Com a crescente procura pelas mais variadas aplicações mobile, o mercado não pára de lançar aplicações móveis para realizar quase todas e quaisquer funções. Sendo o Objective-C a linguagem de programação utilizada no desenvolvimento de aplicações para iPhone e iPad, conhecimentos sólidos de programação em ANSI-C são essenciais para qualquer aprendizagem neste campo.
Destinatários
Destina-se a todos os interessados – principalmente programadores – em adquirir conhecimentos e competências de programação em C e, posteriormente, desenvolver competências de Programação em Objective-C.
Pré-requisitos
O curso de ANSI-C não apresenta pré-requisitos.
Objetivos
Dotar os formandos de conhecimentos e competências necessários para programar em ANSI-C.
Metodologia
Presencial ou live training.
Programa
- Fundamentos
- Compilador C
- Pré-processador C
- Definir e invocar Funções
- Classes de armazenamento
- Expressões
- Estruturas de controle
- Pointers, Arrays e Strings
- Estruturas de dados
- Alocação de memória dinâmica
- Compreender endereços e a aritmética dos Pointer
- Trabalhar com streaming e ficheiros input/output
- Fundamentos
- Variáveis e tipos de informação
- Expressões e operações
- Estados, funções, input e output, looping
- Compilador C
- Fases da compilação
- Processamento através de ligação e carregamento
- Criar ficheiros intermédios com compilação personalizada
- Pré-processador C
- Aprender a usar usar o pré-processador para importar ficheiros, definir macros e constantes
- Gerir compilação condicional
- Definir e invocar Funções
- Modular código usando funções reutilizáveis
- Classes de armazenamento
- Variáveis dentro e fora do espetro
- Armazenamento para variáveis automáticas
- Expressões
- Regras de precedência
- Ordens de avaliação
- Expressões de listagens
- Operador trigraph
- Estruturas de controle
- While, do… while e for
- Estruturas
- Aninhamentos multi-nível
- Pointers, Arrays e Strings
- Aprender a trabalhar com Pointers
- Relações entre Pointers
- Funções de bibliotecas strcpy, strcat e sscanf
- Estruturas de dados
- Usar declarações de estutura para criar tipos de informação personalizada em C.
- Alocação de memória dinâmica
- Controlar a memória do programa usando dinamicamente as expressões malloc, realloc e free.
- Compreender endereços e a aritmética dos Pointer
- Arrays multi-dimensionais, estruturas de pointers, arrays de pointers
- Trabalhar com streaming e ficheiros input/output
- Inputs e outputs standards
- Ficheiros de sistema
- Ler e escrever texto e informação binária