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O bem-estar dos colaboradores como pilar do sucesso organizacional

Nos dias de hoje, conceitos como Felicidade no Trabalho ou Corporate Wellbeing são cada vez mais discutidos no panorama organizacional.

08 November, 2023

Por esse motivo começa a ser comum nas organizações existirem profissionais de recursos humanos com a função de Happiness Manager e com certificações nessa área. Um relatório da CIPD indica que 70% dos profissionais de RH inquiridos indicaram que o wellbeing dos colaboradores é uma preocupação da liderança sénior das suas organizações.

Mas a que se deve esta crescente preocupação das organizações com o bem-estar dos seus colaboradores?

Investir no bem-estar dos colaboradores é um investimento na produtividade, na retenção (e atração) de talento e na redução do absentismo. Para além de que o wellbeing dos colaboradores tem ainda um impacto positivo ao nível do employer branding dado que um colaborador mais feliz e comprometido com a cultura da empresa, será com toda a certeza um dos seus melhores embaixadores

É importante que uma organização invista no apoio à Saúde mental dos seus colaboradores, ofereça opções de flexibilidade e estimule o tão falado Work-life balance, estimule o desenvolvimento de competências e dê abertura para a partilha de opiniões. Um colaborador que se sinta feliz na organização onde trabalha, que se sinta na sua segunda (muitas vezes, quase primeira) casa, é um profissional mais comprometido com os valores e cultura da empresa.

Compreender que se estivermos felizes e motivados, conseguimos exercer as nossas funções entregando o nosso melhor desempenho e assim reforçar o vínculo com a organização e com a sociedade é determinante para o sucesso na gestão de negócio.

Uma estratégia de sucesso passa por investir numa cultura organizacional em que o bom ambiente de trabalho estimule sinergias entre colaboradores e equipas de forma a atingir melhores resultados e maior destaque no mercado.

Quando os colaboradores se sentem integrados e protegidos na organização, isso leva a que se sintam mais valorizados e motivados a cumprir objetivos e aceitar novos desafios, "vestindo a camisola" da organização, e a sua entrega tem impacto nos resultados.

As organizações são feitas de pessoas para pessoas e no todo, todos contribuem para o sucesso, desde que para isso se sintam bem e comprometidos com o mesmo propósito.

“O principal ativo de uma organização são os colaboradores que nela acreditam.”

 

Artigo publicado no e-book Desafios e Oportunidades dos Recursos Humanos da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa, a 8 de novembro de 2023