Skip to main content

Rumos Consulting melhora a automação dos processos de negócio da EDP

Realizou-se a reorganização e reengenharia de processos, sistematização e prototipagem de soluções

27 June, 2023

A Rumos Consulting, empresa de referência no mercado nacional na prestação de serviços em tecnologia e sistemas de informação, foi a organização selecionada pela EDP para participar num processo de implementação de melhorias ao nível da automatização do fluxo de dados e controlo de processos decisivos para o negócio.

Em parceria com a equipa de Operations Management da Digital Global Unit da EDP, a Rumos Consulting promoveu um trabalho de reorganização e reengenharia de processos, sistematização e prototipagem de soluções. Foram criadas cadeias de trabalho mais simples, evidenciando a especificidade do negócio e com a flexibilidade necessária para as constantes exigências de adaptação da organização ao mercado.

A atualização da solução Control-M da BMC, bem como a reformulação dos processos potenciou a simplificação, transparência e autonomia às equipas aplicacionais e de negócio para agendar, gerir e monitorizar os workloads das diferentes áreas da organização. Até então, a utilização das funcionalidades desta solução, que conduzia os workloads e workflows críticos da EDP, eram caracterizados por scripting excessivo, por uma reduzida visibilidade dos stakeholders da definição dos seus processos e do estado em que se encontravam, e também por uma dificuldade em acompanhar a dinâmica e a exigência dos requisitos do negócio das diferentes áreas da empresa. Por exemplo, as incidências, reconhecidas, por vezes, em fases demasiado avançadas do processamento, eram frequentemente resolvidas através de operações repetitivas e maioritariamente realizadas de forma manual, o que comprometia os tempos de resposta, não apenas às anomalias, como também às restantes solicitações.

 

Com estas melhorias, os serviços de self-service passaram a permitir a autonomia de equipas de negócios na utilização da ferramenta, dispensando interações desnecessárias com a equipa técnica operacional. A antecipação na identificação de erros no processo, a articulação com as restantes soluções da organização, bem como a correção de erros previamente identificados, através da aplicação de soluções pré-preparadas, permitiram ganhos significativos ao nível de eficiência. A monitorização e a alarmística antecipada trouxeram ao negócio a capacidade de previsão, análise e ação para evitar impactos no negócio, ainda antes de acontecerem e poderem afetar os utilizadores, bem como o cumprimento dos Service Level Agreements. Uma visão end-to-end para todos os intervenientes nos processos, um acesso simples à monitorização e controlo, disponibilizou uma perceção única e integrada do negócio.

Automatize os processos de negócio da sua empresa

Estamos aqui para ajudar

Automatize os processos de negócio da sua empresa