Sessão de Onboarding
Sessão de Apresentação e Ice-break.
Módulo 1 | Cultura de Inovação nas Organizações
Este módulo de caráter mais expositivo, tem como objetivo apresentar os princípios que sustentam uma cultura de inovação nas organizações, em ambientes contemporâneos que se caraterizam como VUCA e BANI, assim como os fundamentos de Design Thinking que permitem fomentar a inovação pelo design.
- O Ambiente Competitivo da Atualidade: VUCA e BANI;
- Cultura de Inovação nas Organizações: O que é e como promovê-la;
- A Inovação pelo Design;
- Fundamentos de Design Thinking: Empatia, Colaboração e Experimentação.
- Exercício: Lightning Decision Jam.
Módulo 2 | Business Model: Como o negócio cria, entrega e captura valor?
Neste módulo, os participantes irão aprender a passar as hipóteses que tem na cabeça para o papel, e desenhar modelos de negócios de forma simples, prática e visual, utilizando o Business Model Canvas, assim como mapear os contextos nos quais os modelos estão envolvidos.
- Lean Startup e Customer Development
- Tipos de inovação
- Criação de Modelos de Negócio
- Ambiente do Modelo de Negócio
Módulo 3 | Value Proposition: Como criar propostas de valor com foco nas pessoas?
Este módulo é baseado na essência de que as boas ideias também falham. Para isto, deve-se colocar o consumidor no centro de tudo. Os participantes aprender a aprofundar o seu olhar para o consumidor, mapear o seu comportamento, aplicar ferramentas de empatia e gerar ideias para problemas reais identificados.
- Design da Proposta de Valor
- Teoria dos Jobs To Be Done
- Empathy Mapping
- Técnicas de entrevista e observação
Módulo 4 | Sustainable business: strategy, management & reporting
Neste módulo, os participantes irão aprender a gerir e incorporar as dimensões ESG (Environmental, Social, Governance) na estratégia da organização. Através de fundamentos teóricos, estudo de casos práticos e aplicação de ferramentas, o objetivo é evidenciar como a gestão da sustentabilidade pode gerar valor não apenas para o modelo de negócio, como para todos os stakeholders.
- Sustentabilidade: o que significa, qual a sua origem e como evoluiu;
- Agenda 2030: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e a Década da Ação;
- Capitalismo de Stakeholders: Como gerar valor para todas as partes interessadas?
- Mapeamento e gestão de impacto da cadeia de valor;
- Reporting de Sustentabilidade: Principais indicadores ESG globais;
- Sustainability Tools: conjunto de ferramentas e referências.
Módulo 5 | Business Model Innovation: Como criar os modelos de negócio do futuro?
Na atualidade, as grandes organizações não competem apenas em produtos e serviços, mas sim em modelos de negócios superiores. Neste módulo, os participantes irão evoluir o pensamento dos módulos anteriores, baseando-se na análise de padrões de modelos de negócios e das grandes mudanças estratégicas que aconteceram nos últimos anos.
- Padrões de Modelos de Negócios;
- Business Model Shifts (Padrões de Mudança);
- Inovação em Modelos de Negócios: Como fazer?
- Blue Ocean Strategy.
Módulo 6 | Design Toolkit: Ferramentas de Design Thinking para Resolução de Problemas Complexo
Ao longo este módulo, os participantes irão aumentar o seu toolkit de ferramentas associadas ao Design Thinking, como jornadas do consumidor, ferramentas de empatia, mapa de stakeholders, mapas de experiência e processos.
- Criação de Personas
- Customer Journey Mapping
- Stakeholders / Ecosystem Mapping
- Experience Design
- Process Design
Módulo 7 | Innovation Ways: Quais são e como utilizar as diferentes abordagens de inovação?
Criar novos modelos de negócio internamente não são a única forma de inovar dentro de grandes corporações. Neste módulo, o aluno irá aprender os diferentes caminhos para criar uma verdadeira máquina de inovação, capaz de transformar sua empresa numa “organização ambidestra”: excelente na execução e também na construção do futuro.
- Open Innovation
- Aceleradoras corporativas
- Corporate Venture Capital
- Exploration x Exploitatio
- Business Model Portfolio
- Organização Ambidestra
Módulo 8 | Prototyping: Como testar propostas de valor inovadoras?
Neste módulo, os participantes irão aprender a testar modelos de negócios na prática, desde o mapeamento de hipóteses à construção de um protótipo para ser testado.
- Construção de Hipóteses
- Teste de Hipóteses
- MVP (Minimum Viable Product)
- Experiment Library
Módulo 9 | Pitching: Como vender uma ideia inovadora?
Neste módulo, os participantes irão aprender a montar uma apresentação do seu negócio para investidores, baseado nas melhores práticas do mundo das startups e venture capital, assim como as boas práticas para a entrega de um pitch com impacto.
- Dicas de apresentação
- Análise de referências
- Criação de pitch deck
- Boas práticas de Pitching
InnovationLab | Company Challenge