• Presencial
  • Training

Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design


Com o crescimento da indústria digital, a procura por profissionais de UX/UI tem aumentado exponencialmente, tanto em território nacional como internacional.

É crescente a procura de pessoas (designers) que sejam curiosas pelo mundo que as rodeia, que sejam destemidas e capazes de desafiar convenções, para assim ajudarem na criação e construção de produtos e serviços digitais que tornem o dia-a-dia de todos nós bem mais simples, e nos ajudem a satisfazer as nossas necessidades mais específicas.

Ao optares por uma carreira de UX/UI Designer terás espaço e liberdade para pensar profundamente e de forma holística sobre as linguagens visuais, irás prestar maior atenção ao pormenor, às hierarquias visuais, à tipografia, ao espaço, à cor, e ao equilíbrio, e serás responsável por realizar e manter a qualidade do design ao longo de todas as fases de um projeto digital.

Serás também o recurso que estabelecerá as guidelines e ajustará cada pixel para garantir que o resultado final é o ideal, conjugando a forma e a função no produto final que produzirás.

Na Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design vais aprender a aplicar os fundamentos base das teorias de design, centrados no utilizador e nos princípios de interação, e o modo como poderás inseri-los no contexto do digital e nos processos de produção standard da indústria digital.

Condições Financeiras

  • Taxa de inscrição: 295€, dedutível no valor total.
  • Possibilidade de pagamento faseado para particulares, até 9 prestações, sem juros.
  • Estudantes não residentes no território nacional, terão de efetuar um pagamento de 50% do valor total da propina no momento da inscrição.
  • Os valores apresentados não incluem IVA. Isenção do valor do IVA a particulares.
  • Para informações completas sobre os requisitos, descontos e condições financeiras disponíveis, contacte-nos através do formacao@rumos.pt ou do botão Saber Mais.

Porquê apostar numa carreira em UX/UI?

  • Empregabilidade
    Com a crescente integração do digital no mercado empresarial, são cada vez mais as empresas que procuram profissionais qualificados, capazes de desenvolver produtos/serviços digitais que concretizem os objetivos traçados para o negócio.
  • Liberdade
    Uma vez que se trata de uma área profissional com uma forte componente criativa, enquanto profissional terás uma grande liberdade na gestão dos teus horários, e informalidade no teu dia-a-dia profissional. E, considerando os largos investimentos de empresas internacionais nesta área, é muito comum a criação de equipas de UX/UI que reúnam profissionais dos vários países integrantes do projeto, e como consequência disto existe uma maior probabilidade de o trabalho ser remoto, e de ocorrerem viagens a título profissional.
  • Reconhecimento
    Dada a elevada procura, e pouca quantidade de profissionais qualificados disponíveis no mercado, de modo a capitalizar os especialistas com know-how e experiência, o nível salarial praticado pelas entidades empregadoras encontra-se acima da média.

 

Por onde deves começar?

Com a Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design vais:

  • Apreender todos os conceitos-base desta área, com profissionais de grande experiência e reconhecimento no mercado de trabalho;
  • Conhecer as boas práticas no mercado de UX/UI design;
  • Dominar as disciplinas mais relevantes ligadas ao desenvolvimento de produtos digitais, através de uma metodologia baseada em projetos (project-based learning) com uma forte componente prática e teórica;
  • Construir o teu portfólio profissional através dos projetos desenvolvidos ao longo do curso, para que possas demonstrar a tua criatividade, empatia e capacidade de execução às entidades empregadoras.
  • Ter o apoio da FLAG na procura ativa de uma oportunidade profissional através do nosso Career & Employability Hub. Esta equipa especializada gere uma rede com mais de uma centena de parceiros com necessidades de atração de novos talentos e visa a integração dos nossos alunos com avaliação igual ou superior a 16 valores no mercado de trabalho.

Que profissões me esperam?

Ao complementares com sucesso este curso estarás apto a ingressar no mercado de trabalho nas áreas de:

  • UX Research, enquanto responsável pela pesquisa do design de produto, onde terás como função principal entender os comportamentos, necessidades, motivações e problemas do utilizador.
  • Arquitetura de Informação, enquanto designer responsável pela estruturação de websites e aplicações, de forma a garantires uma experiência positiva para o utilizador.
  • Visual Design, enquanto especialista que transforma protótipos em designs visuais, colocando em prática os teus conhecimentos sobre elementos gráficos, marcas e estilos.
  • UX/UI Development, função na qual irás combinar os conhecimentos de UX/UI Designer com as principais habilidades de desenvolvimento de front-end, como JavaScript, HTML e CSS.

 

Formação em parceria com

Cursos relacionados

Destinatários

Este curso é indicado para ti se:

  • Pretendes iniciar uma carreira na área de UX/UI, e procuras complementar o currículo com formação prática que te ajude a integrar rapidamente no mercado de trabalho;
  • És profissional na área de comunicação – designer – ou programação web e procuras enriquecer o teu portfólio, alargar os teus horizontes e melhorar as tuas competências com valências na área de UX/UI design (design de interação, usabilidade e user experience, e otimizar a tua performance na produção de interfaces para plataformas web e mobile);
  • Desempenhas uma função como UX/UI designer e precisas de fazer uma atualização ou upgrade às tuas competências;
  • És um empreendedor e pretendes dar forma aos teus projetos;
  • Procuras oportunidades de networking com profissionais ativos no mercado de Digital Product e UX/UI Design.

Pré-requisitos

Para frequentares a Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design deverás ter conhecimentos de informática na ótica do utilizador, e preferencialmente conhecimentos gerais em ferramentas gráficas.

Será uma mais-valia que tenhas gosto pela criatividade e pela área de web, nomeadamente plataformas digitais.

Considerando o elevado grau de exigência das Academias FLAGProfessional é fundamental que sejas organizado, focado e disciplinado, para que consigas garantir o correto acompanhamento das matérias lecionadas, bem como dos projetos a realizar.

Programa

  • Sessão de onboarding (3h)
  • Fundamentos de UX/UI Design (9h)
  • Visual Design (9h)
  • Fundamentos de Design Thinking (9h)
  • User Research (12h)
  • Arquitetura de Informação (12h)
  • Wireframing (9h)
  • UX Writing (12h)
  • Design de Interação (6h)
  • Motion for Interaction (6h)
  • Prototipagem com Figma (24h)
  • User Testing (9h)
  • UX Strategy (6h)
  • Masterclass (3h)
  • UX Portfolio (6h)
  • Projeto: UX/UI (18h)
  • Fundamentos de Digital Product Design (6h)
  • Agile UX (12h)
  • Design Ops (6h)
  • Product Discovery (18h)
  • Design Sprints (15h)
  • Product Design (12h)
  • Design Systems (9h)
  • Masterclass (3h)
  • Projeto: Digital Product (21h)

Sessão de Onboarding

Fundamentos de UX/UI Design

  • Definição de user experience e user interface
  • Elementos da user experience
  • Princípios básicos de user experience
  • Factores de sucesso de uma experiência digital
  • Objetivos do utilizador objetivo de negócio
  • Definição de usabilidade
  • Avaliação heurística
  • Acessibilidade

Visual Design

  • Procura e identificação de referências visuais
  • Moodboards
  • Brainstorming
  • Princípios do visual design
  • Elementos fundamentais do visual design (cor, tipografia, estilos de texto, iconografia, ilustração, fotografia, etc.)
  • Grelhas
  • Design system
  • Tendências do design digital

Fundamentos de Design Thinking

  • Introdução ao Design Thinking: o que é, para que serve e como funciona?
  • Aplicações do Design Thinking ao Design de Comunicação.
  • Técnicas de Pesquisa Empática, Ideação, Prototipagem e

User Research

  • Definição de user research
  • Entrevistas
  • Questionários
  • Personas
  • User stories
  • Customer experience map
  • Estudos etnográficos/observação

Arquitetura de Informação

  • Definição de arquitetura de informação
  • Definição de taxonomia
  • Estratégia de conteúdos
  • Card Sorting (analógico e digital)
  • Site map
  • Definição de user flows
  • Tree testing
  • Ferramentas digitais (Optimal Workshop)

Wireframing

  • Fundamentos wireframing
  • Wireframing, como o Miro, FigJam, Balsamiq, etc…
  • Site maps, User flows e Wire flows

UX Writing

  • O que é UX writing
    • A importância do conteúdo
    • Diferentes tipos de conteúdo
    • Escrita e design
  • Princípios fundamentais
    • Foco no utilizador
    • Utilidade, clareza, concisão e conversação
    • Acessibilidade e inclusão
  • O tom e a voz
    • Diferença entre tom e voz
    • Definir um tom de voz
    • Style guides
  • Componentes de UI
    • Títulos e descrições
    • Mensagens: alerta, erro e confirmação
    • Botões: CTA e outros comandos
    • Text input fields, transições, empty states, tooltips e 404
  • Metodologia
    • Responsabilidades de um UX writer
    • Ferramentas
    • Localização
    • Medir o impacto
    • Pesquisa e testagem

Design de Interação

  • Definição de design interativo
  • Princípios de interacção
  • Princípios de animação para digital product design
  • Definição de responsive design
  • Taxonomia dos gestos
  • Desenho de processos interactivos simples (login, registos, preenchimento de formulários, etc.)
  • Ferramentas digitais de prototipagem interativa

Motion for Interaction

  • Princípios de animação tradicional vs digital e de interação
  • Ferramentas
  • Micro-interações, animações de transição
  • Desenvolvimento de protótipo
  • Integrações

Prototipagem com Figma

  • Fundamentos Figma;
  • Ferramentas de desenho digital;
  • Básicos de Figma: ferramentas de design, interface e atalhos;
  • Componentes, Bibliotecas e Design Systems;
  • Community: Creative Commons, Templates & Plugins;
  • Ferramentas de Prototipagem
  • Handoff para código e documentação
  • FigJam: uma whiteboard para colaboração

User Testing

  • Definição de user testing
  • User testing Basics
  • Tipos de testes com utilizadores (qualitativos e quantitativos)
  • Testes de usabilidade (planeamento, realização e análise);
  • A/B testing
  • Métricas e análise de conversão
  • Ferramentas (Google Analytics, Hotjar, )

UX Strategy

  • Introdução a UX Strategy
  • Validação proposta de valor
  • Conhecer a concorrência/mercado
  • Value Innovation
  • Criação de protótipos para experimentação
  • Desenhar para conversão
  • Construir uma estratégia de UX
  • Next steps

Masterclass UX Portfólio

  • Estratégia de UX Portfólio
  • Estrutura de UX Portfólio
  • Estrutura de Case Studies
  • Design Artifacts – Seleção e apresentação
  • UX Portfolio entrevistas

Projeto: UX/UI

Fundamentos de Digital Product Design

  • O que é digital Product Design
  • O que faz um product designer?
  • Processos de desenvolvimento de produto
  • Etapas da criação de um produto
  • Processos de Design
  • Design enquanto metodologia para resolver problemas

Agile UX

  • Projetos vs Operações
  • O que é um projeto?
  • Lean
  • Manifesto Agile
  • Minimum Viable Product
  • Waterfall vs Agile
  • Kanban
  • Scrum

Design Ops

  • Introdução ao Design Ops
  • Design Ops como estrutura de apoio à Prática do Design
  • Proposta de Valor do Design
  • Como o Design acrescenta valor a uma organização
  • Modelos de equipa e papéis
  • Breakdowns
  • Introdução ao Canvas DesignOps
  • Utilizar o Canvas DesignOps para avaliar operações

Product Discovery

  • Research dados, análise de negócio, trabalho de campo, user Scenarios
  • Criar serviços e experiências que as pessoas gostam de usar
  • Levantar requisitos com empatia e foco no utilizador
  • Planear o desenvolvimento de produtos centrados no utilizador
  • Evoluir o produto utilizando métricas
  • Trabalhar UX com ferramentas de estratégia, geração de ideias, planeamento de produto, pesquisa e validação.

Design Sprints

  • A Sprint – Planeamento
  • A preparação
  • Constituição de equipas
  • Logística – Espaço, agendas e material
  • As 6 fases da Sprint
  • Quem são os utilizadores? Quais as necessidades de negócio?
  • Quais os constrangimentos técnicos?
  • Estratégia e Foco
  • Explorar o maior número de ideias
  • Selecção das melhores ideias
  • Técnicas de votação e decisão
  • Demos
  • Protótipos físicos
  • Testes com utilizadores
  • Validação com stakeholders e viabilidade técnica Case Studies
  • Case studies

Product Design

  • Design enquanto metodologia para resolver problemas
  • O papel do digital Product Designer na Equipa de Desenvolvimento
  • Processo de design (etapas)
  • Conceito de MVP (Minimum Viable Product)
  • Fundamentos do design visual
  • Design de interação
  • Sketching User Experiences
  • Padrões e princípios de design
  • Design de interfaces: Mockup In, Prototyping
  • Análise qualitativa e quantitativa
  • Testes com utilizadores
  • Avaliação heurística
  • Análise de métricas
  • Implementação do feedback

Design Systems

  • Design system ou pattern library?
  • Terminologia
  • Desenho UX
  • Código Front-end
  • Benefícios
  • Visão partilhada com designers e restantes stakholders
  • Consistência, Organização
  • O momento certo para iniciar um Design System?
  • Adaptações para equipas de diferentes tamanhos e composições
  • Estratégia e Ferramentas
  • Alavancar bibliotecas disponíveis na web
  • Construir uma biblioteca a partir do zero
  • Atomic Design
  • Ferramentas de optimização
  • Implantação de uma biblioteca de componentes
  • Feedback interno e externo
  • Manutenção de uma biblioteca de componentes
  • Quando actualizar um padrão
  • Regras para actualizações
  • Padrões de testes de usabilidade
  • Modelo organizacional para a equipa

Masterclass

Projeto: Digital Product

Academia FLAGProfessional Digital Product UX/UI Design

Área

Dados

Como chegou até nós

Os seus dados pessoais são recolhidos em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD).

Consente que os seus dados sejam utilizados, nos termos da nossa Politica de Privacidade, para o contacto/envio de:

Ações de informação, de marketing de produtos e serviços, como campanhas e eventos?

Para mais informações, consulte a Política de Privacidade do Grupo Rumos.
pode retirar o seu consentimento a qualquer momento através do botão Cancelar subscrição ou Unsubscribe que estão presentes em cada comunicação enviada, bem como exercer os direitos descritos na politica de privacidade