• Presencial
  • Training

Adobe Flex


O Flex é uma estrutura de código aberto altamente produtiva e gratuita para a criação e manutenção de aplicações Web expressivas, implementadas de maneira consistente nos principais navegadores, desktops e sistemas operativos. Procura-se neste curso fazer uma introdução à sintaxe do ActionScript 3.0 ensinada no contexto do Adobe FLEX 3.

Destinatários

Programadores que queiram desenvolver as suas competências em Adobe FLEX.

Pré-requisitos

Para frequência no Curso de Flex é necessário que, os formandos, possuam conhecimentos de ActionScript 3.0.

Objetivos

O curso em Adobe Flex pretende dotar os formandos dos conhecimentos necessários para utilizar o Flex Builder no desenvolvimento de aplicações. Os formandos ficarão a conhecer o MXML e AS3 e a integração entre ambos, carregar dados externos de xml e webservices gerir eventos e interatividade numa aplicação. Terão ainda oportunidade de criar eventos personalizados, otimizar visualmente a aplicação com estilos e skins e desenvolver, a título de exemplo, uma aplicação de e-commerce.

Metodologia

Presencial ou live training.

Programa

    • Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
    • Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
    • OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
    • Introdução ao Adobe Flex
    • Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
    • Introdução ao Flex
    • Gerir Eventos
    • Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
    • Usar View States para design de aplicações
    • Criar navegações na Aplicação
    • Personalizar a aplicação
    • Usar modelos de dados MXML e ActionScript
    • Troca de dados entre componentes
    • Criar Formulários
    • Acesso a dados XML com HTTPService
    • Mostrar dados usando DataGrid
    • Introdução à sintaxe do ActionScript 3.0
        • Compreender a sintaxe básica
        • Declarar variáveis e o seu tipo de dados
        • Usar operadores da linguagem
        • Trabalhar com dados compostos
        • Usar a classe ArrayCollection
    • Utilizar estruturas de controlo do ActionScript
        • Manipular dados String
        • Usar a classe Alert
        • Usar expressões condicionais e switch / case
        • Usar a classe Date
        • Trabalhar com interações (looping)
        • Separar e incluir ActionScript e ficheiros MXML
    • OOP (Programação Orientada a Objetos) em ActionScript
        • Introdução à terminologia OOP
        • Escrever uma definição de Classe
        • Declarar propriedades de uma Classe
        • Declarar métodos de uma Classe
        • Reutilizar código e usar Interfaces
        • Usar Classes e métodos estáticos
    • Introdução ao Adobe Flex
        • Conceito de RIAs
        • Flex Builder e Flex SDK
        • Base de Desenvolvimento de RIAs
        • Compreender a estrutura de uma aplicação em FLEX
    • Flex Builder, compreender o ambiente de trabalho
        • Flex Builder e Flex Plug-In para Eclipse
        • Explorar o interface do Flex Builder
        • Criar um projeto: Criar a primeira aplicação
        • Usar o Debugging
    • Introdução ao Flex
        • Criar uma aplicação simples de Flex
        • Inserção de elementos gráficos em Flex.
        • Utilização de Container´s no layout de uma aplicação Flex
        • O Container Panel e o Control Bar
        • Adicionar controlos de interface para o utilizador
        • Criar ligações entre componentes (Data Binding)
        • Estruturar uma aplicação com componentes MXML
        • Criar propriedades e métodos em componentes MXML
    • Gerir Eventos
        • Criar eventos usando ActionScript inline
        • Gerir eventos com funções em ActionScript
        • Colocação de funções de ActionScript em ficheiros externos
        • Conceito de Event Object
        • Implementação do método addEventListener
        • Adicionar controlos simples a uma aplicação
    • Esquematizar uma aplicação com Constrained-Based Layout
        • Utilizar Posicionamento Absoluto
        • Posicionar componentes dentro do Canvas
        • Construir um Constrained-Based Layout com o Design View
        • Construir um Constrained-Based Layout em MXML
    • Usar View States para design de aplicações
        • Compreender e controlar View States
        • Compreender código MXML gerado
        • Criação de View Statescom componentes personalizadas
    • Criar navegações na Aplicação
        • Compreender os Containers de navegação
        • Usar os containers:
        • LinkBar TabBar ViewStack TabNavigator Accordion
        • Usar o container ApplicationControlBar
    • Personalizar a aplicação
        • Usar estilos de temas
        • Aplicar Behaviors a componentes
        • Aplicar transições a View States
    • Usar modelos de dados MXML e ActionScript
        • Usar o padrão de Design MVC
        • Criar um modelo de dados MXML
        • Usar classes de ActionScript como modelo de dados
        • Definir um objecto como instância de ActionScript
    • Troca de dados entre componentes
        • Limitações do Data Binding
        • Criar eventos personalizados
        • Enviar dados com eventos personalizados
    • Criar Formulários
        • Usar o Container Form
        • Partilhar dados de um a Formulário
        • Validators para validação de um formulário
    • Acesso a dados XML com HTTPService
        • Efectuar http Request com a classe HTTPService
        • Gerir resultados e erros
        • Efectuar pedidos HTTP a diferentes domínios
    • Mostrar dados usando DataGrid
        • Usar o controlo DataGrid
        • Especificar e formatar colunas DataGrid
        • Utilização de Item Renderers e Item Editors
        • Tile List e Horizontal List
        • Utilização de eventos em componentes baseados na List

Adobe Flex

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade