• Presencial

Adobe Flex


O Flex é uma estrutura de código aberto altamente produtiva e gratuita para a criação e manutenção de aplicações Web expressivas, implementadas de maneira consistente nos principais navegadores, desktops e sistemas operativos. Procura-se neste curso fazer uma introdução à sintaxe do ActionScript 3.0 ensinada no contexto do Adobe FLEX 3.

Destinatários

Programadores que queiram desenvolver as suas competências em Adobe FLEX.

Pré-requisitos

Para frequência no Curso de Flex é necessário que, os formandos, possuam conhecimentos de ActionScript 3.0.

Objetivos

O curso em Adobe Flex pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários para utilizar o Flex Builder no desenvolvimento de aplicações. Os formandos ficarão a conhecer o MXML e AS3 e a integração entre ambos, carregar dados externos de xml e webservices gerir eventos e interatividade numa aplicação. Terão ainda oportunidade de criar eventos personalizados, otimizar visualmente a aplicação com estilos e skins e desenvolver, a título de exemplo, uma aplicação de e-commerce.

Metodologia

Presencial ou live training.

Programa

 

    • Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0

 

    • Utilizar estruturas de controlo do ActionScript

 

    • OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript

 

    • Introdução ao Adobe Flex

 

    • Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho

 

    • Introdução ao Flex

 

    • Gerir Eventos

 

    • Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout

 

    • Usar View States para design de aplicações

 

    • Criar navegações na Aplicação

 

    • Personalizar a aplicação

 

    • Usar modelos de dados MXML e ActionScript

 

    • Troca de dados entre componentes

 

    • Criar Formulários

 

    • Acesso a dados XML com HTTPService

 

    • Mostrar dados usando DataGrid

 

 

 

    • Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
        • Compreender a sintaxe básica

       

        • Declarar variáveis e o seu tipo de dados

       

        • Usar operadores da linguagem

       

        • Trabalhar com dados compostos

       

        • Usar a classe ArrayCollection

       

       

 

    • Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
        • Manipular dados String

       

        • Usar a classe Alert

       

        • Usar expressões condicionais e switch / case

       

        • Usar a classe Date

       

        • Trabalhar com interações (looping)

       

        • Separar e incluir ActionScript e ficheiros MXML

       

       

 

    • OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
        • Introdução à terminologia OOP

       

        • Escrever uma definição de Classe

       

        • Declarar propriedades de uma Classe

       

        • Declarar métodos de uma Classe

       

        • Reutilizar código e usar Interfaces

       

        • Usar Classes e métodos estáticos

       

       

 

    • Introdução ao Adobe Flex
        • Conceito de RIAs

       

        • Flex Builder e Flex SDK

       

        • Base de Desenvolvimento de RIAs

       

        • Compreender a estrutura de uma aplicação em FLEX

       

       

 

    • Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
        • Flex Builder e Flex Plug-In para Eclipse

       

        • Explorar o interface do Flex Builder

       

        • Criar um projeto: Criar a primeira aplicação

       

        • Usar o Debugging

       

       

 

    • Introdução ao Flex
        • Criar uma aplicação simples de Flex

       

        • Inserção de elementos gráficos em Flex.

       

        • Utilização de Container´s no layout de uma aplicação Flex

       

        • O Container Panel e o Control Bar

       

        • Adicionar controlos de interface para o utilizador

       

        • Criar ligações entre componentes (Data Binding)

       

        • Estruturar uma aplicação com componentes MXML

       

        • Criar propriedades e métodos em componentes MXML

       

       

 

    • Gerir Eventos
        • Criar eventos usando ActionScript inline

       

        • Gerir eventos com funções em ActionScript

       

        • Colocação de funções de ActionScript em ficheiros externos

       

        • Conceito de Event Object

       

        • Implementação do método addEventListener

       

        • Adicionar controlos simples a uma aplicação

       

       

 

    • Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
        • Utilizar Posicionamento Absoluto

       

        • Posicionar componentes dentro do Canvas

       

        • Construir um Constrained-Based Layout com o Design View

       

        • Construir um Constrained-Based Layout em MXML

       

       

 

    • Usar View States para design de aplicações
        • Compreender e controlar View States

       

        • Compreender código MXML gerado

       

        • Criação de View Statescom componentes personalizadas

       

       

 

    • Criar navegações na Aplicação
        • Compreender os Containers de navegação

       

        • Usar os containers:

       

        • LinkBar TabBar ViewStack TabNavigator Accordion

       

        • Usar o container ApplicationControlBar

       

       

 

    • Personalizar a aplicação
        • Usar estilos de temas

       

        • Aplicar Behaviors a componentes

       

        • Aplicar transições a View States

       

       

 

    • Usar modelos de dados MXML e ActionScript
        • Usar o padrão de Design MVC

       

        • Criar um modelo de dados MXML

       

        • Usar classes de ActionScript como modelo de dados

       

        • Definir um objecto como instância de ActionScript

       

       

 

    • Troca de dados entre componentes
        • Limitações do Data Binding

       

        • Criar eventos personalizados

       

        • Enviar dados com eventos personalizados

       

       

 

    • Criar Formulários
        • Usar o Container Form

       

        • Partilhar dados de um a Formulário

       

        • Validators para validação de um formulário

       

       

 

    • Acesso a dados XML com HTTPService
        • Efectuar http Request com a classe HTTPService

       

        • Gerir resultados e erros

       

        • Efectuar pedidos HTTP a diferentes domínios

       

       

 

    • Mostrar dados usando DataGrid
        • Usar o controlo DataGrid

       

        • Especificar e formatar colunas DataGrid

       

        • Utilização de Item Renderers e Item Editors

       

        • Tile List e Horizontal List

       

        • Utilização de eventos em componentes baseados na List

       

       

 

Adobe Flex

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).
Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade

Para a subscrição da newsletter deverá desativar o bloqueio de pop-ups do seu browser.