melhor resposta e maior competitividade.

A Pós-graduação BPM visa qualificar e diferenciar os profissionais com competências para lidar com os desafios das organizações e reagir a ciclos cada vez mais curtos, gerindo os processos como bens estratégicos da empresa e apresentando um melhor desempenho e resultados com inovação, flexibilidade e integração de tecnologia.

Esta formação tem como objectivo dotar os profissionais de conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam:

  • Compreender o impacto que os fatores externos às organizações estão a criar ao nível das alterações nos padrões de trabalho
  • Responder ao atual contexto de mudança e complexidade que envolve as organizações, implementando modelos de governação que garantam o alinhamento entre estratégia, modelo de negócio, estrutura organizacional e recursos disponíveis
  • Implementar modelos para compreensão das organizações enquanto sistemas, assim como os métodos de modelação, análise, otimização e medição do desempenho de processos que contribuam para que a organização alcance os seus objetivos estratégicos
  • Interpretar modelos de negócio e de operações traduzidos em requisitos de sistemas de informação para suportar os processos de negócio e as suas necessárias características adaptativas
  • Desenvolver competências pessoais, para além das competências técnicas, de forma a ficarem melhor habilitados a contribuírem para o desenvolvimento de uma cultura interna das organizações orientada à gestão em torno dos processos de negócio e serem influenciadores da adoção dos princípios dessa cultura.

Certificação profissional em BPM:

A Pós-graduação em Business Process Management ultrapassa largamente, nos seus conteúdos, os conhecimentos para OCEB Fundamental, garantindo aos alunos, que se prepararem para tal, um elevado grau de confiança para o exame OCEB Fundamental e excelentes bases de conhecimento para os exames OCEB Intermediate e OCEB Advanced.

A certificação profissional OCEB (Object Management Group Certified Expert in BPM) é um nível de certificação profissional em BPM de reconhecimento mundial. É emitida pelo OMG (Object Management Group) aos profissionais que tenham sucesso no exame de certificação.

O exame OCEB não está incluído no valor da pós-graduação.

Destinatários

    • Empresários, executivos, quadros médios e superiores com funções de gestão.
    • Profissionais com responsabilidades em programas de mudança empresarial.
    • Gestores de operações, Gestores de projetos, Gestores de tecnologias de informação, Gestores de processo e membros de equipa de melhoria de processos.
    • Responsáveis por sistemas de qualidade, ambiente, segurança, responsabilidade social e outros profissionais interessados em aprofundar conhecimentos em gestão por processos.
    • Recém-licenciados das áreas de gestão que desejem adquirir conhecimentos de BPM para ampliarem as suas possibilidades no mercado de trabalho.

Pré-requisitos

A candidatura a um curso de nível pós-graduado é tipicamente aberta a indivíduos com grau académico de licenciatura ou superior, e/ou profissionais cuja experiência seja considerada adequada para que o aluno tenha sucesso no curso e as turmas resultem homogéneas.

Não é, portanto, requisito obrigatório o candidato ser detentor de um grau académico superior. De igual modo o facto de ser detentor de um grau académico superior não é condição suficiente para aceitação da candidatura.

A seleção será sempre feita mediante análise curricular pela Coordenação Científica do curso, que pode chamar o candidato a uma entrevista presencial. Em qualquer dos casos, a decisão será sempre fundamentada e apresentada por escrito ao candidato.

Metodologia

A Pós-graduação em Business Process Management é composta por 8 unidades curriculares que se organizam dentro de 2 unidades modulares:

As unidades curriculares respondem em conteúdo a três pilares considerados essenciais para o desenho da Pós-graduação em Business Process Management:

    • O ponto de partida assenta na constatação de que as alterações tecnológicas e sociais a que temos vindo a assistir têm impacto nas organizações, obrigando-as a uma mentalidade de pensamento de contínua atualização e adaptabilidade. Este aspeto válido para a realidade das organizações é também válido para a realidade da PG BPM, o que se reflete na atualização de conteúdos entre edições
    • O núcleo do BPM como fator estruturante da PG BPM, nomeadamente modelação, análise, desenho, implementação e monitorização Elementos chave para a estrutura do pensamento em BPM e para a certificação profissional dos alunos que o desejem fazer
    • O system thinking, componente diferenciadora que a PG BPM incorpora e que pretende dotar os alunos da capacidade de reflexão ativa sobre conhecimento tácito entre o negócio, recursos tecnológicos e pessoas da organização, de forma a desenvolver uma perceção holística da organização como sistema à priori da implementação de processos novos.

Investimento

  • Inscrição: 150€
  • Propina total: 3.600€

A estes valores acresce IVA à taxa legal. Oferta especial do valor do I.V.A. a particulares e estudantes.

Condições de pagamento: Contacte-nos para informações sobre pagamento faseado e condições de pronto-pagamento.

Programa

    • Arquitetura Empresarial
    • Modelação de Processos
    • Análise de Processos
    • Desenho de Processos
    • Análise e gestão do conhecimento organizacional
    • Gestão de requisitos e conceção de soluções informáticas
    • Implementação de processos e gestão da mudança
    • Monitorização e controlo de processos

Arquitetura Empresarial (27h)

    • Introdução à arquitetura empresarial e arquitetura de sistemas de informação.
    • Arquitetura empresarial e arquitetura de sistemas de informação
    • Organizações e sistemas de informação, frameworks empresariais de sistemas de informação, framework de Zachman, planeamento de arquitetura empresarial (EAP)
    • Arquitetura de negócio, arquitetura organizacional e arquitetura de processos
    • Arquitetura de dados, taxonomia de dados e entidades informacionais
    • Arquitetura aplicacional, metodologia de arquiteturas aplicacionais e sistemas de informação empresariais
    • Arquitetura tecnológica: Recenseamento e representação
    • Alinhamento entre arquiteturas e heurísticas de alinhamento

Modelação de Processos (18h)

    • Propósito e benefícios da modelação.
    • Definição e âmbito da modelação de processos.
    • Papéis na modelação.
    • Perspetivas de modelação.
    • Técnicas de obtenção de informação para modelar processos.
    • Ferramentas de modelação de processos.
    • Linguagens de modelação de processos.
    • BPMN: Diagrama de Processos de Negócio (BPD), Objetos gráficos e de ligação.

Análise de Processos (24h)

    • Propósito da análise de processos.
    • Preparação para a análise de processos.
    • Entender o negócio.
    • Estabelecer a visão do processo.
    • Alinhamento entre a estratégia empresarial e o âmbito da análise.
    • Dimensões de análise de processos.
    • Regras de negócio.
    • Diferença entre enfoque no output e no resultado.
    • Técnicas de análise de processos: What Where When, Who, Worth.
    • Matriz de competências
    • Análise de redes sociais, tipos de esfera de conhecimento e alinhamento entre as redes sociais.
    • Matrizes de entidades informacionais.
    • Process Mining.

Desenho de Processos (21h)

    • Propósito do desenho de processos.
    • Preparação para o desenho de processos.
    • Identificação de oportunidades de melhoria de processos.
    • Métodos de melhoria de processos.
    • Desenvolvimento de cenários de processos e análise de opções (Should-Be, Could-Be e To-Be).
    • Simulação de processos para a tomada de decisão.
    • Definição de prioridades de implementação de melhorias.
    • Aprovação de oportunidades de melhoria e mandato para implementação.
    • Modificação do modelo de processo As-Is para o modelo To-Be.
    • Fusão de processos estruturados e processos não estruturados.
    • Processos adaptativos.
    • Construção de padrões de processos para reutilização.
    • Implicações da interação social (Social BPM).
    • Implicações de mudança em termos organizacionais, operacionais e tecnológicos.
    • Documentação de processos.

Análise e gestão do conhecimento organizacional (21h)

    • Sistemas organizacionais complexos.
    • Imprevisibilidade dos fenómenos emergentes.
    • Redes vivas e fronteira organizacional.
    • Fenómenos complexos na modelação de redes sociais.
    • Representações gráficas, técnicas matemáticas, técnicas estatísticas, ferramentas e plataformas.
    • Aproximações à análise de redes sociais: análise clássica de redes sociais e principais métricas.
    • Análise de redes em contexto organizacional.
    • Análise de redes de valor e análise dinâmica de redes.
    • Avaliação do Capital Relacional: avaliação organizacional.
    • Métodos de medição do capital intelectual e cálculo do valor de uma rede.
    • KPI’s para monitorização organizacional e impacto na interpretação da rede

Gestão de requisitos e conceção de soluções informáticas (21h)

    • Teoria e desenvolvimento de sistemas de informação e engenharia de software.
    • Processo de engenharia de requisitos levantamento, negociação e prioridades.
    • Documentação e gestão de requisitos.
    • Modelação e processos de desenvolvimento.
    • Modelação conceptual.
    • Abordagens de modelação e conceção de processos de desenvolvimento.
    • Arquiteturas empresariais.
    • Arquiteturas de software.
    • Padrões no desenvolvimento de sistemas.

Implementação de processos e gestão da mudança (18h)

  • O espetro da gestão da mudança: mudança de funções; operações a mudanças transformacionais.
  • Papeis na gestão de mudança.
  • Preparação e planeamento da gestão da mudança.
  • Criação de uma base de poder.
  • Definição da estratégia de mudança.
  • Definição de resultados a alcançar com a gestão da mudança.
  • Alinhamento entre o projeto de mudança, as funções e a avaliação de desempenho.
  • Gestão do risco e gestão da resistência à mudança.
  • Definição e implementação de um plano de comunicação.
  • Orquestração da mudança no terreno.
  • Planos de contingência em caso de falha de implementação do processo
  • Avaliação da gestão da mudança.
  • Auditorias e acompanhamento dos processos pós mudança.

Monitorização e controlo de processos (15h)

    • Alinhamento das organizações com a visão e estratégia definidas.
    • Definição dos objetivos e indicadores estratégicos.
    • Tipos de indicadores de processo.
    • Como combinar metodologias BPM e Balanced Score Card (BSC).
    • A monitorização de processos individuais.
    • Da monitorização ad-doc a monitorização em tempo real.
    • BAM (Business Activity Monitoring) na monitorização de processos.
    • A extração dos indicadores de performance.
    • Construção de cockpits / scorecards de processos.
    • Alinhamento do BPM com o BI (Business Intelligence).
    • O papel da monitorização na otimização e fecho do ciclo virtuoso do BPM.

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